E se estiveres a ser observado de fora?

Crédito: Simpsons

Já falei bastante desta potencial solução para o Paradoxo de Fermi (ex: aqui).

A Hipótese do Zoológico é muito apelativa, porque é uma extensão do que já fazemos.

Vejam este vídeo: E se vivermos num Zoo Galático?

O grande problema desta hipótese (e de outras do mesmo género) é ter premissas assentes no antropocentrismo: coloca os Humanos como sendo muito especiais no Universo – somos tão especiais que até as civilizações avançadas no Universo estão muito interessadas em nós.

A verdade é que este é um problema de escalas.
O Universo tem 13,7 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos. Se essas civilizações avançadas estiverem somente 200 milhões de anos à “nossa frente” em termos de evolução biológica (lembremos que os Humanos “têm” somente 200 mil anos), então seremos absolutamente irrelevantes para elas. E estou a colocar um número bastante conservador…

O problema deste tipo de hipóteses é que assume sempre que “eles” têm um nível evolutivo muito semelhante ao nosso, e por isso podemos interagir normalmente. Tendo em conta a idade do Universo, a probabilidade disso acontecer é extremamente ínfima.

1. então ao final de tantos milénios que nos observam ainda não chegaram a uma conclusão sobre nós!?!?! ai….