Desastre do Challenger: os engenheiros

The Challenger Disaster: the untold true story é um filme de 2019, baseado em acontecimentos reais que levaram ao desastre do vaivém Challenger.

Gostei bastante do filme, mas ele é um pouco parado.
Preferia que ele tivesse uma história linear, em vez de saltar várias vezes entre datas diferentes.

O filme mostra as preocupações que os engenheiros, responsáveis pelos O-rings, tiveram antes do lançamento do vaivém, devido às temperaturas negativas que se faziam sentir na Flórida.
Eles queriam adiar mais uma vez o lançamento.

No entanto, pressões económicas e sociais fizeram que não fosse dada a devida atenção às preocupações dos engenheiros. E o resultado foi: explosão do Challenger, e morte de 7 astronautas.

As entidades responsáveis pelo lançamento (os gestores dessas empresas, como a NASA) decidiram economicamente pelo lançamento.
A equipa de engenheiros decidiu adiar o lançamento, por uma questão humana: para não existir uma explosão e não morrerem pessoas.
Infelizmente, não eram os engenheiros a ter a decisão final. A burocracia ganhou.

Depois do acidente, a gestão da NASA e de alguns departamentos, ainda tentaram encobrir o que aconteceu. Mas a verdade veio ao de cima.

Lamentavelmente, quem perdeu o trabalho e foi ostracizado, foram os engenheiros que estiveram sempre certos e fizeram o que era correto.

Como demasiadas vezes acontece, a política, os joguinhos de bastidores e a economia, sobrepuseram-se ao conhecimento, à ciência, à humanidade e à verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights