Encontrada uma das causas de autismo, e não são as vacinas!

A ciência tem avançado bastante em termos médicos, e a pesquisa médica tem realizado inúmeros estudos nos últimos anos que têm mostrado que o microbioma intestinal (flora intestinal) tem um imenso poder sobre a nossa saúde em geral (incluindo problemas tão diferentes como: o nosso peso, a nossa saúde mental ou a nossa propensão para desenvolver doenças autoimunes).

Agora, um novo estudo mostrou que o microbioma intestinal afeta o desenvolvimento de autismo em animais. Mas não é o microbioma da criança; é o microbioma da mãe que afeta o desenvolvimento de problemas neurológicos no bebé.
No caso do autismo, é uma molécula em particular produzida pelo sistema imunitário, que está ligada ao desenvolvimento deste problema específico: a molécula chama-se interleukin-17a (IL-17a).

Esta molécula já foi associada a várias doenças, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, etc. Também tem um papel positivo, por exemplo, prevenindo infeções. Mas agora percebeu-se que influencia o desenvolvimento cerebral quando o bebé se está a desenvolver no ventre da mãe.

Os cientistas testaram esta hipótese em ratos fêmeas, bloqueando artificialmente a molécula IL-17a num dos grupos. Neste caso, perceberam que a molécula tinha influência, já que os que tinham a molécula bloqueada não tinham autismo (os outros tinham).
Seguidamente, para confirmar que isto tinha a ver com a micro-flora intestinal específica, os cientistas transplantaram as fezes dos ratos que tinham autismo para aqueles que não o tinham. E os últimos também desenvolveram autismo.

Note-se que isto ainda são estudos preliminares.
São necessários mais estudos.
São também necessários estudos em humanos, e não somente em animais.
E são necessários mais estudos sobre a influência de outras moléculas: a IL-17a pode ser somente uma das peças num puzzle de causas.

Mas, para já, parecem existir evidências que a saúde intestinal da mãe influencia o desenvolvimento de doenças como autismo na criança.

3 comentários

  1. A Interleucina 17 é uma citocina. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Interleucina_17)
    Este artigo sugere que a IL-6 induz a produção da IL-17A. (http://vaccinepapers.org/new-kid-block-il-17a)
    Julgo haver muito mais a dizer sobre este assunto.

    Agradeço ao astropt por lançar este tema

  2. Gosto imenso dos vossos assuntos descritos neste site, assim como das diversas publicações não só de fisica, como de ciências, conhecimento e cultura geral! Parabéns para toda a equipa👌

    1. Obrigado! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights