Category: Atalaia

Posts relacionados com a Atalaia.

Astrónomos Amadores Portugueses no Mundo da Ciência

Com este artigo pretendo mostrar que é possível a amadores fazerem trabalho científico, quer integrados em grupos de colaboração, quer por iniciativa individual. Dou relevo aos trabalhos já publicados por membros do grupo Atalaia, como autores ou como co-autores. O repositório de trabalhos na área da astronomia e astrofísica, SAO/NASA  Astrophysics Data System (ADS), regista …

Continue a ler

Telescópios Binoculares (Bino-Telescópios)

Ontem à noite resolvi passar pela Atalaia, algo que já não fazia há muito tempo. Foi uma bela noite de observação e convívio com as condições de observação a melhorarem consideravelmente à medida que a noite ia progredindo. Foi possível observar através de um binoviewer (uma binocular) fornecido pelo Licinio que associado ao Obsession de …

Continue a ler

Atalaia, 01 de Outubro

Dia 1 de Outubro foi uma espécie de reentrada após o período de férias de verão. No verão as noites são curtas e quase toda a gente está de férias, de um modo qualquer. Nesta altura, as noites já são suficientemente longas e todos já regressaram aos afazeres normais. Foi assim que este encontro na …

Continue a ler

Atalaia, 23 de Julho

Este ano de 2011 não tem sido pródigo em fins de semana propícios à observação. Muitos dos observadores habituais adoptaram actividades não observacionais na área da astronomia; outros operam equipamentos remotamente; outros ainda enveredaram por vertentes mais  técnicas como a fotometria ou a espectroscopia. De tudo isto resulta menor afluência de observadores. A Atalaia não …

Continue a ler

Asteroide 5313 nunes

O asteroide 5313 foi descoberto por Henri Debehogne em 18 de Setembro de 1982. Foi depois baptizado de “nunes” em homenagem ao grande Pedro Nunes. É um asteroide da cintura principal de asteroides e orbita o Sol em 1204,8 dias, a uma velocidade de 20 km/s. Para fazer companhia ao asteroide Portugal que já consta …

Continue a ler

ATALAIA – Encontro nº 351 – Banho de Lua

Sábado de Lua Cheia! Não parece a noite ideal para a astronomia. Mas, ainda assim, fomos 10 os presentes na Atalaia. E com boas novidades: – O Anselmo levou a filha, a Carla, que se mostrou entusiasmada e muito participativa. Juntou-se também a nós uma residente da Atalaia, Andreea Pirvu, com um reflector de 7 …

Continue a ler

ATALAIA – 350 encontros desde 2002

É verdade. No sábado, dia 16 de Outubro de 2010, ocorreu o encontro nº 350 na Atalaia. Na realidade houve bastantes mais. Mas,  da página www.atalaia.org constam 350 encontros, e começam em 2002. Mas já havia encontros na Atalaia desde 2000 e alguns encontros não foram objecto de reportagem. De qualquer forma, a página www.atalaia.org …

Continue a ler

Observação e tertúlia na Atalaia

Foi uma bela noite, esta de sábado à noite, na Atalaia. Começou antes, com a vertente gastronómica. Ao Ninho vieram ter o João Cruz, de Leiria, o António Santos e o Ricardo, de Coimbra, na companhia do Anselmo. Eu, o José Ribeiro, o Licínio, o João Gregório e o João Nuno fomos os restantes gastrónomos. …

Continue a ler

Encontro na Atalaia à moda antiga

Era noite de Lua Nova. Havia céu limpo. Reunidos estes ingredientes, a Atalaia encheu. Foi uma noite razoável para a observação. Mas foi uma noite óptima para convívio. Tivemos gente nova; tivemos o regresso de alguns que já não apareciam há algum tempo. Foi bom rever o Pedro Mota e a Adília acompanhados dos filhos, …

Continue a ler

Atalaia- 10 de Abril

Para este sábado havia um tema: -Explorar o enxame de Virgem/Cabeleira de Berenice. Bom. Isto era só o pretexto, pois o que interessava era haver um encontro e cada um fazer o que quisesse. E foi o que aconteceu. Houve 20 a 25 presenças na Atalaia e cada um dedicou-se ao que quis. Houve uma …

Continue a ler

Load more

Verified by MonsterInsights