Viagem das luas

Este belíssimo vídeo foi criado por Kevin Gill a partir de imagens (paradas) feitas pela Cassini quando passou pelo sistema de Júpiter e quando esteve no sistema de Saturno.

No vídeo, é possível ver as luas Io e Europa a passarem sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, e depois ver Titã a passar em frente de Saturno e dos seus anéis.

O crédito do vídeo é: NASA/JPL-Caltech/SSI/CICLOPS/Kevin M. Gill

Devido a ter sido feito a partir de imagens paradas, algumas partes do filme são estranhas.
Por exemplo, a Grande Mancha Vermelha está praticamente parada. Isso é normal no filme, porque é uma imagem “parada” (como uma foto) de Júpiter em vários movimentos. As muito subtis mudanças são devido à movimentação da sonda Cassini e sobretudo devido ao espaço de tempo ser muito curto para mudanças perfeitamente visíveis.
Outro exemplo são as luas. Também são imagens paradas das luas. O único senão é que Io, estando mais perto de Júpiter, tem um período de translação inferior a Europa (42 horas para Io, e 85 horas para Europa), ou seja, no filme, Io deveria ser mais rápida que Europa na sua órbita ao redor de Júpiter. O processamento do filme poderia ter sido melhor neste aspeto.

1 comentário

  1. Olá!
    Para fins didáticos, sim, mas dependendo da distância entre Europa e o observador, a lua Europa pode dar a impressão de estar mais rápida, mesmo sendo mais lenta que Io.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.