Microplásticos no sangue

Crédito: Janice Brahney, Utah State University.

Já se tinham encontrado microplásticos um pouco por todo o lado, desde o ar, água, comida, dentro de animais, etc. Desde o fundo dos oceanos até ao topo das montanhas mais altas do mundo.
Agora, a poluição de plástico chegou ao nosso sangue: pela primeira vez, foram encontradas partículas invisíveis de microplásticos em sangue humano. 77% das pessoas testadas, tinham sangue contaminado com microplásticos.

Isto mostra que as partículas de plástico podem viajar dentro do nosso corpo, e “assentarem” num determinado órgão.
Apesar do impacto na saúde ainda não ser conhecido com exatidão, a verdade é que alguns estudos mostram que a ingestão de microplásticos causam problemas digestivos e inflamações intestinais em animais. Também se sabe (por estudos) que consumimos dezenas de milhares destas partículas todos os anos. Adicionalmente, sabe-se que os microplásticos podem causar danos nas células humanas. E sabe-se que as partículas de poluição do ar potenciam problemas respiratórios e a morte em milhões de pessoas por todo o mundo. Por isso, os microplásticos também devem ter estes efeitos gravíssimos na nossa saúde.

É necessária muita mais investigação nesta área.
Este estudo, por exemplo, ainda é preliminar, já que só avaliou 22 pessoas. São precisos estudos com amostras muito maiores.

Fontes: artigo científico, The Guardian, Daily Mail, Sky news, USA Today.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.