Sessão de Leitura de Poesia “Astronomia com Poesia”

No dia 19 de outubro estarei no Auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar para fazer uma apresentação do livro Astronomia com Poesia. A entrada é gratuita e o evento criado no Facebook poderá ser consultado aqui.

A declamação de poesia ficará a cargo de Cidália Santos, Lourdes dos Anjos e Não Cabe Mais Ninguém.

A ideia de combinar Astronomia com Poesia esteve na origem deste projeto. Uma vez que a astrofotografia revela imagens de enorme fascínio, por que não utilizar uma visão poética como cordão umbilical? Nascia um Perfect Match, um abraço do Cosmos que percorre as nossas veias, apela à imaginação e desperta a poesia que há em nós. Daremos voltas e desvendaremos mistérios no Cosmos que há em nós. Livres para nos sentirmos pequenos nesse enorme parque infantil onde não falta espaço para o sonho e onde o amor será sempre a nossa companhia… uma imagem, um poema, lado a lado.

No livro Astronomia com Poesia partilho com o leitor, algumas das imagens que guardo na retina do meu coração e que são fruto de longas horas de dedicação. Lanço-lhe o desafio de descobrir nelas as suas imagens bem como a poesia que encerram.

Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

Renovo os meus agradecimentos aos poetas/poetisas: Célia Moura, Jorge Freitas, João Carlos Silva, José Fernandes, Lúcia Vaz Pedro, Manuel Matos, Maria José Moura Castro, Ricardo Teixeira Matos e Roberto Alves;

Astrofotografia com Poesia:

  1. Imortal Janela da Alma (NGC 7822)
  2. Dust Angel (Sh2-160)
  3. A Fascinante Nebulosa da Lagoa (M8)
  4. Safiras Azuis no Aglomerado Globular de Hércules (M13)
  5. Um Haltere de Algodão Leve ao Vento (M27)
  6. Uma Rosa Feita de Galáxias (Arp 273)
  7. O Enigma da Rosa Vermelha (Roseta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights