Voyager 2 está próxima do espaço interestelar

Em 2013, a sonda Voyager 1 saiu do meio interplanetário (entre planetas) para entrar no meio interestelar (entre estrelas) – sempre dentro do sistema solar. Podem ler tudo sobre esse marco importante, neste artigo.

A Voyager 1 estava a entrar num local onde o plasma (gás ionizado) tem uma certa densidade que nos permite dizer que é o meio interestelar (entre estrelas).
Existe um enfraquecimento gradual do campo magnético do Sol, uma diminuição gradual do vento solar e um aumento gradual das partículas energéticas vindas do exterior. Apesar de não existir um ponto ou uma barreira onde se possa dizer: aqui é o fim. As mudanças são graduais.

A sonda Voyager 1 ultrapassou as fronteiras da heliosfera, deixou de sentir as partículas energéticas vindas do vento solar e passou a sentir um número maior de raios cósmicos provenientes do espaço interestelar. Além disso, a sonda detectou uma mudança na direção do campo magnético (próprio da entrada no meio interestelar).

Sugiro novamente que leiam todo o artigo, aqui.

Crédito: NASA / JPL-Caltech

No mês passado, a sonda Voyager 2 começou a notar um aumento gradual e substancial dos raios cósmicos vindos do exterior do sistema solar. Isso denota a entrada numa nova zona.

Se tudo se passar como se passou na Voyager 1, então quer dizer que a Voyager 2 irá cruzar a Heliopausa em Janeiro, significando isso que nessa altura irá entrar no espaço interestelar.

Para já, a Voyager 2 registou um aumento na taxa de raios cósmicos semelhante ao que aconteceu na Voyager 1 “naquela zona”.
Mas tendo em conta que a Voyager 2 está num local diferente da Heliosfera, então a entrada no meio interestelar pode se dar num diferente espaço de tempo.

Fonte: NASA

2 comentários

    • João Bustos Moreno Neto on 28/11/2018 at 13:09
    • Responder

    O que é espaço interestelar. Qual é essa distância? Porque a luz ao aí até lá?

    1. É o espaço entre estrelas (e não entre planetas).

      Pode ler sobre as diferenças fronteiras, aqui:
      https://www.nasa.gov/mission_pages/ibex/IBEXDidYouKnow.html

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights