Chef Kiko não esteve em concurso da NASA

Crédito: Sábado

Pelos vistos, há cerca de 2 meses, o chef Kiko Martins andou a promover na comunicação social portuguesa que “a NASA lançou um concurso a muitos chefs de cozinha pelo mundo de criar uma receita para enviar numa missão para Marte“, em que ele participou e em que teria sido o vencedor.

Enviou um comunicado de imprensa para a comunicação social onde anunciava que era o vencedor desse concurso: “É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko.”

Com isto, cerca de 30 órgãos de comunicação social portuguesa deram esta notícia.
Ele apareceu em programas de televisão na SIC, na TVI e na RTP.

O chef Kiko Martins poderá ter sido ingénuo – poderá ter pensado que aquilo era da NASA quando não era. Dou esta hipótese como provável. Parece-me muito mais provável do que alguém – como o chef Kiko – que já tem alguma reputação andar conscientemente a enganar as pessoas só por alguns momentos de fama.
Mas não entendo a posição dos jornalistas. Não deveria ser da competência dos jornalistas avaliar a veracidade das notícias?

Prato cozinhado pelo Chef Kiko.
Como diz o comunicado de imprensa, os ingredientes foram previamente desidratados e triturados já que assim seriam mais facilmente consumidos numa viagem a Marte. A receita é equilibrada em nutrientes e pode ser utilizada como snack ou refeição.
Não provei, mas também é dito que esta comida é saborosa.
Crédito: Centro de Astrobiologia de Madrid

O que existiu na realidade é que o Centro de Astrobiologia de Madrid organizou um concurso chamado La Patata Marciana.
O objetivo do concurso é divulgar a comunicação astronómica de forma criativa, tornando-a mais popular com concursos de receitas. Obviamente que se imagina que o objetivo é levar as receitas para Marte numa futura missão tripulada. Mas isto não é para levar a sério. É somente uma forma de marketing para, como eles dizem, inspirar as pessoas.

Nenhum chef foi convidado. O chef Kiko também não o foi. Simplesmente, como diz o regulamento, todas as pessoas interessadas em cozinhar (o que certamente inclui muitos dos nossos leitores) podem participar no concurso. Foi o que o chef Kiko fez. As inscrições são gratuitas e feitas neste website, e depois existem duas fases do concurso.

As receitas que passarem para a Fase Final recebem um Diploma.
E o vencedor final recebe 2.000 euros.
Nada é dito sobre a receita ir a Marte, evidentemente.

No final, existiram dois vencedores:
– o chef Kiko ganhou na categoria profissional.
– e Silvia Mañas, com apenas 15 anos, ganhou na categoria amadora.

Parabéns aos dois vencedores!
E parabéns ao chef Kiko por, sendo português, ter vencido na categoria profissional!

Este é um concurso divertido. E espero que o chef Kiko se tenha divertido. Assim como espero que futuros chefs portugueses e cozinheiros amadores portugueses, que participem em edições futuras também se divirtam.
E sobretudo, se divirtam a fazerem o que gostam.
E se ganharem, como venceu o chef Kiko, ainda melhor!

Mas isto nada tem a ver com a NASA.
O que se pretende, como escreve o próprio Centro de Astrobiologia de Madrid, é tentar que os assuntos de exploração espacial cheguem mais facilmente à população. Ou seja, visa-se a promoção mediática. Mas em nenhum momento o Centro de Astrobiologia de Madrid diz que este concurso é da NASA.

Aliás, eles são claros sobre a organização do concurso e os parceiros/apoios que tiveram:
“El concurso ‘La Patata Marciana’ es un concurso de cocina organizado por el Centro de Astrobiología (CSIC-INTA) y la Fundación Albireo Cultura Científica en combinación con el Centro Internacional de la Papa (CIP) y la Universidad de Ingeniería y Tecnología de Perú. Cuenta con la colaboración de la Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT) del Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades, la Fundación Cotec y el Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), además de la revista Muy Interesante como media partner.”

Conclusão: nada de NASA.

Fontes: Centro de Astrobiologia de Madrid, comunicado de imprensa do Centro de Astrobiologia, concurso La Patata Marciana, jornal Heraldo, Sábado, Flash.

Finalistas do concurso La Patata Marciana.
Crédito: Centro de Astrobiologia de Madrid

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights