Buracos Negros

O canal Socratica explica-nos o que são os buracos negros.

“Buracos negros são regiões super densas do espaço. Eles têm uma gravidade tão imensa que qualquer coisa por perto é sugada, para nunca mais escapar. Até mesmo a LUZ! É por isso que os chamamos de buracos negros.

Alguns buracos negros são pequenos. Alguns são ENORMES! Há buracos negros estelares, do tamanho equivalente a uma dúzia do nosso sol. E há buracos negros supermassivos (ou supermaciços), que são do tamanho equivalente a MILHÕES e MILHÕES do nosso Sol! Os cientistas acham que existem buracos negros supermassivos no centro de cada galáxia. O buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, é chamado de Sagitário A*.

Recentemente, o telescópio Event Horizon foi capaz de gerar uma imagem de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia distante, Messier 87. Esta é a primeira imagem de um buraco negro! A imagem foi gerada usando sinais de rádio detectados pelo telescópio gigante.

Neste vídeo, falamos sobre como buracos negros são formados e como podemos detectá-los utilizando vários métodos.”