Trump quer ir a Marte

Créditos: Molly Riley – Pool/Getty Images

Se a notícia fosse literalmente o que está no título, então tenho a certeza que alguns milhões de pessoas se reuniriam numa aplicação de crowdfunding de modo a se enviar Trump, sozinho, para Marte…

Infelizmente, não é isso…

Sabe-se que Trump pensou, mesmo durante as eleições, que nunca ganharia a Presidência.
Agora, está convencido que não conseguirá a reeleição.

Assim, durante um telefonema televisivo para a Estação Espacial Internacional, Trump – como faz recorrentemente – saiu do discurso programado (de congratular a astronauta Peggy Whitson) e perguntou se a NASA poderia chegar com Humanos a Marte até ao final do seu primeiro mandato como presidente, ou seja, até 2020.

Em face desta pergunta saída da ilha da fantasia, os astronautas ficaram surpreendidos.
Peggy Whitson respondeu a Trump: “Infelizmente, as viagens espaciais são custosas e levam bastante tempo a programar. De acordo com o plano espacial que o presidente Trump assinou no mês anterior, pretende-se fazer uma missão humana a Marte na década de 2030”.

Trump respondeu: “Bem, eu penso que queremos chegar a Marte enquanto eu fôr ainda Presidente, até 2020. Temos de inspirar as pessoas.”

Trump virou-se mesmo para Robert Lightfoot Jr., o administrador da NASA e perguntou-lhe: “Mas, e se eu desse à NASA fundos ilimitados para a missão, seria possível ter humanos em Marte em 2020, comigo como Presidente?”

O administrador da NASA explicou que a NASA tem muitas missões espaciais, e que mesmo com fundos ilimitados, não seria possível ir a Marte imediatamente.
Trump continuou: “Mas, e se a NASA se focasse inteiramente na missão a Marte e deixasse todos os outros projetos?”

Notem que eu estou a parafrasear a conversa.
A conversa não é literalmente assim, mas mais “à Trump”. Por exemplo, neste caso, Trump perguntou: “What if we sent NASA’s budget through the roof, but focused entirely on that instead of whatever else you’re doing now. Could it work then?”
Ou seja, Trump nem sabe o que a NASA faz… e fala como se pudessem deixar “o que quer que façam”.

Para fazer o que Trump queria, a NASA teria que deixar de seguir asteroides, de ter astronautas na Estação Espacial Internacional, de monitorizar a Terra com inúmeros satélites, de gerir os rovers em Marte, de ter tempo no Telescópio Espacial Hubble, etc, etc, etc.

O administrador da NASA disse a Trump que isso não seria possível.
É absolutamente inviável uma coisa assim acontecer.
Trump ficou desapontado com a resposta…

Fontes: NY magazine, Business Insider.

Como podem ver no vídeo, Trump (e a sua filha diz o mesmo) afirma que apoia a ciência e os programas educativos STEM. O objetivo será ter uma sociedade mais literada cientificamente, com cada vez mais cientistas e engenheiros.

Não sei se foi pela resposta negativa da NASA (será birra de Trump?) ou se não existe correlação entre os assuntos…

Mas o certo é que a proposta de orçamento da Administração Trump para 2020 inclui inúmeros cortes no financiamento da National Science Foundation: que financia projetos educativos e de investigação científica.
Os mais afetados por estes cortes serão: as ciências da Terra, a investigação polar, os programas educativos de matemática e a física/biologia/astronomia.

O orçamento também inclui elevados cortes na Agência de Proteção do Ambiente e no Instituto Nacional de Saúde.

Ao todo, a proposta de orçamento propõe cortar cerca de 2,7 trilhões (nos EUA e Brasil) de dólares em assuntos que Trump considera serem um desperdício.
A mesma proposta considera que Trump precisa de 8,6 bilhões de dólares para construir o muro com o México – o tal muro que, segundo Trump, o México ia pagar…