NASA compreende melhor o visitante ‘Oumuamua

Imagem artística do asteróide interestelar ‘Oumuamua.
Crédito: ESO / M. Kornmesser

Já escrevemos vários artigos sobre o ‘Oumuamua.
No último artigo, existe a especulação de que este asteroide poderia ser uma nave alienígena.

Ora, provavelmente devido a estas especulações absurdas que têm sempre grande repercussão na comunicação social e nas redes sociais, a NASA decidiu clarificar os resultados do mais recente estudo feito a este asteroide.

Como já tinha sido investigado anteriormente, o asteroide ‘Oumuamua tem jatos de gás a sair da sua superfície. Ou seja, tal como os cometas, este asteroide terá materiais voláteis que, quando se aproximou do Sol, libertou na forma de jatos.
Obviamente (repito: obviamente), os jatos faziam com que o asteroide mudasse ligeiramente de direção e de velocidade, dependendo do local onde estava o jato em relação à direção original do asteroide.

Tendo em conta que é um asteroide relativamente pequeno, com menos de 800 metros de comprimento (e muito alongado, com uma largura muito curta), ainda mais influência têm os jatos sobre a sua direção e velocidade.
Uma nova análise feita pelo Telescópio Espacial Spitzer diz-nos que este asteroide ainda deve ser menor do que se pensava. Poderá ter entre 400 e somente 100 metros de comprimento. Isto faz com que jatos que existam na sua superfície sejam ainda mais fortes e mais influência tenham sobre a sua direção e velocidade.

Este novo estudo sugere ainda que o ‘Oumuamua deve ter um albedo 10 vezes superior aos cometas.
Quando os cometas passam perto do Sol, o gelo na sua superfície aquece e sublima, levando poeira da sua superfície. Isso faz com que a sua superfície se torne mais “limpa”, revelando mais gelo (aumentando o seu albedo).
Isso deve ter sido o que aconteceu com o ‘Oumuamua.

Fontes: NASA, artigo científico