Frases profundas ligadas a notícias falsas?

Crédito da imagem: igorp17

Três novos estudos de literacia funcional mostraram que pessoas que são mais dadas a citar frases poéticas profundas que se baseiam em pseudo-tretas, também são as que acreditam mais em notícias falsas.

Exemplos típicos dessas frases com pseudo-profundidade:
“We are in the midst of a high-frequency blossoming of interconnectedness that will give us access to the quantum soup itself” – parafraseando: estamos a entrar na era das interligações de frequências altas, que nos vai dar acesso à sopa quântica.
“Hidden meaning transforms unparalleled abstract beauty.” – parafraseando: o significado escondido das coisas transforma o abstrato em enorme beleza.

Ou seja, as frases da treta típicas de Deepak Chopra.
O chamado New Age bullshit, que qualquer pessoa pode gerar neste website.

As pessoas que mais acreditam nestas frases como tendo qualquer valor, também são as pessoas que mais acreditam em notícias absolutamente falsas.
Este tipo de pessoas aceita e acredita nas mais variadas alegações, sem qualquer tipo de pensamento crítico sobre elas. Isto faz com que sejam bastante suscetíveis a acreditar em notícias falsas e em frases com pseudo-profundidade. Também se deixam levar mais facilmente pelas mentiras que lhes contam. E são mais facilmente manipuladas por outros.
Por último, estas pessoas também mais facilmente partilham as notícias nas redes sociais, sejam elas falsas ou verdadeiras.

Já as pessoas que questionam o significado real destas expressões com pseudo-profundidade, também são as que questionam a veracidade das notícias que leem.
Estas pessoas partilham menos as notícias nas redes sociais, já que muito provavelmente se preocupam mais com a sua reputação.

Fontes: artigo científico, PsyPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.