Category: Astrobiologia

Posts sobre os assuntos ligados à Astrobiologia.

Astrônomos do Southwest Research Institute Encontram Pela Primeira Vez Moléculas de Água na Superfície dos Asteróides

Cientistas do Southwest Research Institute descobriram, pela primeira vez, utilizando dados do SOFIA¹, moléculas de água na superfície de asteróides. Foram analisados, quatro destes, ricos em silicatos, utilizando um instrumento denominado FORCAST – para isolar as assinaturas espectrais no infravermelho médio, indicando moléculas de água em dois dos quatro asteróides estudados. Um paper foi publicado …

Continue a ler

Comunicação canina

Quando pensamos em extraterrestres inteligentes, assumimos sempre que vamos conseguir comunicar com eles e que nos vamos entender mutuamente. Como tenho repetidamente dito, isto é puro geocentrismo psicológico: assumimos sempre que os outros têm que ser como nós, que têm que ter as mesmas sensações/sentimentos que nós, que têm que ter pensamentos que nós entendamos, …

Continue a ler

Ratos em Marte?

A primeira página do jornal britânico Daily Star do passado dia 24 de Outubro de 2023, apontava para uma descoberta muito interessante e, claro, para uma especulação subsequente. A descoberta muito interessante é o facto de cientistas terem descoberto uma população de roedores, ratos, a viverem no topo do vulcão Llullaillaco (e vários corpos mumificados …

Continue a ler

Casados no Paraíso

Quando estive em Portugal, vi que existia um novo programa de dating. Na televisão SIC existe uma versão portuguesa do programa “Stranded on Honeymoon Island“: chama-se Casados no Paraíso (neste link, podem ver o que se foi passando pelo programa). O programa junta um homem e uma mulher que se casam quase à primeira vista …

Continue a ler

Reflexões

Qual a opinião de vocês? Deixem nos comentários.

Conversas de humanos

Não concordo nada com o pastor Cláudio Duarte, quer em relação à sua crença religiosa quer em relação às suas posições políticas. No entanto, neste vídeo, ele tem toda a razão sobre esta diferença na comunicação entre homens e mulheres. @mensagens.claudioduarte #claudioduarte #relacionamento #mulher #casamento #fy #foryou #casal #homem ♬ som original – Mensagens Cláudio …

Continue a ler

Vida marinha

A página do Grays Harbor Historical Seaport, no estado de Washington, nos EUA, tem vídeos muito interessantes sobre animais marinhos. Alguns parecem ser extraterrestres! Provavelmente os mais interessantes são as medusas. Mas há muitos mais animais “esquisitos” (para o padrão a que estamos habituados)… O animal conhecido como Cinturão-de-Vénus é um animal transparente e bioluminescente: …

Continue a ler

A busca por planetas habitáveis ​​se expande

Astrônomos da Universidade de Michigan sugerem uma nova maneira de expandir a busca por planetas habitáveis ​​que leva em conta uma zona não considerada anteriormente: o espaço entre a estrela e o que é chamado de linha de fuligem nos discos de formação de planetas. Os mundos que se formam nesta região – um disco …

Continue a ler

Árvore-galinha?

Quando estava a passear num parque, passei por uma árvore que tinha esta forma. Quando a vi, pensei que estava na presença de uma galinha gigante. Até olhei para cima! 😀 É que a parte de baixo da árvore, parece mesmo um pé de galinha… Depois dessa comparação mais “normal”, veio-me à ideia que podia …

Continue a ler

Estrelas pobres em metais são mais favoráveis ​​à vida?

A composição química de uma estrela influencia nas chances de vida complexa em planetas da sua vizinhança? Estrelas que contêm quantidades comparativamente grandes de elementos pesados ​​fornecem condições menos favoráveis ​​para o surgimento de vida complexa do que estrelas pobres em metais, como descobriram cientistas dos Institutos Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar e …

Continue a ler

Load more

Verified by MonsterInsights