Hayabusa 2 observa primeiros detalhes de Ryugu

O asteroide Ryugu visto pela câmara de navegação ótica da sonda Hayabusa 2, a 13 de junho de 2018, a uma distância de 920 km.
Crédito: JAXA, Universidade de Quioto, JSGA, Universidade Nacional de Seoul, Universidade de Tóquio, Universidade de Kochi, Universidade de Rikkyo, Universidade de Nagoya, Instituto de Tecnologia de Chiba, Universidade de Meiji, Universidade de Aizu/AIST.

A Hayabusa 2 encontra-se oficialmente na fase final de aproximação a 162173 Ryugu. No passado dia 03 de junho, a sonda japonesa desligou os seus propulsores de iões e começou a utilizar a sua câmara de navegação ótica para estimar com exatidão a melhor trajetória em direção ao pequeno asteroide.

As primeiras imagens mostravam apenas um ponto brilhante contra um fundo estrelado localizado na direção da constelação de Gémeos. No entanto, na passada quarta-feira Ryugu começou a ganhar, pela primeira vez, uma forma mais definida.

Como seria de esperar, o pequeno asteroide apresenta uma silhueta mais angular, o que sugere uma forma irregular típica dos pequenos objetos rochosos que vagueiam nas proximidades da órbita da Terra.

A Hayabusa 2 encontra-se agora a uma distância inferior a 650 km de Ryugu. A equipa da missão espera alcançar uma altitude de apenas 20 km no próximo dia 27 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights