Planetário do Porto comemora 20 anos com atividades espaciais


Dia 24 de Novembro é o dia nacional da cultura científica e tecnológica. É também a data do aniversário do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, inaugurado neste dia em 1998. Para celebrar o vigésimo aniversário, a partir das 14h00 o planetário estará de portas abertas, com um conjunto de atividades espaciais para toda a família.

Estas atividades estão inseridas na Semana da Ciência e Tecnologia 2018, e nas European #SpaceTalks, uma iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA), que tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos europeus para a necessidade de investir nas atividades espaciais, e dos benefícios únicos que essas atividades nos providenciam.

O evento inclui construção e lançamento de pequenos foguetões com materiais do dia a dia, exploração do planetário através de um Passaporte Espacial,  atividades práticas importantes para a exploração espacial como a robótica, uma conversa com cientistas e, é claro, cantar os parabéns ao Planetário do Porto com direito a uma fatia do bolo de aniversário.

Entre os convidados destaca-se a presença de Tiago Loureiro, da Agência Espacial Europeia (ESA), o “Spacecraft Operations Manager” do “ExoMars 2020 Rover and Surface Platform”, que será lançado para Marte em 2020, e ainda com o Astronauta Suborbital Rui Moura, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

As atividades na cúpula do planetário e no auditório estão limitadas ao número de lugares disponíveis em cada um dos locais. Inscrições disponíveis aqui.

Mais informações na página do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights