Infográfico: Os Asteroides próximos à Terra já explorados

Provavelmente já ouvistes falar nos NEOs (Near-Earth Objects), isto é, objetos próximos à Terra. São asteroides, cometas e meteoroides estudados tão intensamente quanto possível, incluindo também a preocupação com as probabilidades – maioria delas bastante remotas – de colidirem com a Terra e estragarem nossos dias por aqui.

Melhor ficar de olho neles, não?

NEAs (Near-Earth Asteroids) são, basicamente, os NEOs da categoria dos asteroides – rochosos, sem coma ou cauda como cometas, e com órbitas próximas à da Terra que podem durar alguns milhões de anos. Atualmente mais de 18 mil desses objetos são conhecidos. A maioria dos NEAs são pequenos, podendo medir de alguns metros até 1 km de diâmetro. Alguns no entanto, como Eros, são tão grandes que num improvável impacto com a Terra teriam consequências catastróficas.

Um NEA como Bennu, que está sendo visitado pela sonda Osiris-REX da NASA, está provavelmente inerte desde a formação do Sistema Solar,  e os próximos tempos de exploração desse pequeno vizinho cósmico serão uma autêntica viagem ao passado.

Veja no infográfico a seguir quais outros asteroides próximos já foram visitados por sondas espaciais. São pequenas ilhas flutuantes na vastidão do oceano cósmico – inertes, frias, escuras e presas há bilhões de anos no passado!

Created with GIMP

Agradecimento: Núrya Ramos, pelo apoio e revisão gramatical

2 comentários

    • Ana Carolina Haas on 22/03/2019 at 21:31
    • Responder

    Boa tarde
    Tem.algum asteroide em.perigo de colisão com a terra?
    Grata
    Ana Carolina

    1. Não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights