Nova Solução para o Paradoxo de Fermi?

Crédito: Shutterstock

Sendo o Universo tão grande e já com uma certa idade, porque ainda não detectámos extraterrestres?

O físico russo Alexander Berezin sugere uma outra (entre centenas) potencial solução, que ele chama de: os primeiros a chegar são os que sobrevivem.

Esta solução é parecida com a do “Superpredador” – em que uma civilização avançada extermina todas as outras que tentem evoluir – mas neste caso a civilização avançada não o faz por maldade, mas sim por ignorância.

Uma civilização muito avançada simplesmente pode querer colonizar outros planetas, e pode nem notar que está a exterminar a vida nativa desse planeta.
Da mesma forma que quando os humanos estão a construir um prédio não notam as formigas, aranhas ou moscas que matem. E no entanto, nós, humanos, sabemos que esses seres existem. Imaginem que nem sequer sabíamos que moscas, aranhas ou formigas existiam como vida… (tal como não notamos os micróbios)

Esta hipótese/sugestão pode ser melhor que outras porque é bastante simples: ela assume simplesmente que uma civilização extraterrestre avançada deve querer expandir-se pelo Universo.
Esta hipótese/sugestão não especula sobre as motivações, razões, moralidade ou diversidade de atitudes dos potenciais extraterrestres.

O curioso é que tendo em conta a evolução humana, e a dificuldade em identificarmos vida extraterrestre, nós poderemos vir a ser a civilização colonizadora de planetas que extermina toda a vida nativa nesses planetas… e muitas vezes por ignorância.

Fontes: BigThink, artigo científico