Alterações Climáticas exterminaram muitas espécies

Crédito: Encyclopaedia Britannica. Adaptado de: C.R. Scotese, The University of Texas at Arlington

A pior extinção em massa conhecida deu-se há 250 milhões de anos atrás, e matou cerca de 95% das espécies terrestres. Não se sabe a causa certa, mas pode ter sido devida a um impacto de um cometa.

Um pouco mais tarde, há 200 milhões de anos, deu-se uma outra extinção em massa, menor, que exterminou “somente” cerca de metade das espécies. Esta extinção permitiu o desenvolvimento dos dinossauros, de modo a eles se terem tornado os “senhores” do planeta.
Também não existem certezas sobre a causa desta extinção, mas estudos recentes feitos sobre este assunto mostram que as causas mais prováveis são: uma forte atividade vulcânica durante cerca de 600.000 anos que colocou imenso CO2 na atmosfera, aumentando a temperatura global do planeta e dos oceanos, o que levou à libertação de metano, que consequentemente aumenta muito mais a temperatura global do planeta (o metano é um gás de estufa mais poderoso que o dióxido de carbono).

Ou seja, a causa principal foi uma alteração climática gigantesca, com um aumento global da temperatura.

Isto tem implicações para o que se passa atualmente…