Ryugu em rotação!

O asteroide Ryugu numa sequência de 52 imagens obtidas pela câmara de navegação ótica (ONC-T) da sonda Hayabusa 2, a 14 de junho de 2018.
Crédito: JAXA, Universidade de Quioto, JSGA, Universidade Nacional de Seoul, Universidade de Tóquio, Universidade de Kochi, Universidade de Rikkyo, Universidade de Nagoya, Instituto de Tecnologia de Chiba, Universidade de Meiji, Universidade de Aizu/AIST.

A equipa da missão Hayabusa 2 divulgou hoje uma belíssima animação mostrando uma rotação completa de 162173 Ryugu. As imagens foram obtidas anteontem a distância de cerca de 700 km da superfície do asteroide, e confirmam que Ryugu tem uma rotação retrógrada com um período aproximado de 7 horas e 38 minutos. Esta informação é fundamental para o planeamento da fase de mapeamento do asteroide a uma altitude de cerca de 5 km, que irá arrancar no início do próximo mês de julho.

2 comentários

  1. Dr Carlos essi asteroide vai colidir com a terra e

    1. Olá Jobson,

      Não. Ryugu é um asteroide do grupo Apollo, o que quer dizer que a sua órbita se encontra muito próxima da órbita da Terra. No entanto, as suas propriedades orbitais são bem conhecidas, pelo que os cientistas sabem com grande certeza que Ryugu não constitui uma ameaça para a Terra, pelo menos durante os próximos séculos. Em fevereiro de 2008, o asteroide passou em segurança a 24 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta, e deverá aproximar-se novamente em dezembro de 2020, desta vez a uma distância de 9 milhões de quilómetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights