Evidências de colónias de micróbios no solo terrestre antes do que se pensava

Crédito: Martin Homann, European Institute for Marine Studies, France

Os primeiros sinais de vida na Terra, há mais de 3,5 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos, vêm dos oceanos. Essas evidências aparecem como micróbios fossilizados na rocha antiga.

Mas agora, cientistas a trabalharem na África do Sul, descobriram evidências de colónias de micróbios fossilizados em solo terrestre (sem ser nos oceanos) há 3,22 mil milhões (bilhões no Brasil) de anos.
Isto é 500 milhões anos mais cedo do que as anteriores evidências concretas para vida na terra (land).
Estamos a falar, claro, de vida microbiana, a trabalharem em comunidade, e dependentes de um ciclo bioquímico.

Este tipo de colónias, atualmente, são constituídas por cianobactérias que produzem oxigénio como um derivado do seu metabolismo.
Não se sabe se as colónias agora descobertas, no passado terrestre, já realizavam fotossíntese, produzindo oxigénio. Provavelmente ainda não. Mas não se tem certezas.

O que se sabe é que o metabolismo destes micróbios é diferente dos micróbios existentes nos oceanos na altura. Ou seja, estavam adaptados a diferentes ambientes.

No entanto, é preciso dizer que estes micróbios precisavam, obviamente, de água na mesma. Eles existiam na superfície terrestre (na crosta terrestre on land), mas no que seria um antigo delta de um rio.

Créditos: The Scientist, artigo científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights