Índia pousa com sucesso na Lua

Até Agosto de 2023, somente os EUA, União Soviética e China tinham pousado com sucesso na Lua.
Várias outras tentativas já tinham sido feitas: por exemplo, a mesma Índia tinha tentado este pouso em 2019, mas a sonda Chandrayaan-2 colidiu com a Lua; há uns meses, uma empresa Japonesa privada também tentou pousar na Lua e falhou; e recentemente a Rússia tentou o mesmo feito, mas também culminou em falhanço.

Agora, a Índia tornou-se no quarto país a conseguir pousar sondas na Lua.
E foi o primeiro país a pousar uma sonda na região do Pólo Sul da Lua.

Tudo isto com um custo total de cerca 75 milhões de dólares (o que é pouco mais de metade dos 130 milhões de dólares que custou a Luna-25 russa).
Já agora, como curiosidade comparativa, o filme Interstellar teve um custo de 165 milhões de dólares. Assim, a realidade da conquista espacial tem um custo de cerca de metade do que custou a fantasia cinematográfica. Ou dito de outra maneira: com o orçamento do filme norte-americano, os Indianos conseguiam colocar duas sondas na Lua.

Créditos: NASA, BBC

A missão Chandrayaan-3 não tem uma sonda orbitadora da Lua. Mas tem sim uma lander chamada Vikram, que pousa na Lua, e depois sai de lá um rover chamado Pragyan, que dá pequenos passeios pela superfície lunar.

Chandrayaan quer dizer “nave lunar”, em sânscrito.
Vikram quer dizer “coragem”. A lander tem este nome em honra do astrónomo Vikram Sarabhai, que liderou o ISRO (Indian Space Research Organization).
Pragyan quer dizer “sabedoria”.

Ilustração artística da sonda e do rover na superfície lunar.
Crédito: ISRO

O lançamento desta missão deu-se a 14 de Julho de 2023.

No dia 23 de Agosto de 2023, a sonda pousou com sucesso na Lua.

Agora, os objetivos são científicos, nomeadamente a observação e análise da composição do solo lunar.
As experiências científicas visam analisar quimicamente o solo, de modo a determinar a sua composição química (quais os elementos químicos mais presentes), o que inclui tentar perceber a quantidade de água existente no solo tão perto do Pólo Sul lunar.

Lembro que esta região tem o potencial de água congelada – gelo – nas crateras do polo sul da Lua, para extrair água, oxigénio e combustível para futuras missões humanas.

Espera-se que a missão indiana em solo lunar (incluindo o rover) dure somente 14 dias.
Como comparação, a missão russa iria durar 1 ano.

Espera-se que a próxima missão, Chandrayaan-4, seja lançada em 2028.
Essa missão também terá uma lander e um rover, sendo que terá capacidade para recolher amostras do solo lunar e fazer análises químicas no pequeno laboratório a bordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights