Meteorito cai na Virgínia e causa danos materiais

Um pequeno meteorito, com tamanho aproximado de uma bola de tênis caiu na cidade de Lorton, na Virgínia e fez um buraco no teto de um consultório médico na última segunda-feira, 18 de janeiro de 2010, de acordo com várias fontes incluindo o Washington Post.

Ninguém se machucou aqui, mas tivemos alguns pequenos danos materiais. Isto não deve ser uma surpresa pois afinal o meteorito atingiu o solo em velocidade terminal (?200 a 300 km/h*). Lembramos há uma velocidade máxima que um objeto de pequeno porte consegue atingir, não importa de onde veio, pois a atmosfera freia o objeto a dezenas de quilômetros de distância do solo. Assim achar que um objeto de pequeno porte vindo do espaço chegaria na superfície em velocidade supersônica e fumegando é mais um mito irreal criado pelo cinema de Hollywood.

O blog The Maryland Weather blog apresentou uma imagem do viajante interplanetário. O objeto apresenta uma clara crosta fundida (a superfície enegrecida pelo forte calor gerado com o atrito atmosférico), que é uma evidência de que se trata de um legítimo meteorito.

Neste evento tivemos centenas de testemunhas relatando uma bola de fogo nos céus ao norte do local de queda, em New Jersey, assim a rocha espacial deve ter se movido para o sul. Provavelmente há vários outros pedaços pequenos que também chegaram ao solo, os quais devem estar sendo coletados por estes dias.

Mesmo assim é bem raro conseguirmos coletar pedaços de objetos vindo do espaço em quedas recentes. Além disso, tais objetos são muito valiosos, tanto cientificamente como financeiramente!

Fontes

  1. Bad Astronomy: Meteorite hits in Lorton Virginia
  2. Universe Today: Meteorite Smashes Through Roof of Doctor’s Office (Video)
  3. The Washington Post: Almost-close encounter: Meteorite hits Lorton doctor’s office
  4. Maryland Weather: Monday’s meteor fell on Lorton, Va. doctors’ office
  5. NASA: Terminal Velocity*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.