TED

Há pessoas por esse mundo fora a fazer coisas incríveis. Esta semana tive oportunidade de conhecer algumas dessas pessoas no TEDx Porto.
Conheci gente incrível, gente empreendedora, gente que começou do nada para construir alguma coisa.
Quanto à astronomia acho que esteve bem representada e acho que suscitou interesse nos presentes.
Para o ano conto voltar.

Mas também estive com alguns destes amigos no Sociedade Civil da RTP2 e gostei do debate.

65 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. pathways2009.netpathways2009.netpathways2009.netpathways2009.netCarlos

    Eu infelizmente tenho que te responder mais uma vez porque tu insistes na mesma conversa de sempre e eu lá tenho que vir defender a minha honra, como se diz em política….

    Ou seja, mais uma vez fazes-me perder tempo com as tretas do costume…É que tu pensas que tens razão debitando um testamento como costumas fazer…mas não é por aí que vais lá….

    1- Já te expliquei que a minha abordagem no TED em termos de palestra foi a seguinte: a Terra é um planeta com condições especiais para a vida. E quando me refiro da vida estou a falar do tempo presente e de vida complexa (embora a vida simples e complexa actual tenha relações de dependência entre si), não estou a falar da origem da vida.

    Como eu próprio já aqui disse a minha afirmação é polémica, pois não temos um referencial de comparação a esse nível, ou seja, não conhecemos outros planetas com vida para saber se a Terra tem ou não condições especiais para a vida…Ora o que tu podias dizer sobre a minha afirmação era isso, que era uma afirmação polémica, de que eu não tinha provas concretas que isso fosse mesmo assim, pois não tinha referencial de comparação e etc…

    Agora dizeres que é uma afirmação errada, que é um misconception, que é mentira e essas tretas todas que disseste é um completo exagero e um completo disparate, porque da mesma forma que eu não te posso provar de forma cabal ou irrefutável que a Terra tem condições especiais para ter vida (embora tenha algumas razões para pensar que sim), pois não conheço outros planetas com vida, tu também não podes dizer o contrário (que não existem condições especiais), pois também não conheces outro planeta com vida para saber se as condições são especiais ou não na Terra. Portanto, a única coisa que podes dizer sobre a minha afirmação é que é polémica que tanto pode estar certa como errada, agora não podes é dizer que está errada como disseste e que é uma mentira…

    Portanto, para mim esta questão é clara, e não vou aceitar obviamente os comentários que fizeste acerca da afirmação….portanto, acho que não vale a pena continuar com qualquer discussão sobre isto.

    2- Sobre a zona habitável foste tu que disseste que é um conceito ultrapassado que já nem se dá nas universidades…ora o que eu disse é que o conceito original de há 15 anos era um conceito limitado ou demasiado restrito, que obviamente não conseguia contemplar situações como as das luas dos planetas gigantes, mas que o conceito continuava a ser usado e até reformulado para contemplar novas situações…mas tu continuas a insistir que o conceito está completamente ultrapassado…e eu não concordo contigo…e acho que fazes mal em andar a papaguear essa teoria…

    O conceito continua a ser abordado em qualquer livro sobre astrobiologia, continua a ser uma forte motivação no campo dos planetas extra-solares e continua a ser discutido na actualidade… Basta veres a conferência de Barcelona de 2009 para veres isso como o conceito foi abordado e discutido diversas vezes e em vários contextos…Um exemplo a palestra do François Forget, http://www.pathways2009.net/contr/Lunes/10_FForget_barcelona2009.ppt

    De facto da Terra está no sítio certo em relação ao Sol, ou seja, dentro da zona habitável (no conceito tradicional) porque se não estivesse no sítio em que está não teria as condições que tem para a vida. E se dúvida houvesse sobre isso basta ver o caso de Vénus…um planeta muito semelhante à Terra em termos físicos…mas completamente diferente em termos de condições para a vida….

    3- Sobre o gooey das cavernas tu é que pareces não saber do que estás a falar, pois o gooey dos tempos primitivos era uma pasta de matéria orgânica..diferente do gooey das cavernas de agora…mas já nem vou falar mais disso…que não vale a pena….

    4- Sobre os livros, os comentários que fizeste a esse respeito estão aqui bem visíveis. Tu de facto não lês os livros, pois até desvalorizas a leitura de livros em várias partes dos teus comentários….

    Eu, por acaso, penso de forma diferente. Vários dos livros que mandei naquela lista são de referência ou de abordagem mais científica….Porque razão dou valor aos livros??? Por duas razões.

    1- Em primeiro porque tenho a noção clara que não sendo de área nenhuma em particular (não sou investigador em coisa nenhuma) para estar minimamente actualizado sobre um tema qualquer tenho que me socorrer da literatura escrita pelos especialistas da área. Por isso, se vou falar sobre astrobiologia tenho que me socorrer dos especialistas da área e dos livros que escrevem. Tu pelos vistos não…

    2- Depois aprendi uma coisa que parece que tu nunca aprendeste… que é seguinte….

    Eu sei muito pouco sobre astronomia ou sobre astrobiologia ou que seja, pois como já disse não sou investigador em coisa nenhuma…, nem passei a minha vida a estudar astrobiologia…. Sou um mero divulgador e engano-me como toda a gente e gosto sempre de aprender e gosto de ouvir e de falar com os especialistas da área…e quando falo de especialistas da área estou a falar de investigadores em astrobiologia como é óbvio…

    O facto de tu não estares nessa categoria não invalida obviamente que não te ouça com atenção, mas fiquei obviamente decepcionado com tipo de discurso e de manias que exibiste ao longo desta discussão…

    Como te disse sei muito pouco sobre astrobiologia, embora em 2005 até tenha feito o Life in the Universe & SETI em Manchester… e com boas notas, mas mesmo assim, sei muito pouco disso ou de outra coisa qualquer…porque à medida que vou estudando vou-me apercebendo da complexidade dos assuntos e da ignorância que temos em relação aos mesmos. Tu pelos vistos não. Estás convencido que sabes muito sobre astrobiologia até porque dizes que és da área???

    E a tua arrogância está aí…em estares convencido que sabes muito….Eu não sei o que sabes ou que deixas de saber, nem tu sabes o que eu sei ou deixo de saber…embora já tenha dito que sei muito pouco…mas sei alguma coisa….

    Conheço um livro que se chama: “Complete course in astrobiology” editado pela Gerda Horneck e Petra Rettberg. Não sei se conheces??? O livro é de 2007 e conta com a colaboração de vários autores.

    E quando eu vejo o livro e vejo a quantidade de temas que a astrobiologia aborda e complexidade dos mesmos constato facilmente que é muito difícil sabermos muito sobre astrobiologia. Obviamente que existirão investigadores na área como é o caso dos autores e colaboradores do livro que até eventualmente saberão muito sobre o assunto até pela sua formação inicial…outros pelo currículo e pela experiência…

    Mas como te disse isto não invalida que te ouça com atenção, pois gosto sempre de uma boa discussão…como sabes não tenho qualquer problema com os erros meus…ou dos outros…quantas coisas já disse erradas ao longo da vida e agradeço sempre ser corrigido….agora acho que esta discussão como outras que já tive contigo não levam a lado nenhum….

    Obviamente que tenho respeito pelos teus conhecimentos em astrobiologia. Concerteza que tiveste que estudar para dar o curso que estás a dar…agora quando alguém com a tua experiência na área me vem dizer que sabe muito eu fico logo desconfiado, pois acho que ainda é cedo demais para tu saberes muito disso…e fiquei obviamente mal impressionado com alguns dos teus comentário aqui…até porque denotam a arrogância que já referi…

    E eu percebo o comentário do Miguel nesse contexto, ele como se calhar outros frequentadores do AstroPT não gostam da forma como te expressas nestas discussões…

  2. Zé,

    1 – Continuas a dizer que perdes tempo e continuas a comentar. Ou seja, dás-me razão quando digo que é uma imbecilidade perderes tempo a escrever essas frases a dizer que perdes tempo. Continuas a DAR-ME RAZÃO aqui.

    2 – Resolveste NÃO comentar, porque sabes que é verdade (e daí que TENHO RAZÃO) quando digo que criticas outros que pensam que podem dar palestra só por verem uma TUA, mas não compreendes que tu fazes o mesmo só porque dizes que lês uns livros. Ou seja, dás-me RAZÃO mesmo sem entenderes.
    Se entendesses, talvez percebesses porque te sentes àparte da academia (ou das pessoas em certas posições). Infelizmente, em vez de leres o que eu escrevo, e perceberes que te digo isso não pelo teu mal, mas para fazeres um exame de consciência, pensas que escrevo isto para te “atacar”.
    Seria mais fácil, e MUITO MELHOR para ti fazeres um exame de consciência, e quiçá até seguires uns conselhos (de não te meteres em assuntos que não compreendes só porque leste 1 livro filosófico sobre o assunto).
    Mas pronto, queres-te continuar a queixar que os outros são maus pra ti…

    3 – Suponho que não comentas porque és inteligente o suficiente para perceberes que TENHO RAZÃO quando falo em toda a envolvência que se tem, e que não se aprende só por ler um livro por outro.
    Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que TENHO RAZÃO.
    NUNCA disse que eras um POBRE COITADO! Escusas de te fazer de COITADINHO. Escusas novamente de só ver PRETO E BRANCO e inventares coisas que eu não disse! (mas depois dizes que EU é que uso técnicas de manipulação de discurso. Recomendo espelhos!!!).
    Só disse que tens obviamente que compreender que há coisas que lês em livros que NÃO vais perceber, que ter toda a envolvencia universitaria é muito melhor, e que mais vale estar na universidade do que andar a ler livros que levam a MISCONCEPTIONS.
    Dei-te exemplos disso até com imagens feitas pela NASA e que aparecem em livros.
    Se não consegues compreender isso, e se pensas que lá por leres uns livros, sabes logo mais do que quem está na área, não sei que te fazer! A não ser te dizer que MENTES.
    Basicamente TENHO RAZÃO sobre essa envolvencia.

    4 – Também TENHO RAZÃO quando digo que é melhor reconhecer os erros, do que estupidamente continuar a querer defender o indefensável e continuares uma discussão na qual não tens razão nenhuma.

    5 – TENHO RAZÃO quando critiquei a tua palestra de NÃO inovadora.
    Dizes agora que os responsáveis do TED convidaram-te por duas razões. E explicaste-as. Excelente!
    E acho muito bem que o fizeram! EU TAMBÉM TE CONVIDAVA! Nunca pûs isso em causa!
    Simplesmente te disse que a palestra NÃO ERA INOVADORA! E por estes teus comentários, percebe-se os disparates que disseste na palestra, fruto de parcos conhecimentos na matéria!
    Era preferível que tivesses levado outra palestra de astronomia! Uma que fosse INOVADORA e que tivesse informação CORRECTA.
    É difícil perceber isso???????

    6 – Tu chamas técnicas pseudo a quando eu TENHO RAZÃO. Dizes tu que manipulo porque chamei ignorante às pessoas do TED.
    Tu acabaste-o de dizer!!! São ignorantes em temas de astronomia! Essa foi uma das razões porque TU foste convidado! Foi isso que acabaste de DIZER!!
    Qual é o problema em serem ignorantes nesse tema? Eu sou ignorante numa imensidade de temas!!! E depois????

    7 – TENHO RAZÃO quando critiquei a tua 1ª intervenção no programa. Todas as outras tuas intervenções foram excelentes. A 1ª não foi.
    Tu, no programa, dizes inclusivé “estou fora destes problemas” (que os outros estavam a debater). Não estavas! A prova é as tuas outras intervenções que foram excelentes!
    Logo, TENHO RAZÃO quando digo que a tua 1ª intervenção não foi boa.

    8 – TENHO RAZÃO quando falei de Margulis, do Diamond e de todos os outros que TU IGNORAS.

    9 – Não vais falar na questão do Homem, porque sabes que eu TENHO RAZÃO.
    Essa de que o Homem controla tudo porque modifica a paisagem fazendo estradas (e foi este o argumento que deste quando te pedi uma justificação prá tua opinião) é de uma imbecilidade tremenda. E tu sabes isso! Sabes isso agora que até te falei no que fazem as plantas! Ou seja, sabes que erraste, e sabes que eu TENHO RAZÃO.
    Mas lá está, em vez de seguires as minhas atitudes de dar razão quando não a tenho, preferes continuar a discutir um assunto sobre o qual estás enganado.

    10 – DÁS-ME RAZÃO sobre o Rare Earth.
    NUNCA O LESTE, mas resolveste dizer DISPARATES sobre ele.

    11 – Quem raio te disse que eu não conheço o livro do Davies???
    Eu tenho os livros do Davies desde que ele escreveu o Deus e a Nova Física!
    Mas eu não ando publicamente a confundir os livros dele com a Ciência que se faz.
    Os livros dele metem muita filosofia, muita religião, e muita defesa do princípio antrópico. Mesmo quando não é abertamente dito.
    O mesmo se passa neste livro dele!!!
    E ele próprio até aborda esses problemas no livro.
    Mas que é um defensor do Princípio Antrópico, isso é notório, até para quem percebe como nasceu a ideia dos Multiversos! (de que tanto ele fala).
    Ou seja, mais uma vez TENHO RAZÃO em dizer que não sabes o que dizes.

    12 – Agora falas em sentido figurado???
    Não era muito mais fácil seres HONESTO e reconheceres que NÃO conhecias esse gooey, e que não fazias a mínima ideia do que eu estava a falar???
    És ignorante. Claro que és. Num comentário anterior digo sobre essa vida que é mais parecida com a vida primordial que os humanos (a tal vida que é a única que vês actualmente como sendo a maior!).
    Tu continuas a achar que os Humanos é que são os maiores… e continuas a ignorar essa vida completamente diferente de nós e que se está nas tintas para nós.
    Ou seja, TENHO RAZÃO quando ignoras toda a vida que não conheces (mas que existe!).

    13 – Já te disse que o conceito de Zona Habitável existe. Mas está completamente ultrapassado.
    Uma ZONA é uma ZONA. Não podes dizer que a Zona é esta e é também agora as outras! Se é todas essas zonas então não é ESTA ZONA! (até te dei frases que constam no LIVRO que achavas o maior, para até o colocares áparte na tua lista! Ou seja, provei-te isso na prática!)
    É um conceito muito simples.
    Se achas que pode ser aplicado noutros lados, deixa de ser esta ZONA, e passa a ser diferentes sítios com determinadas características.
    Como te disse, rótulos são INDIFERENTES, o que conta são as características. Se as características são aplicadas em DIFERENTES sítios, então esta ZONA deixa de fazer sentido, deixa de ser especial como ZONA.
    Dei-te vários exemplos, com países e tudo, para perceberes o absurdo do que dizes.
    Se não percebes, não sei que te fazer. Talvez umas palestras ou umas aulas ajudassem, em vez de passares o tempo a ler livros ou comentários na web – porque ler parece que não te ajuda.
    De qualquer modo, até pelos exemplos similares que dei, parece-me perfeitamente CLARO que TENHO RAZÃO que o rótulo de Zona Habitável só é usado como ferramenta de apoio e não como conhecimento em si (que era usado há umas décadas atrás).

    14 – “Estas luas estão fora do conceito tradicional de zona habitável, agora poderão estar dentro de um conceito de zona habitável aplicado a Júpiter e Saturno…Será que custa perceber isto?”
    A ti, CUSTA SIM!
    Porque tu achas que a Terra é tão IMPORTANTE por estar DENTRO DA ZONA HABITÁVEL!!!
    Afinal, agora já dizes que a ZONA HABITÁVEL pode estar em vários sítios nos sistemas planetários!!!
    O que CONTRADIZ o tu achares a vida na Terra tão especial DEVIDO A ISSO!
    Já te expliquei que é o MESMO que dizeres que este carro amarelo é especial por ser amarelo, em relação àquele outro carro que é NA MESMA AMARELO!

    15 – “Tu continuas a argumentar com base no conceito tradicional quando já te disse várias vezes que o conceito pode ser alargado..”
    Oh Zé, EU continuo a argumentar com base no que TU dizes publicamente!
    Onde é que TU disseste que podia haver água líquida?
    Que raio de argumento tu arranjaste para fazeres a Terra especial???
    Tu não disseste que o planeta estava à distância correcta da estrela? Que estava num bom local? Que basicamente estava na Zona Habitável???
    Tu não disseste que era um “planeta no sítio certo”?
    Afinal agora já dizes que já há muitos SITIOS CERTOS para ser Habitável????
    Enfim…

    16 – E nem vou entrar pela “gravidade” porque senão vou abrir mais uma frente de discussão, onde as piadas que tu pões sobre pessoas serem maiores ou mais pequenas, são tão idiotas que realmente só servem para fazer as pessoas rirem, mas não ficarem a perceber sobre os assuntos.
    Se calhar, digo eu, é aí que o Miguel gosta de ti como divulgador. Dizes piadas, independentemente se dizes as coisas correctas ou não de modo a educar as pessoas.

    17 – Claro que disseste “noutro ambiente”.
    E eu coloquei o exemplo de Titã.
    Tu dizes que não estavas a falar de Titã. Então estavas a falar de quê?? Da tua casa????
    Tu preferes falar “no ar”. Eu prefiro dar exemplos concretos. Essa pode ser outra diferença entre os nossos discursos.

    Mas o importante aqui é que consideras que “noutros ambientes” a água pode não ser importante para a vida e outro líquido pode ser!
    Ou seja, ADMITES que a água pode não ser especial.
    Ou seja, ADMITES que mesmo a noção de Zona Habitável (em termos de água líquida) pode não fazer qualquer sentido.
    Ou seja, EU TENHO RAZÃO no que digo.

    18 – Sabes que TENHO RAZÃO na parte da composição, mas és INCAPAZ de o assumir.

    19 – Radiação. Sabes bem que EU TENHO RAZÃO que o assunto da radiação pode ser utilizado em favor da evolução. E foi isso que eu comecei por dizer!
    Tu quiseste contrapôr dizendo que “não era viável vida à superfície nos primeiros tempos enquanto não houve ozono…”
    Quando anteriormente tinhas assumido que havia vida à superfície protegida por um campo magnético. Foi só.
    Podes inventar que eu não sei isto ou aquilo, ou demais coisas que te lembras de imaginar. Só se prova que não sabes ler que a minha crítica foi às tuas contradições, e que nunca andei a definir diferentes radiações.

    20 – Sobre os livros.
    Eu NUNCA disse que eram autores da treta. (mas TU NOVAMENTE só vês o preto e o branco!!)
    Disse SOMENTE que tu NÃO SABES LER OS LIVROS DELES se continuas a achar que a Zona Habitável é tão especial para andares a dizer que o nosso planeta está no “sítio certo”.
    Eu NUNCA disse que eles eram autores da treta. Mas TU SABES BEM que tu dizes que o nosso planeta está no “sítio certo” para ter água líquida (Zona Habitável), enquanto agora já andas a dizer que há muitos “sítios certos” (para água líquida) noutras partes dos sistemas planetários.
    E tu sabes bem que EU TENHO RAZÃO em mais este ponto!

    21 – Tu sabes bem, ou devias saber, que eu tenho para aqui (e nem falo de Portugal onde existem mais) uma carrada de livros do género. E até os leio!!! Porque fazem parte da minha área.
    Logo, andares a inventar que não conheço os livros, quando até te fui buscar um (aquele que tu puseste áparte da lista como mais importante) para retirar páginas onde eles tinham certas frases, além de estares a inventar MENTIRAS, é mais um disparate que dizes!

    22 – “para que não digas que sou só eu que ando a divulgar ideias erradas”.
    Eu NUNCA DISSE que eras só tu que dizes disparates!
    Até te disse que também já discuti ao vivo com o Martin Rees sobre o mesmo assunto!
    Logo, MAIS UMA VEZ fazes-te passar por coitadinho, inventando MENTIRAS.
    Depois, vens-te fazer passar por coitadinho dizendo que te chamo mentiroso, e que sou arrogante e não sei que mais.
    PUDERA!!
    Eu digo-te as coisas e depois tu vens dizer que eu digo outras!!!!

    A diferença para a minha discussão com o Martin Rees é que ele PERCEBE do assunto!
    Logo, chega-se a um ponto em que a diferença é uma questão de opinião baseada em filosofias. E ficamos todos de bem.
    Aqui não! Aqui TU NÃO TENS RAZÃO, porque não percebes do assunto! Essa é a grande diferença.

    Pensas que percebes, mas cometes o mesmo erro daqueles que criticas que por verem uma palestra tua já pensam que sabem tudo sobre o assunto!

    Por isso, este é mais um ponto em que podes ler para trás, e leres que falei no Martin Rees, daí que MAIS UMA VEZ EU TENHO RAZÃO!

    23 – “achar que eu não sei a diferença entre vida simples e vida complexa é capaz de ser um pouco de pedantismo da tua parte…”

    Não há qualquer pedantismo.
    Basta ver os TEUS ARGUMENTOS para trás em defesa da “vida simples inicial” para perceber isso! Sabes isso muito bem! Sabes bem que EU TENHO RAZÃO porque TU próprio afirmaste que falares na Lua tinha sido um erro TEU.

    24 – “a minha palestra está focalizada nas actuais condições na Terra para a existência de vida complexa…”
    FINALMENTE!!!!

    É precisamente ISSO!!!!
    A tua palestra está excelente se fôr como condições especiais para ALGUMA (nem todas até) VIDA COMPLEXA NA TERRA!
    Está focalizada para aquela vida que toda a gente vê na rua ou em programas de TV.
    Está basicamente FOCADA NOS HUMANOS!!!

    Se dissesses que a Terra é especial porque será a única com HUMANOS, ou se disseres que será extremamente difícil encontrar outra Terra por um conjunto de factores existentes na Terra – seja a sua composição atmosférica actual, seja o que existe actualmente mas que vendo o TEMPO como importante vê-se diferentes características da Terra ao longo de 4,6 mil milhões de anos, seja outra coisa qualquer que te lembres – aí até te darei razão.
    Mas dizeres que o Homem é o mais importante ser na Terra ou que a Terra tem condições para a vida que mais ninguém tem, aí é ERRADO. Porque estás a limitar isso a certa vida na Terra que TU conheces, e a certas condições que imaginas importantes para essa vida que conheces, e esqueces-te de tudo o resto.

    Agora, DÁS-ME RAZÃO NAS MINHAS CRÍTICAS!

    25 – “Por isso, respeito tanto aqueles que defendem que a Terra teve condições especiais como aqueles que acham que não…que isso não tem fundamento…pois não sei de que lado está a razão. Acredito que esteja do meu lado…mas não sei se está…agora não ando por aí a denegrir quem tem uma ideia diferente do assunto…”

    Primeiro, eu não ando a denegrir ninguém! Simplesmente dou-te argumentos que te provam que os teus argumentos são disparatados!

    Segundo, tu segues uma via filosófico-religiosa, baseada somente nuns livros que lês, com uma falta de imaginação tremenda sobre o que pode ser a vida, com uma falta de conhecimentos sobre a diversidade da vida na Terra (os argumentos que deste por aqui provam que tu só conheces vida complexa, e mesmo assim nem toda… e tou a falar de vida que existe na Terra e que ignoras), com um foco no geocentrismo disfarçado de antropocentrismo, e com uma reverência ao chamado Princípio Antrópico (escolhe a força que quiseres).

    Já a ciência moderna, desde os chamados pais da ciência, que segue o Princípio da Mediocridade. E foi esta mesma ciência (e não a que tu segues) que te deu todo o conhecimento do Universo que tens agora.
    Sabes bem que TENHO RAZÃO novamente.

    Essas são as grandes diferenças (donde vem a tal polémica de que falas):
    Ciência VS. Religião
    Imaginação VS. falta dela
    saber que somos uma espécie no meio de muitas na Terra VS. pensarmos que somos os maiores
    etc

    26 – Tudo isto são argumentos científicos (a Habitable Zone, as cavernas, etc, etc, etc).
    Claro que podes inventar que entro em “política”.
    Se EU QUISESSE ENTRAR PELA POLÍTICA, poderia-te fazer a pergunta: TU que dizes que SOMOS OS MAIORES e MAIS IMPORTANTES, sabes onde esse tipo de informações levou na 2ª Guerra Mundial?
    Penso que sabes que eu TENHO RAZÃO aqui também, sobre nunca ter vindo com política, e que a tua forma de pensar levou a isto.

    27 – Eu nunca disse que era um supra-sumo na matéria.
    Mas esperava que RECONHECESSES que sou da área e que tu não o és, logo é NORMAL que saiba mais que tu.
    (da mesma forma que o Rui Barbosa, por exemplo, sabe mais de aeronáutica do que eu, mesmo sendo ele licenciado noutra coisa. Mas é claro que ele sabe mais do que eu sobre esse assunto. Felizmente, EU NÃO TENHO PROBLEMAS em assumir o que não sei!)
    Tu és incapaz de o fazer.
    Continuas a fazer-te de coitadinho, em vez de afirmares o óbvio.
    E sabes muito bem que TENHO RAZÃO nisto também.

    28 – O Miguel e tu acham que SABER O QUE SEI E SABER O QUE NÃO SEI É SER ARROGANTE!

    Afirmar que o Rui Barbosa sabe mais do que eu em Aeronáutica é SER ARROGANTE ou é o contrário disso???
    Afirmar que COMETO ERROS E RECONHEÇO-OS (como fiz em comentários para trás) é ser arrogante ou é o contrário disso????
    Afirmar que NÃO DISCUTO SOBRE TELESCÓPIOS PORQUE NÃO SEI SOBRE O ASSUNTO, mesmo já tendo lido livros sobre o assunto, é ser arrogante ou é o contrário disso????
    Afirmar que o meu pai, sendo electricista, sabe MUITO MAIS DE ELECTRICIDADE do que eu, é ser arrogante ou é o contrário disso????
    Pensar num projecto, como o astroPT, em que existem pessoas conhecedoras de várias áreas, porque EU SEI que não sei sobre tudo e daí que nunca quiz entrar por blogs individuais onde só a minha voz (por vezes desconhecedora de vários assuntos) é ouvida, É SER ARROGANTE OU É O CONTRÁRIO DISSO?????

    Mas claro, para pessoas que NÃO TÊM ARGUMENTOS em condições, INVENTAM logo que só porque EU SEI que sei mais do que o Zé sobre este assunto, então sou logo arrogante!!!
    Enfim…

    Aprendam a argumentar, em vez de acharem que só porque até sei mais e o dizer, então isso fere emocionalmente o Zé… e coitadinho dele por causa disso…
    Enfim…

    Desde quando saber é ser arrogante?
    Desde quando ter conhecimento e o demonstrar é ser arrogante?

    Proponho que nunca vão à escola devido à arrogância dos professores que têm a mania que sabem mais que os alunos.
    Proponho que nunca leiam livros, que eles são uns arrogantes por pensarem que têm informações relevantes.
    Proponho que acabem com todos os cursos! A arrogância do Zé Matos em fazer cursos de introdução à astronomia só porque pensa que sabe mais do que os alunos!!!
    (isto é ironia, como é evidente)

    Será que o Zé é ARROGANTE por pensar que é ridículo que algumas pessoas que só porque viram uma palestra dele pensam logo que podem fazer palestras sobre o assunto??? Isso é arrogância da parte dele? Pensar que sabe mais do que eles sobre o assunto, é ARROGÂNCIA DO ZÉ???

    Enfim… que idiotice andar-se a chamar nomes, sem qualquer razão nesses nomes.

    A arrogância não é a minha em saber e mostrar que sei. Isso é a realidade. Eu sei que em Portugal não é bem visto. Porque toda a gente deve andar a queixar-se e a dizer que não sabe. Sorry, mas não concordo com andar a inventar!
    A arrogância poderá estar em quem não é da área, andar a divulgar coisas que claramente são mentiras (algumas já confirmou e outras ainda não), e mesmo assim é arrogante ao ponto de pensar que até sabe mais do que quem é da área sobre os assuntos em causa!

    Sabem bem que TENHO RAZÃO nisto também, quer sobre aquilo que NÃO SEI e afirmo-o naturalmente, quer sobre aquilo que sei, quer sobre aquilo que outros pensam que sabem.

    29 – Concordo contigo quando dizes que existe polémica.
    Mas como já disse atrás, essa polémica só existe para quem não vê o “trend” da ciência, e as descobertas que se fazem todos os meses, e que provam que as noções que se tinham há 50 anos atrás quer sobre vida quer sobre condições para ela, denotavam uma forte falta de imaginação e de conhecimentos sobre o assunto.
    Agora sabe-se mais e sabe-se que essa polémica tende claramente para um dos lados. O lado que eu sempre defendi.

    Novamente, não à volta a dar, TENHO RAZÃO sobre o “trend” da ciência.

    30 – Toda esta discussão começou por achares que o Homem é o maior.
    Relembro que entraste em discussões sem PROVARES coisíssima nenhuma. Preferiste entrar em discussões sem razão, em vez de vires com argumentos para aquilo que dizias.
    Quando vieste com argumentos, disseste claramente que o Homem era o maior porque modifica a paisagem, e a seguir explicaste isso com estradas.
    ISSO É UM ARGUMENTO COMPLETAMENTE DISPARATADO.
    E sabes bem que eu TENHO RAZÃO nisso (até olhando, por exemplo, para plantas).
    Depois quiseste vir com outros argumentos maus – uma atitude própria dos pseudo! Quando dizem alguma coisa totalmente errada, então tentam logo disfarçar passando a outras coisas – igualmente erradas -, como se nunca tivessem dito o disparate.

    Até agora, NUNCA disseste que os argumentos utilizados por ti para o Homem ser o maior, foram um completo disparate!
    Que essa ideia das estradas NUNCA a devias ter dito, e que daí não te devias meter nestes assuntos, se não sabes o que dizes.

    Sabes que TENHO RAZÃO, mas és incapaz de admitir que não sabes sobre este tema, e daí esses disparates que dizes.

    31 – Recomendo não só espelhos para perceberes que o que criticas nos outros também o fazes (os tais que pensam que sabem tudo sobre um assunto só porque viram uma palestra tua), mas recomendo também HUMILDADE para RECONHECERES quando não sabes, e dares RAZÃO quando não a tens.
    Talvez assim aprendas alguma coisa, em vez de perderes tempo em discussões em que claramente demonstras de que não sabes sobre o assunto em causa.

  3. Miguel Seabra,

    Boas. Temos aqui uns problemas, os problemas de não saber ler, e de claramente não saber estar calado para não se ser ignorante no que se diz.

    Não sei quem é o Miguel Seabra, mas claramente MENTE quando diz que disse isto ou aquilo numa palestra.

    Claro que pode vir praqui dizer os disparates que quiser, e acusar de falta de humildade, frustrações e trazer anedotas sobre o que diz que fez ou que percebeu de não sei de onde.

    Mas claramente MENTE.

    Os factos são:

    1 – eu já disse várias vezes ao Zé, que ele é o melhor divulgador em Portugal. Ele sabe isso. No meu comentário anterior digo claramente isto: "Ó Zé, tu és um excelente divulgador. Sabes isso muito bem."

    Logo, NUNCA foi isso que esteve em causa.

    Ou seja, se o Miguel pensa que o problema é esse ou que isso está em causa, aconselho um curso de português.

    2 – Eu sei o que faço, e felizmente sei o que sei e como divulgo. Logo, é-me completamente indiferente o que o Miguel pensa.

    3 – Eu faço o que quero. Sempre o fiz. Logo, será uma perfeita imbecilidade acusar de frustrações ou invejas quem faz o que quer. Pode ter a certeza que se eu quisesse fazer outra coisa qualquer, fazia. E, suponho eu, com a mesma competência e sucesso. Historicamente, sempre foi assim, por isso não tenho razões para duvidar que seria diferente.

    4 – Sempre fui honesto com o Zé. Sempre lhe disse o que pensava. Logo a acusação de que não sou honesto com ele, é mais um disparate.

    5 – "Que eu saiba ele sempre te defendeu, apoio e ajudou."

    Fiquei curioso. Não só em saber em que é que o Zé me ajudou, apoiou ou defendeu (e não tou a negar ou afirmar, só quero saber quais os seus exemplos!), mas sobretudo em saber como raio é que o Miguel Seabra sabe coisas sobre mim e o Zé.

    Anda agora atrás de mim? Sou assim tão importante para si que anda a falar de mim com o Zé (ou com outros)?

    6 – O Zé nunca me fez mal. Nem eu lhe fiz a ele, penso eu de que.

    A ele, faltam-lhe bastantes conhecimentos neste assunto.

    Mostrar-lhe isso é fazer-lhe mal???

    Que raio de mentalidade essa de certos portugueses que acham que a crítica sobre CONHECIMENTO (e nada mais) é logo fazer mal às pessoas.

    7 – Eu não estou de mal com o Zé. Simplesmente acho que ele não devia falar do que não sabe. E, já agora, essa recomendação deveria ir para toda a gente, incluindo, como se vê, para o Miguel que resolveu comentar de uma forma que não faz qualquer sentido.

    8 – Curioso acusar-me de arrogante e agressivo e começar um comentário por "Temos aqui uns problemas, os problemas da inveja, da frustração e da falta de humildade…". Entre a hipocrisia ou ter telhados de vidro, "venha o diabo e escolha".

    • Miguel Seabra on 06/03/2010 at 02:32
    • Responder

    Boas

    Temos aqui uns problemas, os problemas da inveja, da frustração e da falta de humildade…

    Carlos, não basta ter o conhecimento, têm que ser ter o "tacto" e o dom para se ser um bom palestrante e até a anos luz se percebe o quanto invejas isso no Zé…

    Não estou a dizer que és um máu palestrante ou divulgador mas não tens propriamente a vocação para isso e isso é dificil de "encaixar". Tu bem tentas mas falta-te um bocadinho assim…admite!

    Não adianta os cursos e douturamentos se não se sabe passar a mensagem.

    Secalhar se fores um bocadinho mais humilde e sensivel, as coisas surgem com mais naturalidade.

    Eu bem sei o quanto ficas ofendido quando alguém critica uma palestra tua e eu que o diga, que uma vêz só por dizer que tinha gostado mais duma palestra do Zé, foste logo aos arames.

    Ao ler aqui as tuas respostas, até parece que o Zé te fez algum mal, acho que devias ser um pouco mais honesto com ele e contigo também. Que eu saiba ele sempre te defendeu, apoio e ajudou.

    Sei que a seguir vais fazer um testamento e secalhar até me ofender, mas ficas já a saber que nem te vou responder, eu trabalho e não tenho tempo para tretas.

    Essa tua arrogância e agressividade vái-te trazer muitos problemas e olha que defenitivamente isto não é uma "MISCONCEPTION".

    Cumprimentos

    Miguel Seabra

  4. Carlos

    Eu acho sinceramente que isto é uma perda de tempo e estás a fazer-me perder tempo com isto….portanto, vou tentar resumir isto de uma vez por todas…

    Em primeiro lugar tu tens um tipo de conversa que muita gente não gosta e já tens arranjado conflitos à custa disso. És arrogante na forma como argumentas, usas técnicas de manipulação no teu discurso, muitas típicas do que se vê na política…basta ver o que foi esta conversa para constatar isso…

    Depois insistes em passar um atestado de ignorância aos outros como se fosses um supra-sumo na matéria…Repara que ao longo desta conversa vais-me chamando mentiroso não sei quantas vezes, ignorante, iletrado, um gajo ultrapassado, um burro em resumo…

    Afinal tu até estás nos EUA e falas com os gajos todos e etc…e pobre do Zé vive na aldeia em Portugal e não fala com ninguém…não lê nada…até tira cursos por correspondência, coitadinho é um pobre coitado…

    Por isso, é que eu digo que isto é uma perda de tempo para mim, pois tenho mais que fazer senão aturar-te….

    1-Falaste sem conhecer a palestra. É um facto, mas tudo bem.. O TED quer ideias inovadoras dizes tu, nunca discordei disso…agora se fores a ver muitas das palestras que passam no TED muitas delas não são inovadoras…portanto, a minha estará nesse grupo das não inovadoras…agora para muita gente que lá estava foi um tema novo em termos de TED. Ou seja, nunca tinha sido feito uma palestra sobre a astronomia no TED em Portugal. Nesse aspecto foi algo de novo, agora o tema não era obviamente inovador. Os responsáveis do TED convidaram-me por duas razões. Uma pelo facto da astronomia ser um tema novo no TED e a 2ª porque tinham boas referências sobre mim…foi simplesmente isto.

    2-Mais uma vez manipulas o que eu digo dizendo que eu chamei ignorante às pessoas do TED quando eu nunca disse nada disso. Cá estão as tuas técnicas pseudo a funcionar…

    3-Não vou falar da mais questão do homem, quem começou a usar argumentos disparatados nisso foste tu do tipo do animal pequeno, mas feroz, dos cães e dos gatos e de tretas desse género…mas estão por aí para toda a gente ver…

    4-Sobre a Rare Earth, estamos em pé de igualdade. Eu nunca li o livro e tu também nunca leste o livro do Davies, nem conheces o livro de lado nenhum para andares a fazer os comentários que fizeste. Portanto, estamos quites quanto a isso…

    5-Sobre as cavernas eu nunca falei em humanos nenhuns nas cavernas…disse “muita gente” em sentido figurado como é óbvio, falas do gooey, quando isso no passado era uma pasta de matéria orgânica diferente do gooey das cavernas de hoje…e depois dizes que eu é que sou ignorantes e não leio os livros….

    6-Voltas a falar de Pandora, quando eu já te expliquei o conceito de zona habitável também pode ser aplicado às luas de um planeta gigante, mas tu mais uma vez ignoras isso, continuas amarrado ao conceito de zona habitável de há 20 anos…também não lês os livros que te mandei…

    7-Sobre Titã quando disse “noutro ambiente” não estou a falar de Titã….

    8-Sobre a radiação UV e o campo magnético está mais que visto o erro que cometeste e que podias assumir…mais uma vez deturpas o que eu disse, mas basta ler o que lá está para perceber a tua manipulação…

    9-Quanto à questão da zona habitável…é um conceito….que evoluiu nos últimos anos e que até pode ser aplicado às luas de planetas gigantes….e que continua a ser explanado em obras de referência…Eu próprio já comentei que nosso sistema solar pode eventualmente haver água líquida em Encélado ou em Europa. Estas luas estão fora do conceito tradicional de zona habitável, agora poderão estar dentro de um conceito de zona habitável aplicado a Júpiter e Saturno….Será que custa perceber isto???Tu continuas a argumentar com base no conceito tradicional quando já te disse várias vezes que o conceito pode ser alargado..

    10-Os livros que te mandei não são livros da treta…nem os autores que os escreveram são autores da treta como parece que queres fazer crer…são livros de referência em alguns casos…e são recentes…admito que não os conheças…agora convinha lê-los primeiro e falar depois….para não te armares em esperto…Nenhum dos autores em questão diz que o conceito de zona habitável está morto, o que dizem é que o conceito tradicional é limitado, pois não contempla situações como luas à volta de planetas gigantes…mas nada impede que o conceito seja alargado a essa luas de outra forma…

    11 – E já agora mais uma vez para que não digas que sou só eu que ando a divulgar ideias erradas mando um paper do SIEGFRIED J. BAUER de 2004…

    Planet Earth – our oasis in space
    http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=209895

    É claro que Bauer também vive na aldeia neste caso na Austria…também não sabe nada…não lê livros…enfim é um ignorante como eu…ainda por cima é velho por isso deve estar completamente out..

    12- Sobre a minha palestra propriamente dita…a minha palestra está focalizada nas actuais condições na Terra para a existência de vida complexa… eventualmente não fui claro nisso, devia ter sido mais claro nisso, tudo bem até pode ser…agora achar que eu não sei a diferença entre vida simples e vida complexa é capaz de ser um pouco de pedantismo da tua parte…

    13- Finalmente uma outra coisa. Eu tenho consciência que a minha afirmação sobre o facto da Terra ter tido condições especiais para o surgimento de vida ou mesmo condições especiais actualmente é polémica, pois não é possível quantificar até que ponto isso é verdade, pois não temos termo de comparação apropriado. Agora também não há nenhuma razão de fundo para pensarmos que não teve e portanto a polémica advém do facto de nos movimentarmos num terreno movediço e desconhecido onde é difícil saber ao certo quem tem razão…Por isso, respeito tanto aqueles que defendem que a Terra teve condições especiais como aqueles que acham que não…que isso não tem fundamento…pois não sei de que lado está a razão. Acredito que esteja do meu lado…mas não sei se está…agora não ando por aí a denegrir quem tem uma ideia diferente do assunto….

  5. Zé,

    Pára lá de dizer que “a conversa está acabada”, “é tempo perdido”, “a minha vida não é andar a perder tempo em blogues com conversas destas”, e outras tretas do género, se depois continuas a conversa!!!
    Assume que continuas e pronto!
    Para quê dares o DITO POR NÃO DITO, e dizeres que não escreves mais, e a seguir continuas a conversar sobre o mesmo???
    Será somente desejo de perder tempo a escrever que não falas mais, para a seguir continuares a falar???

    Enfim… que idiotice!

    —————————————————————

    Continuas à espera dos meus argumentos e teorias e não sei lá o quê, porque não sabes ler nem conversar; só pode!
    Quanto ao que eu penso, tens imensos posts meus neste blog sobre o assunto. Devias ler o blog, em vez de ignorares.
    Quanto aos meus argumentos, já te disse que não os tenho que dar!

    Se tu me disseres que estás neste momento a atravessar uma parede de betão, eu digo-te que estás a MENTIR!
    Não vou perder tempo a explicar-te toda a Física desde o 8º ano até à Quântica!
    Pura e simplesmente, MENTES, não sabes o que dizes, e estás a inventar.

    Podes justificar-te de forma bastante pobre, evidenciando graves falhas a nível intelectual, dizendo que consegues atravessar usando manteiga ou geleia.
    Vou-te dizer novamente que MENTES.

    Não vou perder tempo com argumentos, porque é algo tão básico que não merece sequer argumentação-contra.
    Pura e simplesmente, MENTES.

    Fruto de fracos conhecimentos, fruto de uma mente PSEUDO, ou o que quer que seja, mas MENTES.

    —————————————————————————

    Tu conheces as minhas técnicas de conversa?
    Pois conheces! Toda a gente conhece! E toda a gente devia fazer o mesmo!

    Falas como se fosse uma coisa má, quando as minhas técnicas de conversa são muito simples: discutir assuntos quando quero saber mais ou quando tenho razão, e saber não discutir quando não tenho razão ou não sei o que digo.
    Se seguisses essas técnicas, escusavas de dar tão péssima imagem de ti nestes comentários!

    Basicamente existem 2 tipos de pessoas, dependendo da forma como lidam com os erros ou a sua ignorância em relação aos assuntos:

    1 – Há pessoas que aceitam a crítica, sabem quando erram, aceitam esse erro, aprendem, e passam à frente (no sentido de passarem ao próximo assunto).
    Um dos exemplos actuais é o Obama, que apesar de não concordar por vezes com ele, ele até aceita as críticas e aprende com os erros que faz (sobretudo ao lidar com os Republicanos).
    Eu tenho inúmeros exemplos disso ao longo dos anos, mas recentemente tu até tiveste um episódio desses comigo. Há cerca de 8 meses atrás, escreveste um post neste blog mencionando que errei numa das palestras que fiz. Eu percebi o erro e aceitei a crítica. Não comentei o que tu disseste, e MUITO MENOS tentei justificar o erro com argumentos falaciosos e que demonstram total ignorância dos assuntos. Aceitei, aprendi, e ponto final.
    Ainda mais recentemente, há 1 mês atrás, neste mesmo blog, escrevi um post sobre Chaminés Negras que continha um erro de interpretação. Um dos nossos leitores reparou no erro. Eu poderia ter tentado justificar o erro com argumentos absurdos, mas preferi aceitar, contactá-lo em privado, e publicar subsequentemente um post excelente sobre o assunto.

    2 – Há pessoas que não aceitam a crítica, e em face disso, preferem perder o tempo com argumentos absurdos e justificações ridículas, em vez de aprenderem alguma coisa. Tentam defender o indefensável, e isso só as deixa ficar mal!
    Infelizmente, e ao contrário do passado, é isso que tens feito neste caso!

    Tens aqui a explicação das minhas “técnicas de conversa”. Eu prefiro adoptar uma estratégia que me leva a aprender.
    Podes dizer que é um traço da minha personalidade. Podes até dizer que é uma característica essencial do meu carácter.
    Eu prefiro dizer que adopto a 1ª estratégia porque é a mais inteligente.

    Infelizmente a tua “técnica de conversa” é a 2ª.
    E continuas a tentar vir com argumentos absurdos (como as técnicas de conversa) em vez de assumires que meteste água por diversas vezes!

    ——————————————————————————-

    Zé, o meu 1º comentário foi:

    1 – critiquei o facto da tua palestra NÃO ser inovadora, como requerido pelo TED e como até exposto pelo representante português que vinca que os temas tinham que ser “inovadores e criativos”.
    Qualquer pessoa com 2 dedos de testa, percebe que a tua palestra não foi inovadora e criativa. O que tu dizes, já se diz há décadas. Nada de novo trouxeste!
    Tu resolveste discutir com argumentos de que eu não tinha visto a palestra e tal. Quando se percebeu que isso não era necessário, resolveste vir com outros argumentos ridículos para tentar justificar o injustificável.
    Curioso que depois já dizes isto “Que eu saiba não descobri nada de especial, nem nenhuma visão especial sobre o tema”. Ou seja, afinal concordas comigo que a palestra não é inovadora!!!!
    Mas logo a seguir tentas novamente dar o dito por não dito, e parvamente argumentar novamente que até tens razões para a palestra ser assim!!! Dizes tu que a audiência do TED é que é ignorante (por outras palavras, foi o que disseste), e daí viu o teu tema pela 1ª vez!!!
    Enfim….

    Não seria mais fácil ACEITARES a crítica que a palestra não é inovadora, mas simplesmente a fizeste porque os responsáveis do TED a aceitaram???? Pronto, apesar de NAO ser um tema inovador ou criativo, os responsáveis do TEDx’Oporto foram ignorantes ao ponto de pensarem que estavas a dizer coisas novas ou até acertadas! E daí que te aceitaram. Pronto. Tudo bem.
    Não precisavas passar horas a inventar argumentos ridículos. Aceitavas o que toda a gente vê, que a palestra não é nada inovadora, mas fizeste-a porque foi aceite. Só isso!

    Ou seja, eu quando disse que a palestra NÃO É INOVADORA, eu tinha razão!!! Ponto final!

    Em vez disso, preferes andar a perder horas a tentar justificar-te de forma ridícula…

    2 – Critiquei a tua 1ª intervenção no programa!
    Acho que é notório para toda a gente que na tua 1ª intervenção pareces que te keres pôr àparte da conversa, como se não tivesses nada positivo para contribuir para a discussão que eles estavam a ter.
    Como se viu pelas tuas outras intervenções, esse não era o caso. Tinhas coisas para dizer, e disseste-as.
    Daí que a tua 1ª intervenção não foi a melhor.
    QUALQUER PESSOA PODE VER ISSO NO PROGRAMA!!!
    Novamente, eu tive razão no meu comentário.

    Tu resolveste vir contrapõr que a Fernanda Freitas tinha-te deixado para último na 1ª intervenção, como se isso afectasse o meu comentário!!!
    Não tem nada a ver! É um argumento sem sentido!

    3 – Disse-te também que estás errado quando colocas o Homem no topo!
    E aqui então foi quando tu resolveste desvendar o pouco que sabes sobre o assunto, e a quantidade de disparates que dizes.

    1º começaste por dizer que consideravas o Homem especial devido ao domínio na Terra, que o vês por conseguir alterar o planeta. E disseste que por isto querias dizer “alterar a paisagem”, como por exemplo construir estradas!!!
    Sinceramente, não estava à espera de tamanho disparate!!!
    Quando te falei, por exemplo, das plantas que por essa ordem de ideias conseguem alterar a paisagem mais que o Homem, incluindo conseguem acabar com as estradas em poucos meses, que fizeste tu???
    Podias ter percebido a enormidade do disparate que tinhas acabado de dizer!!!
    Podias ter lido sobre isso em livros, podias ter falado com especialistas no assunto, até podias ter visto aquilo que eu te disse em documentários científicos!!!
    Mas claro, tu nem reparas nos absurdos que dizes!!! É que esta da paisagem é uma verdadeira imbecilidade! Sinceramente, não há outra palavra para adjectivar este argumento.

    Mas que resolveste fazer tu???
    Queres continuar a discutir.
    Fazes de conta que não disseste nada, e passas ao próximo argumento.
    Se não é um, então passa-se ao próximo!
    É a estratégia própria dos PSEUDOS!!!

    Quando vêem que o acabaram de dizer é uma idiotice, fazem de conta que afinal pensam é outra coisa, e afinal o Homem já é o maior por outra coisa qualquer!!!

    Enfim, Zé, torno-te a dizer que aprendias mais se usasses as minhas “técnicas de conversa”, e aprendesses algumas coisas com os erros.
    Em vez de continuares a discutir assuntos sobre os quais pouco ou nada sabes!

    ——————————————————————————————

    Do resto dos outros comentários o que se retira?

    1 – Ignoras por completo os ensinamentos da Margulis, do Diamond, e de todos os outros nomes que te coloquei por aqui.
    A razão, para mim, é simples!
    Não sabes o que dizem, e daí que ignoras o que dizem!
    Não és da área, por isso não sabes o que dizem!

    2 – Trocas tudo quando falaste do Rare Earth.
    Disseste: “agora acredito que na galáxia existam muitos outros em situação semelhante e com vida..mas isto já é a minha fé.., pois como sabes também há a malta do Rare Earth….mas pronto eu não sou dessa corrente…”
    Ou seja, como te disse já noutro comentário, provaste que NÃO SABES QUE IDEIA ERA ESSA DO RARE EARTH!!!
    Em vez de leres o livro, ou informares-te sobre isso, preferiste ser levado pela “corrente popular”, sem perceber que estás enganado!
    Ou seja, é mais uma prova de que não sabes do que falas!!!
    O mínimo que podias fazer era ler outros livros do Peter Ward, quiçá até ver algumas palestras dele, ou até ver o que eu já coloquei neste blog sobre ele!!!
    Mas não, preferes continuar a viver na ignorância, e a fazer estes comentários completamente absurdos, fruto de quem não sabe do que fala.

    3 – Na mesma linha de pensamento, apresentas uma série de factores que se vêem regularmente para Vida Complexa.
    Não sabes distinguir Vida Simples de Vida Complexa, e assumes que é tudo a mesma coisa em termos de factores de que dependem!

    4 – Um desses factores, começaste por dizer, que era a Lua!!!
    Quando te disse que esse era mais um factor para VIDA COMPLEXA, finalmente percebeste que afinal esse diz respeito à Vida Complexa e retiraste-o da tua suposta lista.
    Mais uma vez, dás o dito por não dito!!!
    Para teres feito uma palestra sobre isso, não seria sinal que já devias saber quais os factores??? Em vez de estares agora a dar o dito por não dito!!
    Mais uma vez, erraste!!!

    5 – Também já te disse que confundes VIDA, com Humanos, e confundes VIDA como TU a conheces, com a VIDA QUE REALMENTE EXISTE!
    Confundes, porque IGNORAS o que existe. Não sabes. Lês uns livros e pensas que sabes alguma coisa. Mas está visto que nem ler os livros, tu sabes (percebe-se isso na discussão sobre a Habitable Zone).

    6 – “Então para ti a vida das cavernas é que era a vida mais parecida com a vida primordial, mas nas cavernas vive muita gente….Muito bem, agora já dizes que é o gooey…”
    Mais uma vez só provas que NAO SABES LER!!!
    Eu disse isto: “Tu sabes que há cavernas completamente cheias de vida, com condições em que os humanos morrem instantaneamente lá???”
    Obviamente que NÃO VIVEM LÁ HUMANOS!!!!
    Mas como não sabes ler, e tens uma imaginação tão limitada que pensas que toda a vida é Humana, então assumes logo que estou a falar de humanos (mesmo após eu dizer que não!!!! – o mesmo aconteceu quando referi os parasitas!).
    Enfim…

    Mas tens razão: eu não devia ter assumido ke tu conhecias essas cavernas… porque afinal não lês livros, não conversas com as pessoas, não vais a conferencias, não vês documentários cientificos….em suma, não tens conhecimentos sobre a matéria… mas mesmo assim falas como se tivesses! Ou seja, não sabes o ke dizes!
    Sabes que bastaria leres aqui o blog, para perceberes que já falei disso.
    Se calhar até perceberias que estava a falar de “snottites” em cavernas de ácido sulfúrico, que são tóxicas para os humanos!
    Esse é o tal gooey!
    Mas para quê saberes isso? Para quê leres sobre isso? Para quê falares com as pessoas???
    Para ti, toda a vida são humanos!
    Enfim…

    Preferes continuar IGNORANTE, e a divulgar MENTIRAS, do que aprenderes alguma coisa sobre o assunto!

    7 – Pensas que és engraçado por trocares tudo e assumires que os Humanos não têm qualquer controlo sobre a Terra ou que “qualquer animal faz gato e sapato do homem”.
    Novamente, continuas tão limitado em termos intelectuais, que pensas que só existe o branco e o preto!
    Zé, tu dizes que o Homem está no topo! Não está! Ponto Final. Não tou a dizer que está no fundo!!!
    Vai ler um dos livros já postos aqui, por exemplo, sobre as criaturas terrestres. Podes ser que aprendas alguma coisa!!!
    E pode ser que aprendas que lá por não estar no topo, não quer dizer que esteja no fundo!

    Da mesma forma que se disseres que a minha parede é preta, eu vou-te responder que é MENTIRA! Não é preta! Ponto final!
    Mas NÃO TOU A DIZER QUE É BRANCA!!!!!
    Eu sei que tu só vês a preto e branco, mas há muitas cores pelo meio!!!
    Enfim…

    8 – “Basta leres isto para perceber que de facto Pandora nunca podia ser uma lua em torno de um Júpiter quente como tu sugeres…”
    O meu comentário anterior tinha sido: “Pandora ser lua de um Júpiter “Frio” ou Júpiter Quente neste caso é totalmente indiferente. É lua de um gigante, tal como se anda à procura. O que mais uma vez DEITA POR TERRA O TEU CONCEITO DE ZONA HABITÁVEL. Get it?”
    Ou seja, Pandora no filme ser uma lua de um Júpiter FRIO (lê bem, FRIO!), é indiferente. Tal como é, caso fosse lua de um Júpiter Quente.
    O que conta é que seja uma LUA de um Gigante!
    E sendo Lua de Gigante, DEITA POR TERRA O CONCEITO DE ZONA HABITÁVEL!!!
    Sinceramente, não me parece haver forma mais simples de explicar!!! Estava a falar de ZONA HABITÁVEL!!!
    Se não percebes isso, é porque decididamente NAO SABES LER!

    9 – “Titã condições especiais para quê??? Para a vida??? Mas, por acaso, eu disse em algum sítio que Titã tinha condições especiais para vida???? Tu para inventar és demais…”
    Tu disseste antes: “Água líquida no caso da Terra que é o que estamos a falar, não é o caso de Titã. Claro que noutro ambiente a água pode ser substituída…mas estamos a falar da origem da vida na Terra…”

    Dizes claramente que Titã pode ter outro líquido que não a água, dando assim a entender que outros sítios no Universo podem ter outras “condições especiais” baseadas em características diferentes.

    Sendo assim, nem só a Terra tem condições especiais.

    10 – E é melhor nem voltar à idiotice que é dar o dito por não dito, quando está à vista de toda a gente que o disseste.
    Ou seja, queres inventar argumentos IDIOTAS, que só mostram que só sabes MENTIR.

    O exemplo cabal foi quando literalmente disseste “A composição da antiga atmosfera da Terra” e logo a seguir dizes que nunca falaste na composição da atmosfera! Enfim… fizeste-me lembrar o sketch dos Gato Fedorento sobre o Valentim Loureiro!
    Enfim…

    Sobre a radiação: sim Zé, já sabemos (porque colocaste um post sobre isso) que fizeste um curso por correspondência (?) de astrofísica solar.
    É pena não fazeres um curso de português.
    A minha crítica foi ao facto de tu tornares a dar o dito por não dito, assumindo primeiro vida à superfície, e depois dizendo que ela não existia à superfície. Foi só.
    Mas tu preferes inventar outras coisas sem sentido, em vez de aproveitares esse tempo para corrigires o que disseste.

    11 – Por fim, torno-te a dizer o que já te disse, que é seguires uma veia filosófica-religiosa, contra a ciência feita por quem pertence à área.
    Isso só demonstra Iliteracia Funcional.

    ——————————————————————————————————–

    Habitable Zone

    1 – Deves estar a brincar se pensas que vou andar a saltar de livro em livro, só porque tu não sabes ler livros e utilizas técnicas pseudo de, se não dá neste, então passa-se ao próximo!

    2 – Já te disse, e REPITO, que a Habitable Zone é utilizada como ferramenta de apoio, e não como conhecimento em si! Tal qual como a Equação de Drake.
    Se não percebes isto, informa-te, em vez de inventares disparates.

    3 – Penso que não percebes uma coisa muito simples em ciência: rótulos são indiferentes. O que interessa são as características das coisas.

    Exemplo: se retirares o Sol, e meteres lá no mesmo sítio uma CADEIRA com a massa do Sol, os planetas e o Sistema Solar continuará na mesma. Ou seja, não importa o que lhe chamas, seja Sol, cadeira ou Zé! O que conta é que tem a mesma massa!

    Assim, NÃO INTERESSA O QUE CHAMAS A UMA ZONA!!! O que interessa é as características dela!!!
    E qual é a característica dela que TU tens dito? É que pode ter água líquida!
    Mas isso também acontece NOUTRAS ZONAS!!!
    Logo, a Zona Habitável não é assim importante! Não pode ser essa a diferença nela!

    Em vez de andares a perder horas a inventar argumentos estúpidos, espero que aproveites esse tempo para LER O QUE ESCREVO e tentar perceber de CIÊNCIA e de ASTROBIOLOGIA!

    4 – Pode existir água líquida DENTRO e FORA da Zona Habitável, daí que a Zona não é importante!

    Exemplo: da mesma forma que não podes ter 2 carros amarelos, e dizer que o da direita é mais importante porque é amarelo!!! Seria uma estupidez dizer isso! Porque ambos são amarelos! Logo, esse argumento de que um é melhor porque é amarelo, NÃO FAZ QUALQUER SENTIDO!!!

    É o mesmo entre ZONAS!!!!!

    5 – Não existe qualquer “teoria” de Zona Habitável. Mas tu por acaso sabes o que é uma TEORIA???? Mais uma vez, só demonstras a TUA IGNORÂNCIA!!!

    O que existe é que para determinada zona, precisas de certos factores (que existem!) para a água ser líquida, e noutra zona precisas de outros factores (que existem!) prá água ser líquida!
    É só!

    “não quer dizer que a teoria já não serve para mais nada como andas por aí papaguear.”
    Eu não ando a papaguear (sic!) que essa teoria não serve para nada. Simplesmente NÃO EXISTE TEORIA!!! ISTO NÃO É UMA TEORIA!!!
    Tu só provas que NÃO sabes o que é uma TEORIA!!!

    Mais uma vez, aconselho a que aprendas ciência, em VEZ DE ANDARES A DIZER IDIOTICES.

    A Zona Habitável tem uma característica definidora que, sabe-se, define outras zonas também! Através de outras propriedades, mas tem o mesmo resultado!
    Daí que a noção de Zona Habitável deixou de fazer sentido.
    Só serve como ferramenta de apoio.

    6 – Dizes agora isto:
    “Estava agora a ver o livro do Arnold Hanslmeier “Habitability and Cosmic Catastrophes” que actualmente o conceito também foi alargado aos planetas gigantes (págs. 26-28)…
    Portanto, esse famoso conceito que para ti está morto e enterrado, que já nem sequer se ensina nas universidades agora também é usado na questão dos planetas gigantes…o que mostra bem a sua actualidade…”
    O Conceito está obviamente ultrapassado. ESTA É A PROVA!! É utilizado somente como FERRAMENTA DE APOIO!!!

    7 – É exactamente como a EQUAÇÃO DE DRAKE!!! Porra! É preciso explicar novamente????

    Eu passo 2 meses nas minhas aulas a dar CONHECIMENTO CIENTIFICO sobre várias variáveis da Equação de Drake. Ela é utilizada como ferramenta organizacional, só!
    Depois no final, fazemos actividades em que os alunos têm que avaliar a Equação de Drake.
    O mais comum é quando eles incluem factores como LUAS e outras GALÁXIAS, que NÃO CONSTAM NA EQUAÇÃO DE DRAKE!!
    Podes dizer que estão a ALARGAR a Equação de Drake.
    Mas qualquer pessoa percebe que a Equação de Drake está totalmente desactualizada e é utilizada somente como FERRAMENTA DE APOIO.

    O mesmo se passa em relação à Zona Habitável!

    8 – É exactamente igual ao que consideravas onde os planetas estavam há 30 anos atrás, e onde consideras agora.
    Há 30 anos atrás, serias considerado uma “oddball” se pensasses que planetas gigantes pudessem estar pertinho de uma estrela.
    Agora há aos MONTES!
    Podes achar que alargamos os sítios em ke temos planetas, para todos os lados.
    Mas não!
    O que se passa é que as nossas noções há 30 anos atrás eram limitadas, com pouco conhecimento (em relação a agora), e daí que actualmente, em face de tudo o que sabemos hoje, essas noções deixaram de fazer sentido. Já ninguém diz agora que é impossível haver planetas nessas condições!

    9 – O mesmo se passa em relação à vida!
    Os sítios onde a vida pode estar e prosperar aumentaram em 30000000000 % desde há 20 anos atrás.
    O nosso conhecimento mudou completamente sobre isso.
    Podes achar que alargamos o nosso conceito de condições para a vida.
    O que se passou é que o nosso conceito anterior deixou de fazer sentido!
    Já ninguém utiliza as condições limitativas de há 20 anos atrás para definir onde a vida pode estar!
    Porque agora sabe-se que há vida muito para além desses sítios!

    TU CONTINUAS LIMITADO NESSE CONHECIMENTO DO PASSADO!
    CONTINUAS A PENSAR QUE A VIDA SÓ PODE EXISTIR EM DETERMINADAS CONDIÇÕES DO QUE SABÍAMOS HÁ 20 ANOS ATRÁS!!!
    CONTINUAS LIMITADO, E PARADO NO TEMPO!

    A ciência avança! Tu ficas parado em noções do passado.

    10 – E essa limitação que tens sobre a VIDA, tens também sobre a Zona Habitável!
    É a mesma coisa!
    Continuas fechado em noções de há 20 anos atrás!
    E nem te apercebes que desde aí, MUITA COISA MUDOU!!!

    Nota-se perfeitamente que não tens qualquer noção da Natureza da Ciência.
    E vai daí, continuas apegado a geocentrismos, e a conceitos totalmente ultrapassados, que são usados como ferramentas de apoio, mas que tu pensas que para ti são como a Bíblia.

    Lá está, lês livros filosófico-religiosos… e depois dá nisto!
    Uma infinidade de misconceptions sobre conhecimentos científicos.

    11 – Quanto aos livros do Gilmour e outros. Eles dizem claramente que na Zona Habitável pode existir água sob certas condições. E FORA da Zona Habitável também pode haver água sob outras condições.
    Eles dizem claramente que pode haver água DENTRO E FORA da Zona Habitável!
    Ou seja, a característica definidora de Zona Habitável (possibilidade de água líquida) deixa de existir, como diferenciação entre o que é e o que não é!

    Seria como se eu dissesse: em Portugal pode haver vida! isso fazia de Portugal mais ou menos importante em relação a Espanha??? Isso diferenciava Portugal do resto??? Isso definiria Portugal de alguma forma???
    Claro que não!!!!
    Definia no passado porque só se conhecia vida em Portugal! Mas agora sabe-se que existe em Portugal, em Espanha, em França, etc, logo essa noção de que Portugal é importante devido a isso, NÃO FAZ SENTIDO!!!

    Pode-se continuar a usar em livros, como ferramenta de apoio, para eu falar de Portugal, por exemplo, mas não como conhecimento em si, e muito menos como diferenciação entre países!!!

    12 – “Depois em relação ao livro do Gilmour e o Sephton também tens que me dizer em que página é que eles dizem que a teoria da zona habitável está ultrapassada??”

    Tendo em conta os pontos anteriores, é perfeitamente notório que os autores dos livros NÃO precisam de escrever textualmente que a noção de Zona Habitável está ultrapassada. Isso é perfeitamente explicado por eles, ao considerarem que a Zona Habitável não é especial para a água. Pode ter, como outras zonas podem ter.

    Mas tens razão. Se calhar todos eles deveriam dizer “preto no branco” isso mesmo. Eles assumem que os seus leitores são minimamente inteligentes e percebem isso ao ler os livros. Mas está visto que alguns dos leitores deles, não sabem ler os livros!

    ——————————————————————————————–

    Ó Zé, tu és um excelente divulgador. Sabes isso muito bem.
    Falas extremamente bem, para pessoas, como bem disseste atrás, que são ignorantes nos assuntos em causa.
    Por isso, podes inventar o que quiseres, podes mentir à-vontade, podes demonstrar uma falta de conhecimento enorme, que ninguém nota!!! Ficam-se a rir das tuas anedotas e ficam a pensar que o que dizes até é verdadeiro!
    Não percebem que não percebes patavina do assunto.
    (estou-me a referir, obviamente, aos disparates que tens dito nestes comentários)

    O problema é que se apanhas pessoas que até sabem do assunto, entras por um caminho de contradições, de misconceptions, e basicamente de argumentos idiotas que não te ficam nada bem!

    —————————————————————-

    Sabes que ler livros avulso, ou tirar cursos por correspondência, não é a mesma coisa que tirar cursos presenciais.
    Devido a toda a envolvência que existe nessa presença.

    Mais do que as próprias aulas, em que se aprende bastante, sobretudo nas discussões uns com os outros (que não tens ao ler livros simplesmente!), aprende-se bastante também nos corredores.
    Um dia apanha-se o líder mundial em discos à volta de estrelas, e passa-se uma tarde a discutir os problemas da inércia.
    Noutro dia vai-se no corredor, e um dos líderes mundiais em buracos negros, descobre uma cena totalmente nova, que já vai pra publicar num próximo journal.
    Todas as semanas discute-se papers que vão saindo em journals.
    Todas as semanas existem vários seminários e palestras sobre os mais variados assuntos em astronomia.
    Até se consegue aprender em palestras dessas com os melhores, tal como eu disse num post recente, que o que se lê em livros está errado, e que até uma das melhores imagens que a NASA desenhou sobre a Evolução do Universo está cheia de misconceptions e “assumptions” em que, ao contrário da ideia popular e do que se pode depreender dos livros, afinal não há quaisquer dados para isso que se diz e escreve nos livros! (os tais que lês e imaginas ingenuamente que sabes muito!).

    Ou seja, podes ler livros e mais livros, que vais continuar com um conhecimento muito limitado sobre os assuntos!
    Precisamente porque não sabes o que se passa!!!

    Assim como se pode ir assistir a uma palestra ou a um seminário, e aprender-se muito mais fora dele, nos corredores, ao falar com as pessoas.
    Por exemplo, no último seminário a que fui (de cosmologia!), mais do que as palestras, o que foi importante para mim foram as conversas de várias horas que tive fora desse seminário… e foram conversas de astrobiologia com astrobiólogos!

    Claro que se ficar em casa a ler livros… não tenho nada disto!

    Daí que não devia ser surpresa para ninguém quando eu digo que quando vou pra Portugal, fico estúpido!
    Deixei de ir 3 meses no Verão e passei a ir só um mês, precisamente por causa disso!
    Porque intelectualmente ficava a perder bastante nesses 3 meses!
    E no entanto, leio mais livros quando estou em Portugal do que até quando estou aqui!
    Mas não são os livros que interessam.
    É toda a envolvência que tenho aqui, o poderio mental à minha disposição, que não tenho em Portugal.

    Por isso, Zé, sinto muito, mas podes ler 10 livros se quiseres, que intelectualmente ficas sempre a perder, comparando com estares num sítio que te proporciona muito mais do que ler livros alguma vez te poderia proporcionar!

    —————————————-

    Mas uma das importantes lições de estar onde estou, e de ter toda esta envolvência, é ter aprendido a saber o que sei, e a saber o que não sei!
    E isso não se aprende a ler livros!!!

    E discuto o que sei, e procuro aprender o que não sei. Não invento sobre o que não sei. Não me ponho com argumentos estúpidos que só demonstram a minha ignorância sobre certos assuntos!
    Daí que nunca me viste a discutir sobre telescópios, por exemplo!!!!
    E tenho vários livros sobre isso! Tenho livros dos portugueses Máximo Ferreira, Guilherme de Almeida, Pedro Ré, como tenho livros de estrangeiros. Ainda recentemente me deram um livro sobre construção de telescópios.
    Eu tenho os livros. Leio-os. Mas sei que não sei sobre o assunto. Porque não é a leitura de livros que me faz ficar a saber de um assunto o suficiente para achar que até posso discutir com quem é da área, como se eu soubesse tanto ou mais que essa pessoa.
    Obviamente que não sei. E reconheço isso!
    Daí que não discuto isso. Não sou parvo para o fazer! Nem parvo nem masoquista!

    Já tu lembras-te de discutir assuntos, só porque leste uns livros, notando-se perfeitamente que nem sequer percebeste o que leste, notando-se perfeitamente que tens graves falhas no conhecimento desses assuntos (ver em cima a quantidade de coisas que não sabes), mas mesmo assim achas que sabes mais que os grandes líderes na área. Numa palavra: ridículo!

    Que péssima imagem dás de ti!

    ——————————————————————————————————-

    Já agora, proponho-te que leias o post sobre o Gago Coutinho que TU próprio escreveste aqui no blog.
    No post dizes isto dele: “o episódio mostra bem que o Almirante tinha falado sem conhecer a fundo o assunto”.

    O mesmo se passa agora contigo.

    ——————————————————————————————–

    Zé, sabes que aqui os meus TAs não dão aulas.
    Não é porque não sabem um mínimo de astronomia, porque sabem, daí serem assistentes. Mas sim porque não têm conhecimentos suficientes para o fazer, mesmo lendo livros e assistindo a aulas. Essa é a regra.

    Da mesma forma que tu ainda há uns meses atrás achavas ridículo, e eu concordava contigo, que havia pessoas que só porque foram assistir a um curso teu, ou assistiram a uma palestra tua sobre um determinado tema, ou só porque leram um livro qualquer sobre um tema, então pensavam logo que podiam dar também eles um curso sobre o mesmo tema, porque teriam os mesmos conhecimentos que tu.
    Tu, obviamente, achavas isso ridículo. Que não fazia sentido eles pensarem que sabiam tanto como tu só porque assistiram a algo teu.

    É o mesmo aqui.

    Mas agora os papéis estão invertidos.

    Tu achas ridículo que algumas pessoas pensem que até sabem do assunto ao ponto de poderem dar palestras sobre isso, só porque assistiram a uma palestra tua. Elas certamente que não teriam os teus conhecimentos sobre o assunto, mas nem se apercebem disso.

    E no entanto, agora estás a fazer o mesmo!

    Só porque até lês uns livros de vez em quando sobre o assunto, pensas que até sabes sobre o assunto (claramente não sabes, olhando para os teus comentários aqui, para as Misconceptions e Mentiras que dizes, e para a ignorância que demonstras quando te falo de algo que não leste nesses livros de há anos atrás), e vai daí até te pões a fazer palestras sobre o assunto e a imaginar que até sabes mais que os especialistas na matéria!

    Achas ridículo quando outros o fazem, e aí tás certo.
    Mas tens uma incapacidade gritante de perceber que TU próprio estás a fazer isso!
    E daí que nem te apercebes do pouco que sabes sobre o assunto, das misconceptions que tens sobre o assunto, das mentiras que divulgas, e em geral não te apercebes dos fracos conhecimentos que tens sobre o assunto em causa.

    Recomendo espelhos…

  6. Ah e já agora uma achega final ainda sobre a questão da zona habitável (HZ) essa famosa zona que para ti é já um conceito ultrapassado…

    Estava agora a ver o livro do Arnold Hanslmeier "Habitability and Cosmic Catastrophes" que actualmente o conceito também foi alargado aos planetas gigantes (págs. 26-28)…

    Portanto, esse famoso conceito que para ti está morto e enterrado, que já nem sequer se ensina nas universidades agora também é usado na questão dos planetas gigantes…o que mostra bem a sua actualidade…mas pronto são livros que tu não costumas ler….afinal estes gajos são como eu estão todos ultrapassados…

    Desta forma, a única coisa que fará sentido dizer a respeito das luas gigantes dos Hot Jupiters, é que aquelas que estejam situadas nas zonas de habitabilidade, serão sítios interessantes para procurar vida, mas apenas essas…cá está de novo "condições especiais"…

    Mas pronto não vale a pena continuar com este lero-lero…é tempo perdido…

    Um abraço

  7. Carlos

    Como já te disse noutro comentário continuo à espera da tua teoria das condições vulgares…é que falas, falas, dizes que eu estou errado, mas ainda não disseste qual é a teoria correcta????

    Esta conversa para mim não leva a lado nenhum. Como te disse noutro comentário és uma pessoa entendida no assunto, mas devo confessar-te que fiquei muito espantado com o tipo de argumentação que desenvolves ao longo destes comentários…as confusões que fazes, as ideias que papagueias…de repente até fiquei receoso…porque nem parece de uma pessoa entendida em astrobiologia…

    Amigo, eu sei muito bem o que é TED, agora uma única coisa é a filosofia do TED no geral…outra coisa é a realidade aconselho-te a ver algumas das palestras dadas no TED…sobre astronomia…e veres o que tem de inovador??? Falam de coisas que já todos nós sabemos…agora para quem vai ao TED e não percebe nada de astronomia podem ser novidade…

    Então para ti a vida das cavernas é que era a vida mais parecida com a vida primordial, mas nas cavernas vive muita gente….Muito bem, agora já dizes que é o gooey…
    Para mim, a vida mais parecida com a vida primordial são os estromatolitos da Austrália, que eu saiba não vivem em cavernas??? Mas talvez me possas falar de algum estromatolito que vive em cavernas…quanto ao gooey só conheço o dos caramelos…mas eu sei onde foste buscar isso…só que o gooey que aparece nos livros sobre a origem da vida é uma pasta de moléculas orgânicas não é ainda vida e como também não tens qualquer registo fóssil dessa pasta fazer uma comparação com o gooey das cavernas é no mínimo abusivo… até porque o gooey das cavernas não é uma pasta de moléculas orgânicas…

    Eu estou a comparar a Terra com os planetas conhecidos…não é com todos os sítios do Universo…Já o disse não sei quantas vezes, mas tu não lês e depois inventas como é teu hábito…

    Titã condições especiais para quê??? Para a vida??? Mas, por acaso, eu disse em algum sítio que Titã tinha condições especiais para vida???? Tu para inventar és demais…

    Sobre zona habitável…mas que grande descoberta a tua que pode haver água líquida fora da zona habitável??? Encélado tem água líquida e está fora da zona habitável…Ora mas para ti este facto vem logo destruir a teoria da zona habitável….Portanto, a tua teoria é que agora a teoria da zona habitável já não vale nada, porque pode existir água líquida fora da zona habitável…Pois pode e isso quer dizer simplesmente que a teoria está incompleta ou que não contempla todos os cenários possíveis para a existência de água líquida, não quer dizer que a teoria já não serve para mais nada como andas por aí papaguear. A teoria continua a ser válida para os planetas na zona habitável, como o caso da Terra ou outros na mesma situação… daí que seja natural aparecer na literatura e ser dada em cursos de astrobiologia e aparecer em livros de astrobiologia…ou de planetas extra-solares…A borracha que passas sobre os livros de planetas extra-solares é curiosa…para ti basta passar um ano e já vão todos para o lixo…bem, mas eras tu que dizias que a teoria já não se usava há 10 anos…e vai-se a ver continua a ser abordada em livros com 1 ou 2 anos…em congressos com 1 ou 2 anos…em papers com 1 ou 2 anos…suponho que esses gajos todos que escreveram livros há 2 e 3 anos estão todos desactualizados, que não sabiam que tu já tinhas decretado a morte da teoria da zona habitável…tens que falar com os gajos todos é que os gajos estão a viver como eu no século passado…

    Depois em relação ao livro do Gilmour e o Sephton também tens que me dizer em que página é que eles dizem que a teoria da zona habitável está ultrapassada?? É que estou farto de procurar no livro e não vejo onde isso está??? Ah já sei o Gilmour e o Sephton já estão ultrapassados, pois são de 2003.

    Mas estou agora aqui a olhar para o Andrew M. Shaw na página 204-206 e não é que o gajo também fala de zona habitável?? Até diz mais na 206: que a Terra teve condições muito afortunadas para o aparecimento da vida e o Shaw é de 2006, ah mas temos o Arnold Hanslmeier, que tem um capítulo inteiro só sobre zonas habitáveis e que diz que vida aparece sobre condições favoráveis…e o livro é de 2008….bem já te tinha mandado uma lista….mas pronto estes gajos para ti não valem nada já estão todos ultrapassados…

    Sobre os cometas já te disse várias vezes que também tiveram importâncias, mas é hoje corrente entre vários autores que o vulcanismo teve um papel mais importante na formação dos oceanos da Terra, ou seja, o papel dos cometas não é o mais relevante…

    Sobre o campo magnético e radiação UV, grandes conhecimentos os teus…Desde quando é que o campo magnético protege a Terra da radiação UV??? A radiação UV é por acaso partículas energéticas???? A radiação UV é a radiação energética…partículas energéticas são partículas carregadas electricamente que o Sol ejecta frequentemente e contra as quais estamos protegidos pelo campo magnético…pensei que sabias isso…afinal confundes coisas básicas de astrofísica solar…

    Quanto ao resto não vale a pena comentar que é tempo perdido contigo, realmente o homem é um ser insignificante na Terra, não tem controle nenhum sobre nada…ainda nem descobriu uma vacina para a malária…a tal que matou os gajos da meso-américa, qualquer animal faz gato e sapato do homem..até os dinossauros se fossem vivos brincavam connosco….afinal foram muito melhores que nós…coitados de nós…somos mesmo uns tristes…espero é que não ensines estas teorias aos teus alunos..senão os gajos ainda vão pensar que vivem também noutro mundo….

    Mas não podia deixar passar a questão de Pandora e dos Júpiters quente em claro…Anda-se à procura de luas em Júpiter Quentes??? Pois anda… não é caso de grande novidade, mas depois num outro comentário dizes esta frase espantosa baseada em literatura de jornal…

    “É curioso, porque ANTES do filme, se vires AULAS DE ASTRONOMIA PARA UNIVERSITÁRIOS NOS EUA, vês que já há alguns anos (à volta de 3), que já se andava a ensinar que provavelmente o melhor sítio para se encontrar vida lá fora será nas Luas Gigantes dos Júpiteres Quentes.”

    Nas Luas Gigantes dos Júpiteres Quentes o melhor sítio para encontrar vida???? Bem, essa é muito boa…nem imaginas as limitações que uma lua gigante pode ter à volta de um Júpiter Quente relativamente a condições de vida, portanto, estão longe de ser o melhor sítio para encontrar vida lá fora, a única possibilidade de terem vida é se obedecerem a certas condições especiais…mas sugiro que leias algumas obras para perceberes isso…

    1- The privileged planet: how our place in the cosmos is designed for discovery de Guillermo Gonzalez,Jay Wesley Richards páginas 97-101…

    2 – Exoplanets: detection, formation, properties, habitability de John W. Mason páginas 291-297…

    Basta leres isto para perceber que de facto Pandora nunca podia ser uma lua em torno de um Júpiter quente como tu sugeres…

    Ah, mas o Guillermo Gonzalez e o Jay Wesley Richards, também são suspeitos pois escreveram em 2004 a dizer que o nosso planeta é um local privilegiado, cá está também são uns gajos ultrapassados como eu…mas pronto lê só Mason que é de 2008, pois os outros não são de confiança…

    E pronto por mim esta conversa está acabada pois tenho mais que fazer do que andar na net a alimentar polémicas que não levam a lado nenhum…

    Um abraço

  8. Zé,

    Tu podes chorar o que quiseres, e falar em tácticas e não sei que mais, que o que se continua a ver é que não tens argumentos, e não consegues defender o que pensas. Lês livros, mas continuas com conhecimentos MUITO confusos, e MISCONCEPTIONS.
    Para mim, é porque não sabes ler! Só pode!

    Torna-se ridículo é quando fazes referência ao meu tipo de argumentos.
    Eu NÃO preciso de ter quaisquer argumentos.
    Não sou eu que ando a divulgar MISCONCEPTIONS por aí.
    Tu é que o andas a fazer.
    Logo, TU é que és responsável pelo que dizes e pela forma como argumentas em prol do que andas a dizer.
    Eu só te estou a demonstrar que NÃO sabes do que falas. É só.

    1 – Devias saber que o TED é para ideias que valem a pena divulgar, que sejam inovadoras, criativas, de futuro, especiais. O próprio responsável pelo TEDX’Oporto disse que os temas tinham que ser, e passo a citar: “inovadores e criativos”.
    Tu acabaste de concordar comigo que o teu não o é!

    2 – Não sabes qual o conceito de vida complexa? Não sabes diferenciar? Não lês livros?
    Os teus critérios são para vida complexa! Ou então, não sabes ler!
    Aliás, mostraste isso quando falaste no Rare Earth. Penso que demonstraste claramente que não sabes do que falas, que não leste o livro, que nunca viste uma palestra do Peter Ward, que não sabes o que pensam. Foste levado pelo “levantamento popular” contra a ideia proposta no livro, e nem sequer percebeste que o “levantamento popular” e o que o livro dizia eram coisas diferentes.
    Hint: tem a ver com vida complexa.
    Tal como as “condições excepcionais” que te lembras de imaginar.

    3 – A vida nessas cavernas não tem a ver? Tu tens visto a vida nessas cavernas?
    Mas qual vida tu achas que é mais parecida com a vida primordial? A vida em Aveiro que vês na rua, ou a vida nessas cavernas???
    Oh Zé, o “gooey” existente nessas cavernas é + parecida com a vida primordial, até pelas condições em que existem, do que qualquer vida que andes a imaginar neste momento!
    Enfim…
    MAIS UM TIRO NO PÉ!

    4 – Estamos a falar só na Terra? A tua ideia é que a Terra é especial! Ou seja, tás a comparar a Terra com TODOS os outros sítios no Universo, e a dizer que tem condições especiais!!!
    Se dizes agora que Titã também pode ter condições especiais, com a água a ser substituída por outros líquidos, então a tua “teoria” cai! Afinal, há muitas “condições especiais”.
    Get it?

    5 – Sabes o que é uma ferramenta de apoio? É algo que não é ensinado como “verdade”, mas como apoio a um desenvolvimento crítico do assunto. Get it?
    É tipo a Equação de Drake. Ninguém imagina a Equação de Drake como sendo verdade para coisíssima nenhuma, mas pode ser útil em termos organizacionais, e para ir MUITO MAIS ALÉM dessa ideia datada!!! Get it?
    O mesmo para a Zona Habitável.
    Se retiramos os livros sobre Planetas Extrasolares, que não compro porque sei que passado 1 ano estão desactualizados (tenho vários em casa que me provam isso), todos os outros livros, conheço e estão aqui por casa.
    Mas vou-me concentrar no livro que colocaste em posição especial – fora da lista. Penso que será por o considerares mais importante. O que te vou dizer para este livro, podia-te dizer para QUALQUER OUTRO LIVRO, simplesmente uso este porque me pareceu que lhe deste mais importância.
    É o do Gilmour e Sephton.
    A partir da página 45 falam da Zona Habitável. E dão algumas características para essa zona habitável, que podem levar a água líquida, e quiçá até a vida.
    MAS, e isto é que é o MAIS IMPORTANTE, por exemplo, na página 52 começam por “HOWEVER” e dizem que PODE HAVER ÁGUA LIQUIDA FORA DESTA ZONA, provando que esta zona não é especial.
    Pode haver água liquida nesta zona e fora desta zona!!! Percebes???
    E dão outras formas de providenciar energia para esses mundos que não têm a ver com a distância à estrela!
    Na página 167 até discutem a possibilidade de haver oceanos e vida no sistema de Plutão!!!
    E isto é um livro que já tem 7 anos!!! mas é um livro importante pela visão deles!
    7 anos depois, tu continuas a seguir uma mentalidade limitada!

    TU NÃO PODES DIZER QUE ZONA HABITÁVEL É IMPORTANTE, PORQUE PODE HAVER ÁGUA LIQUIDA NELA E FORA DELA!!! Percebes? É um argumento SEM SENTIDO! É UM DISPARATE!!

    6 – Ou seja, está visto que tens uma imaginação tão limitada que não consegues pensar em vida que não precisa da atmosfera para nada. Nem sequer tens noção de toda a vida existente na Terra actualmente.
    Nem sequer percebes que se estás a falar do início da vida, que a atmosfera era totalmente diferente.
    Continuas a pensar que só porque vês uns gajos a falar francês, então toda a gente no universo tem que falar francês.

    7 – Ver ponto 5. Está visto que não sabes ler livros.

    8 – A pergunta que eu te fiz foi porque raio só consideravas vulcões e não cometas. Porque raio para ti os cometas não são importantes. Tu preferes não responder e vir com técnicas pseudo, de desviar as perguntas para mim. Excelente forma de defenderes o que dizes.

    9 – Tu disseste: “formação de um campo magnético essencial para proteger a vida do bombardeamento de partículas energéticas.”
    Agora dizes: “A Terra primitiva tinha, por exemplo, níveis de radiação UV fatais para a vida na superfície (40 vezes superior ao actual nível)…por exemplo, não era viável vida à superfície nos primeiros tempos enquanto não houve ozono…portanto, aí a radiação não ia provocar evolução nenhuma…”
    Fantástico Zé!
    Em 2 simples comentários conseguiste contradizer-te!
    1º o campo magnético era essencial para proteger a vida da radiação. Obviamente que estavas a falar da superfície.
    2º devido à radiação fatal, a vida “teve que se esconder”. Ou seja, o campo magnético era indiferente, porque a vida não estava à superfície!
    Conselho: lê o que escreves, e percebe porque te respondo aquilo que te respondo. Senão, se é para te contradizeres, mais vale não continuarmos, porque está visto que não tens ideia sequer das tuas ideias.

    10 – Este foi o teu comentário agora: “Condição especial em relação à atmosfera é a sua existência e o seu papel na existência de água líquida e na regulação da temperatura da Terra. Alguém falou em composição específica… Falas do Stan e do Miller?? A respeito de quê? Eu nem sequer falei na composição da atmosfera”

    O teu comentário anterior tinha sido: “A composição da antiga atmosfera da Terra associada a factores já referidos permitiram condições especiais para a vida.”

    Realço a palavra COMPOSIÇÃO. Será que é preciso continuarmos esta discussão?
    Está-se a tornar ridículo que em vez de defenderes as tuas ideias com argumentos consistentes, andes agora simplesmente a contradizeres-te…

    11 – ??? Resolveste não colocar ponto 11. Deve ser o teu número do azar, ou então não quiseste contradizer-te novamente….

    12 – “Dos factores que referi nesse comentário o único que diz respeito à vida complexa é a Lua, os outros restantes diziam respeito à origem da vida na Terra…”
    E digo-te eu que isso é MENTIRA!
    Ou então, torno-te a dizer, não sabes ler livros (que dizes tu que os lês).

    “É que ainda estou para saber qual é a tua teoria sobre as condições originais na Terra para o surgimento da vida????”
    Não sou eu que ando a falar publicamente sobre isso, por isso é-te indiferente quais são as minhas ideias.
    O que não te devia ser indiferente é andares a passar Misconceptions.

    13 – “Esta tua conversa parece a do gajo que tem um caniche lá em casa e que diz: o meu cão é muito pequeno, mas é muito feroz…”
    Precisamente! Excelente exemplo para ti! Para ti, tudo o que é “teu”, humano, é que é bom!

    “O homem é o maior predador à face da Terra porque tem capacidade de eliminar qualquer animal em qualquer meio, seja em terra no mar ou no ar…”
    Really????? REALLY???? Não consegues pensar em nada que o Homem não consiga eliminar?? Enfim…

    “Seja um caniche, seja um elefante, seja uma baleia, um tubarão, um felino, um pardal ladrão ou qualquer animal que imagines.”
    Cá está. A tua imaginação limita-se àquilo que vês nas ruas de Aveiro, ou similar.
    Esqueces-te que há MUITA MAIS VIDA do que aquela que até é “parecida” contigo, que não tem nem sequer um tamanho similar.

    “Nunca animal algum na história da vida na Terra teve algum dia uma capacidade em tão larga escala de predação…”
    Os vários tipos de dinossauros que rularam o mundo durante 150 milhões de anos, e em todas as condições ambientais, estão desapontados, enojados, e até divertidos, com a arrogância destes humanos que acabaram de chegar à arena terrestre.

    A Varíola, Sarampo, e Varicela, que mataram cerca de 90% dos indígenas da meso-américa, e que por isso mataram infinitamente mais que as espadas e as armas dos humanos, também olham para estas tuas afirmações de forma divertida, e com um sorriso sarcástico nos “lábios”, como que a dizer: “coitado, pensa que é o maior”.

    14 – “os dinossauros jamais seriam capazes de exterminar mais de metade da vida na Terra”

    E os homens são?
    Diz-me lá, achas que a maior parte da vida na Terra são “Seja um caniche, seja um elefante, seja uma baleia, um tubarão, um felino, um pardal ladrão ou qualquer animal que imagines” ???
    É esta a vida que pensas que está em maioria na Terra???
    Porque parece que pensas isso!!!!

    15 – “Os cães não podem exterminar todos os gatos por várias razões. A primeira é que não conseguem organizar-se para isso…e muitos nem sequer teriam capacidade para exterminar gatos…”
    Não têm capacidade para exterminar????
    Mas o melhor ainda é a 1ª frase: para teres uma exterminação precisas de uma organização???? LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Podia-te dar exemplos do Hemisfério Sul, novamente. Mas para quê?
    Está em livros, e em vários outros sítios, mas já se percebeu que ou tens dificuldades de leitura, ou não queres saber o que dizem.

    Curioso que não quiseste saber o que eu ou o Jared Diamond queríamos dizer com “ficar dependente dessa manipulação”, mas preferiste ridicularizar o conceito SEM SABERES O QUE ISSO QUER DIZER!
    Excelente Zé!
    Não esperava essa vinda de ti!
    Mas talvez penses que és mais inteligente que toda a gente, que sabes mais que qualquer outra pessoa, até que o consagrado Jared Diamond! Por isso, para quê tentares aprender alguma coisa?
    Mais vale ridicularizares.

    ahhh e agora escusas de perguntar, porque vou-te mandar ler os livros, em vez de ridicularizares os autores sem saberes do que falas.

    “Se calhar algum dinossauro, algum que montou algum laboratório de biologia…”
    Agora fizeste-me lembrar o Douglas Adams, e a forma como os ratos viam as suas experiências com os humanos, ou as razões dos Golfinhos saberem que eram mais evoluídos que os Humanos. precisamente por não terem esses “laboratórios de biologia”…

    “Sabes o que são parasitas? Está dentro dessa tua “manipulação de outras espécies”?”
    “R- Está porque podemos manipular bactérias ou vírus…”
    Estava a falar DELES – dos parasitas! Deixa de pensar que o Universo anda à volta dos Humanos!

    16 – O que é uma extinção maciça para ti?
    Acabar com todos os coelhos é suficiente? Ou tem que se acabar ao mesmo tempo com coelhos e galinhas para ser considerada “maciça”?

    17 – Mais um salto… mas aqui percebo o porquê.

    18 – Tu com toda a tua tecnologia e inteligência, continuas a não conseguir ter a liberdade de movimentos e a poder voar como as águias. Se calhar não és tão inteligente como pensas ser… diz a águia.

    19 – “Curioso dizeres que não vivo neste mundo.
    É curioso porque esta é a minha área! Por isso, devias assumir que até sei do que falo.
    Também é curioso porque já te falei em vários nomes (junto mais o Webb, Ward, Margulis, Diamond, Dick, Pickover, Shostak, Gilmour, Aczel, Stweart, Darling, e MUITOS OUTROS), que estão nos picos desta área, e que também teriam graves problemas com o que TU dizes.”

    “R- Penso que também teriam grandes problemas ao ver o que tu defendes e o que tu escreves…ainda por cima sendo da área…”

    Por acaso costumo vê-los de vez em quando e falar com alguns deles.
    Não têm problemas com o que eu defendo.
    Já com o teu antropocentrismo teriam.
    Mas claro, tu é que deves ter razão, porque mandas uma lista de livros, que claramente não sabes ler o que dizem (por exemplo, no respeitante à Zona Habitável).

    20 – Pandora veio a respeito deste teu comentário: “Não sei em que mundo é que tu vives (Pandora????)”.
    Novamente, como não tens argumentos para defenderes as tuas ideias, preferes gozar.
    Claro que o teu gozo leva a TIROS NO PÉ, como foi este caso, e já noutros anteriores.
    Neste caso, é porque, como te expliquei, anda-se à procura de exomoons em Hot Jupiters (planetas gigantes… perto das estrelas – porque é isso que temos encontrado em maioria para já).
    Pandora ser lua de um Júpiter “Frio” ou Júpiter Quente neste caso é totalmente indiferente.
    É lua de um gigante, tal como se anda à procura. O que mais uma vez DEITA POR TERRA O TEU CONCEITO DE ZONA HABITÁVEL. Get it?

    abraço!!!

  9. E agora mesmo para finalizar…

    Eu gosto sempre de aprender coisas com as pessoas, por isso, é que mantive esta conversa contigo…fiquei obviamente espantado com o teu tipo de argumentos em grande parte da discussão…Obviamente que és uma pessoa interessada em astrobiologia e tens conhecimentos na área, nada disso está em causa…Agora argumentas de forma pouco consistente para o meu gosto e transvias muito a conversa…

    Deves perceber que eu também conheço autores e livros nessa área e preocupo-me minimamente em saber alguma coisa…É certo que sei sempre muito pouco mesmo que tenha lido 10 ou 20 livros…mas sei alguma coisinha….

  10. Carlos

    Sabes que eu já conheço as tuas técnicas de conversa há muito tempo e comigo não vais a lado nenhum com isso…Já te disse que falas muitas vezes de forma impulsiva sem pensar no que dizes e depois vem com uma tácticas a tentar dar a volta ao texto, mas sabes que isso comigo não pega…

    1.A minha palestra não é inovadora??? Mas quem é que te disse eu tinha descoberto alguma coisa??? Que eu saiba não descobri nada de especial, nem nenhuma visão especial sobre o tema…Aproveitei apenas o tópico nada mais que isso… O que eu te disse é que foi a 1ª vez que a fiz, agora a palestra é uma adaptação do Universo à maneira para 15 minutos…e para o TED…já agora a palestra do Universo á maneira é uma palestra que pretendo reformular um dia noutra vertente…

    2.Não sei qual o teu conceito de vida complexa, penso que te referes à vida actual na Terra??? Será isso??? O que escrevi já num comentário anterior tem a ver com a origem da vida na Terra e sua manutenção. O que escrevi sobre a origem da vida na Terra é o que encontras em vários livros sobre a origem da vida…por acaso o que tenho aqui à mão é o “La Naissance de La Vie” de Marie-Christine Mauriel (2003)…mas posso arranjar-te uma lista deles…

    3.Falas de cavernas cheias de vida, quando isso nada tem a ver com a discussão, a vida que tens em cavernas resulta já de um longa evolução e adaptação a esse meio, não é vida que surgiu há 3.8 biliões de anos…

    4.Água líquida no caso da Terra que é o que estamos a falar, não é o caso de Titã. Claro que noutro ambiente a água pode ser substituída…mas estamos a falar da origem da vida na Terra…

    5 – Zona Habitável não é ensinada nas universidades??? Só se for na tua….aliás dizes que não é ensinada e depois falas em ferramenta de apoio, bem mas se é ferramenta de apoio então é ensinada ou não???
    Bem, mas vamos falar seriamente sobre isto. Eu acho que a tua afirmação é um pouco irresponsável vinda de alguém que ensina astrobiologia. E sabes porquê?? Porque basta pegares em qualquer manual de nível universitário sobre astrobiologia como o “An introduction to astrobiology” do Iain Gilmour, e do Mark A. Sephton para veres que o conceito é ensinado e explorado nos cursos de astrobiologia…aliás, mando-te uma lista de 10 livros onde o conceito é explorado e desenvolvido, não só na área da astrobiologia como dos extra-solares…
    O que tu podes dizer é que é um conceito hoje em dia limitado, pois não abarca as luas à volta de planetas gigantes…mas é um conceito que continua a ser usado na pesquisa de extra-solares e uma motivação nessa área. Não estou a dizer que seja a única motivação no campo dos extra-solares, mas é uma motivação a par de outras… e não é só marketing como dizes…

    1 – Astrochemistry: from astronomy to astrobiology (2006)
    Por Andrew M. Shaw
    2- Comets and the origin and evolution of life (2009)
    Por Paul J. Thomas,Christopher F. Chyba e Outros…
    3- Intelligent life in the universe: principles and requirements behind its …(2004)
    Por Peter Ulmschneider
    4- Lectures in astrobiology, Volume 1 (2005)
    Por Muriel Gargaud,Hervé Martin
    5 – Our place in the universe (2007)
    Por Norman K. Glendenning
    6- Habitability and Cosmic Catastrophes (2008)
    Por Arnold Hanslmeier
    7- The search for life in the universe (2001)
    Por Donald Goldsmith,Tobias C. Owen
    8- Exoplanets: detection, formation, properties, habitability (2008)
    Por John W. Mason
    9 -Extrasolar planets: formation, detection and Dynamics (2007)
    Por Rudolf Dvořák
    10- Planetary Systems: Detection, Formation and Habitability of Extrasolar Planets (2009)
    Por Marc Ollivier,Thérèse Encrenaz,Françoise Roques,Franck Selsis,Fabienne Casoli

    6- Tem a gravidade certa para segurar a atmosfera que tem. Toda a vida na Terra está em grande parte dependente de forma directa ou indirecta da atmosfera, porque bastava a atmosfera desaparecer para as condições ambientais da Terra mudarem de forma radical afectando toda a vida, mesmo aquela que aparentemente não precisa da atmosfera

    7- Marte e Vénus foram referidos por mim no contexto já exposto…não ouvias falar há 10 anos??? É estranho pois são cenários que continuam a aparecer nos livros??? Veja que em Inglaterra já lias pouco…´

    8- Eu não disse que a água da Terra tinha vindo exclusivamente dos vulcões, também veio dos cometas concerteza. Mas parece que tens dúvidas que tenha vindo dos vulcões??? Então para ti veio só dos cometas foi isso??? Os vulcões não deram contributo nenhum???

    9- Sobre a radiação, nós estamos a falar da origem da vida na Terra, e mais uma vez a tua afirmação é para transviar. Radiação fomentar a evolução depende das doses de radiação… A Terra primitiva tinha, por exemplo, níveis de radiação UV fatais para a vida na superfície (40 vezes superior ao actual nível)…por exemplo, não era viável vida à superfície nos primeiros tempos enquanto não houve ozono…portanto, aí a radiação não ia provocar evolução nenhuma…

    10 – Condição especial em relação à atmosfera é a sua existência e o seu papel na existência de água líquida e na regulação da temperatura da Terra. Alguém falou em composição específica… Falas do Stan e do Miller?? A respeito de quê? Eu nem sequer falei na composição da atmosfera

    12- “Em resumo, existem vários factores especiais ou excepcionais que permitiram a existência de vida na Terra e é isto que me refiro quando falo de condições excepcionais…”
    Dizes tu que é MENTIRA! E depois dizes que isso diz respeito a VIDA COMPLEXA!!! Ou seja trocas tudo. Dos factores que referi nesse comentário o único que diz respeito á vida complexa é a Lua, os outros restantes diziam respeito à origem da vida na Terra..que de facto teve condições bastante favoráveis para surgir…ou será que não??? É que ainda estou para saber qual é a tua teoria sobre as condições originais na Terra para o surgimento da vida????

    Quanto ao domínio do homem sobre as espécies da Terra os teus argumentos mais uma vez são caricato e sem nexo nenhum…
    13 – Somos os melhores predadores à face da Terra????
    Tens a certeza disso????
    Vai ver alguns bichinhos mais pequenos que tu, e vai ver o que eles fazem… para o tamanho que têm.Enfim, Zé, até me fazias rir, se não fosse grave andares a divulgar estas coisas…
    R- Esta tua conversa parece a do gajo que tem um caniche lá em casa e que diz: o meu cão é muito pequeno, mas é muito feroz… O homem é o maior predador à face da Terra porque tem capacidade de eliminar qualquer animal em qualquer meio, seja em terra no mar ou no ar…Seja um caniche, seja um elefante, seja uma baleia, um tubarão, um felino, um pardal ladrão ou qualquer animal que imagines. Qualquer um…é isto que o torna o maior predador da história, pois nunca animal algum na história da vida na Terra teve algum dia uma capacidade em tão larga escala de predação…Continuo à espera que me digas um animal com mesma capacidade de predação….
    14 – Só nós é que levamos espécies à extinção???
    Tu já leste sobre a história da Fauna na Austrália e noutros sítios dos “novos mundos”???
    Tu sabes quantas espécies foram extintas e quantas foram “impedidas” de evoluir, devido às várias espécies de dinossauros???
    Sabes quanto tempo viveram os dinossauros? Sabes quanto tempo eles foram os “reis” na Terra?
    Sabes que habitabilidade é que eles viviam?
    Enfim…
    R- Eu falei-te em extinção maciça, não foi se outras espécies provocavam extinções pontuais de outras espécies….Os dinossauros condicionaram a vida no seu tempo como qualquer outra espécie em menor ou maior grau, mas nunca provocaram nenhuma extinção maciça na vida da Terra e mesmo que o quisessem fazer não tinha capacidade para isso. Ora o homem tem essa capacidade….portanto o teu exemplo dos dinossauros não tem sentido algum, pois os dinossauros jamais seriam capazes de exterminar mais de metade da vida na Terra…
    15 – “Capacidade de manipulação de espécies criando novas espécies…”
    “Capacidade de extermínio selectivo de espécies consoante os seus interesses…”
    Explica o que quer dizer “consoante os seus interesses”.
    Os cães, se pudessem, exterminavam todos os gatos.
    Isso seria um extermínio selectivo, segundo os seus interesses.
    R- Mais um exemplo absurdo vindo de ti que até te fica mal…Os cães não podem exterminar todos os gatos por várias razões. A primeira é que não conseguem organizar-se para isso…e muitos nem sequer teriam capacidade para exterminar gatos…agora se o homem quisesse exterminar todos os gatos da Terra ou todos os cães podia fazê-lo em larga escala, pois tinha muitas formas de o fazer e de se organizar para isso…tendo esse interesse….
    Curioso a “manipulação de espécies”.
    Como diria Jared Diamond, será mesmo que somos nós que manipulamos as espécies, ou ficamos dependentes dessa manipulação???
    Podia te dizer para leres Jared Diamond. Mas para quê?
    Já se percebeu que keres continuar a passar misconceptions de há 20 anos atrás, do que assumir que não sabes do que falas…
    R – Dependentes da manipulação??? Quando crias uma nova raça de gatos ficas dependente da manipulação? Ou de cães ou de cavalos???? Não me digas que ficas dependente do cavalo????Mas o que queria que me dissesses é que outra espécie na história da vida na Terra teve a mesma capacidade?? Se calhar algum dinossauro, algum que montou algum laboratório de biologia…
    Sabes o que são parasitas?
    Está dentro dessa tua “manipulação de outras espécies”?
    R- Está porque podemos manipular bactérias ou vírus…
    16 – “E poder latente para provocar extinções maciças em caso de conflito nuclear generalizado…”
    Tal com um vírus te pode fazer…
    R – Um vírus provocar uma extinção maciça da vida na Terra???? Essa é para rir não??? Tens que dizer que vírus foi esse que provocou uma extinção maciça da vida na Terra….e estou a falar da vida no geral, complexa ou não, porque a radiação tanto mata vida complexa como vida simples…embora num caso destes a vida complexa seriam provavelmente mais afectada que a simples..
    18 – Está neste momento um golfinho a dizer que os Humanos são uma porcaria na evolução na Terra porque nem sequer conseguem respirar dentro de água, comunicar a largas distâncias dentro de água, etc e tal… sem utilizarem ajudas externas.
    Os humanos são animais terrestres mas podem andar dentro de água com ajudas externas e a questão está justamente aí que insistes em ignorar. Os humanos dominam a vida, não é por causa de terem um super-corpo à super-herói…é por causa da inteligência e da tecnologia que desenvolveram…
    19 – Curioso dizeres que não vivo neste mundo.
    É curioso porque esta é a minha área! Por isso, devias assumir que até sei do que falo.
    Também é curioso porque já te falei em vários nomes (junto mais o Webb, Ward, Margulis, Diamond, Dick, Pickover, Shostak, Gilmour, Aczel, Stweart, Darling, e MUITOS OUTROS), que estão nos picos desta área, e que também teriam graves problemas com o que TU dizes.
    R- Penso que também teriam grandes problemas ao ver o que tu defendes e o que tu escreves…ainda por cima sendo da área…
    Mas para quê ouvir gajos que até trabalham nessa área???
    Tu é que deves ter razão, porque estás com ideias de há 20 anos atrás, de um livro qualquer que tenhas lido.

    R- Já por causa desta tua conversa a respeito mando-te uma lista com 10 e olha que não é nenhum de há 20 anos atrás..
    20 – Ainda mais curioso é falares de Pandora!
    É curioso, porque ANTES do filme, se vires AULAS DE ASTRONOMIA PARA UNIVERSITÁRIOS NOS EUA, vês que já há alguns anos (à volta de 3), que já se andava a ensinar que provavelmente o melhor sítio para se encontrar vida lá fora será nas Luas Gigantes dos Júpiteres Quentes.
    Isso chegou agora às notícias de astronomia, como até podes ler aqui pelo Blog, mas já tinha chegado às universidades MUITO ANTES do filme.
    Ou seja, tentaste ser engraçado, e deste MAIS UM TIRO NO PÉ!

    Um tiro no pé..tás a falar da tua especialidade…Pandora não anda á volta de um Júpiter Quente para começar…quanto a procurar vida nas luas gigantes de planeta gigantes…é natural o interesse por isso, afinal são sítios prometedores para esse tipo de pesquisa…mas eu nunca meti isso em causa???

    Para acabar, esta conversa já está muito desviada do tópico original, como imaginas a minha vida não é andar a perder tempo em blogues com conversas destas…porque isto não vai dar em nada…

    abraço!!!!

  11. Sinceramente Zé, não sei se me hei-de rir, se hei-de simplesmente ficar com fraca ideia tua.

    Tu tens uma "teoria" (que não é uma teoria), mas NÃO sabes defendê-la. É só isso.

    O teu exemplo do Vírus só posso assumir que é na tanga, porque infelizmente não consegues defender o que dizes.

    No teu 2º comentário, é uma técnica puramente PSEUDO.

    Zé, tu foste para o TED e para a TV defender umas ideias. Fizeste uma defesa aparvalhada (em que trocas condições para a VIDA por condições para a VIDA COMPLEXA – o que são coisas COMPLETAMENTE DIFERENTES). E como não consegues dar argumentos em condições, o que decides fazer?

    Decides INVENTAR que eu tenho esta ideia ou aquela, decides ASSUMIR coisas sem sentido sobre o que eu penso, e esperas que eu defenda o que tu imaginas que eu penso.

    Isto NAO é sobre o que eu penso!

    Isto é sobre o que TU andas a dizer "à boca cheia", publicamente, e cheio de misconceptions.

    Desde o meu 1º comentário que as críticas são estas:

    – Supostamente o TED é sobre ideias inovadoras. A tua ideia (ou a do Patch Adams) NÃO é inovadora, Já existe em livros best-sellers há pelo menos 10 anos. (existe na área já há muito mais tempo).

    – Dizes que o Homem é o ser mais importante na Terra. É uma ideia puramente antropocêntrica de quem não tem ideia das condições de vida na Terra, da diversidade de vida na terra, ou do pouco peso que o Homem tem para a evolução da maior parte dos seres vivos na Terra (não falei em espécies).

    Dei-te MONTANHAS de EXEMPLOS disto, que tu podias contrapôr. Até agora, não contrapuseste NEM UM. Só falas no ar e imaginas que tens razão por leres uns livros filosófico-religiosos.

    – Confundes características necessárias para a VIDA TAL COMO A CONHECES com vida em geral.

    – Confundes características necessárias para VIDA COMPLEXA para condições para VIDA SIMPLES.

    – O que dizes, tal como te provei nos comentários anteriores vai CONTRA quem realmente faz investigação na área. Tu preferes seguir ideias filosóficas-religiosas, e achas que sabes mais do que quem ESTÁ NESSA ÁREA.

    Isso só demonstra Iliteracia Funcional, que sinceramente, sempre pensei que não a tivesses.

    É isto.

    Já se percebeu que preferes ficar agarrado a ideias erradas e a misconceptions, do que aprenderes alguma coisa com quem é da área.

    Não há nada a fazer.

  12. Outra coisa…Eu até estive hoje a rever o programa só para confirmar o que tinha dito…

    A minha frase no programa é que a Terra é um planeta com condições excepcionais para a vida…E de facto é senão a vida não estava difundida da forma como está na Terra. Também disse que não há mais nenhum planeta conhecido como este, o que é verdade… a não ser que conheças algum…

    Tu em crítica a isto dizes que eu estou errado que ando a divulgar ideias erradas e ultrapassadas. Muito bem, suponho que a tua teoria ao contrário da minha seja a seguinte: a Terra é um planeta com condições banais para a vida. Sendo esta a tua teoria, talvez consigas explicar-me porque raio (sendo a Terra um planeta com condições banais para a vida) a vida não está espalhada em larga escala pelos outros planetas que conhecemos??? Se a Terra afinal não tem nada de especial para suportar e manter a vida, se é um planeta com condições perfeitamente banais para ter vida, espanta-me que os outros planetas que conhecemos também não estejam cheios de vida como o nosso????

    Que diabo se isto é assim tão banal, se o nosso não tem nada de excepcional para manter a vida, como é que a vida existe em larga escala só aqui????

  13. Caro amigo

    Como sempre continuas a transviar e escrever testamentos para justificar a tuas teorias…mas eu vou responder-te ponto por ponto porque andas também a divulgar umas misconceptions, que te ficam mal….

    Mas olha sobre o domínio do homem dou-te um exemplo recente. Esta semana depois do TED houve um vírus ou lá o que foi que se meteu comigo. Andou toda a semana a chatear-me a ver se me lixava, mas quem se lixou foi ele, pois dei cabo dele. Como vês o meu domínio sobre tais criaturas é completo…

  14. authorstream.comZé,

    1 – Ou seja, concordas comigo que a tua palestra NÃO é inovadora!
    Eu disse isso logo no primeiro comentário… tu tentaste contrapôr, mas agora mostras claramente que a tua palestra NÃO é inovadora.
    Isso que tu dizes aqui é SEM TIRAR NEM PÔR, as mesmas coisas que disseste na maior parte dos slides desta tua presentation:
    http://www.authorstream.com/Presentation/josematos-91501-um-universo-maneira-science-technology-ppt-powerpoint/
    (já agora, podias colocar esta palestra como embed, aqui num post no blog, e podiamos continuar esta discussão nesse novo post)

    2 – Está provado que NÃO CONSEGUES DIFERENCIAR vida de vida complexa!
    Essas características que decidiste escrever estão todas no Rare Earth – um livro que já tem 10 anos!!! Ou seja, novamente, vais buscar coisas NADA inovadoras!
    E o livro era basicamente para restrições à vida COMPLEXA!!! Não tem nada a ver com “vida em si”.
    Leste o livro? É que me parece que não!!!

    Tu sabes que há cavernas completamente cheias de vida, com condições em que os humanos morrem instantaneamente lá???
    As “condições especiais” de que falas, são para os Humanos e vida que tu vês em Aveiro!

    Ao menos fala com o Peter Ward que é um gajo simpático e pode-te ensinar algumas coisas, em vez de andares a espalhar estas MISCONCEPTIONS sobre a vida.

    3 – Água líquida??? Ó Zé, já ouviste falar de Titã???
    O que precisas é de um líquido que seja bom solvente, entre outras características. Para isso não precisas verdadeiramente de água!

    4 – Zona Habitável??? Aos anos que essa noção já nem sequer é ensinada nas universidades (só como ferramenta de apoio), porque é uma noção completamente ultrapassada!!!
    É usada como ferramenta somente, e como marketing pró pessoal ler os papers!
    E claro, é usada nos exoplanetas, porque chama logo a atenção – marketing!
    Só isso.

    5 – O que raio quer dizer que a Terra tem a gravidade certa???
    Sabes que há imensa vida na Terra que se está completamente NAS TINTAS para o facto da Terra ter atmosfera ou não???? E tou a falar de vida complexa!!!

    6 – Marte e Vénus???
    Oh Zé, mas tu tás parado no tempo ou quê???
    Isto é que é inovador???
    Isto são razões que já nem quando estava na Inglaterra, há 10 anos atrás, ouvia falar!!!
    São noções perfeitamente datadas, sem qualquer réstia de “moderno”.

    Tu com este comentário só provas o que eu SEMPRE disse.
    Andaste a fazer uma palestra NADA inovadora, cheia de misconceptions sobre o que é vida, e sem ter qualquer noção do que está a falar, em termos actuais.

    7 – Actividade geológica: curioso dizeres que os oceanos terrestres vieram inicialmente dos vulcões. Quem te disse isso? Que notícias tens lido? Já ouviste falar de cometas? Explica lá por A + B porque cometas não são importantes para ti, mas vulcões são!

    8 – A protecção da radiação é mais um factor importante. Como devias saber, há estudos a mostrar que mais radiação só fomentaria mais evolução…

    9 – Qual atmosfera primitiva??? Tu tens visto os estudos que têm sido feitos desde os erros do Stanley Miller? Tu tens visto qual a direcção do resultado dos estudos? Parece que não!
    O que dizes só mostra que não fazes a mínima ideia de qual o resultado dos estudos, para continuares a falar em “condições especiais”.

    10 – Continuas a achar a Terra especial porque vives aqui!
    Continuo a dizer que existe um Marciano a dizer que não existe vida na Terra precisamente utilizando os mesmos argumentos que tu!

    11 – A Lua tem interesse para vida complexa, e até avançada como a nossa! Não tem grande interesse para vida simples. Essa é uma grande diferença.
    Metes tudo no mesmo saco, e pensas que é tudo o mesmo.
    Continuo a dizer que TU não leste os livros, ou então leste livros de há 20 anos atrás, para confundires estas coisas.

    12 – “Em resumo, existem vários factores especiais ou excepcionais que permitiram a existência de vida na Terra e é isto que me refiro quando falo de condições excepcionais…”
    MENTIRA!
    Tudo o que falaste diz respeito a VIDA COMPLEXA!!! E mesmo assim, não afecta toda a vida complexa da mesma forma!
    Infelizmente, parece que não percebes as diferenças, e depois divulgas MISCONCEPTONS.

    13 – Somos os melhores predadores à face da Terra????
    Tens a certeza disso????
    Vai ver alguns bichinhos mais pequenos que tu, e vai ver o que eles fazem… para o tamanho que têm.
    Enfim, Zé, até me fazias rir, se não fosse grave andares a divulgar estas coisas…

    14 – Só nós é que levamos espécies à extinção???
    Tu já leste sobre a história da Fauna na Austrália e noutros sítios dos “novos mundos”???
    Tu sabes quantas espécies foram extintas e quantas foram “impedidas” de evoluir, devido às várias espécies de dinossauros???
    Sabes quanto tempo viveram os dinossauros? Sabes quanto tempo eles foram os “reis” na Terra?
    Sabes que habitabilidade é que eles viviam?
    Enfim…

    15 – “Capacidade de manipulação de espécies criando novas espécies…”
    “Capacidade de extermínio selectivo de espécies consoante os seus interesses…”
    Explica o que quer dizer “consoante os seus interesses”.
    Os cães, se pudessem, exterminavam todos os gatos.
    Isso seria um extermínio selectivo, segundo os seus interesses.

    Curioso a “manipulação de espécies”.
    Como diria Jared Diamond, será mesmo que somos nós que manipulamos as espécies, ou ficamos dependentes dessa manipulação???
    Podia te dizer para leres Jared Diamond. Mas para quê?
    Já se percebeu que keres continuar a passar misconceptions de há 20 anos atrás, do que assumir que não sabes do que falas…

    Sabes o que são parasitas?
    Está dentro dessa tua “manipulação de outras espécies”?

    16 – “E poder latente para provocar extinções maciças em caso de conflito nuclear generalizado…”
    Tal com um vírus te pode fazer…

    Mas novamente, estás a falar de Vida Complexa, e nem é toda a vida complexa! nem sequer vida em todos os ambientes!
    Ou seja, mais uma vez, dizes VIDA sem saber do que falas, porque falas “no ar”, no geral, sem procurar saber realmente que tipo de vida seria afectada.
    Se procurasses saber, talvez percebesses que muita vida na terra está-se nas tintas prás guerrinhas dos humanos, e para a sua auto-proclamada importância.

    17 – “Isto é antropocêntrico?”
    Não só é antropocêntrico, como é retrógrado!
    São argumentos completamente datados no tempo!

    18 – Está neste momento um golfinho a dizer que os Humanos são uma porcaria na evolução na Terra porque nem sequer conseguem respirar dentro de água, comunicar a largas distâncias dentro de água, etc e tal… sem utilizarem ajudas externas.

    19 – Curioso dizeres que não vivo neste mundo.
    É curioso porque esta é a minha área! Por isso, devias assumir que até sei do que falo.
    Também é curioso porque já te falei em vários nomes (junto mais o Webb, Ward, Margulis, Diamond, Dick, Pickover, Shostak, Gilmour, Aczel, Stweart, Darling, e MUITOS OUTROS), que estão nos picos desta área, e que também teriam graves problemas com o que TU dizes.

    Mas para quê ouvir gajos que até trabalham nessa área???
    Tu é que deves ter razão, porque estás com ideias de há 20 anos atrás, de um livro qualquer que tenhas lido.
    Enfim…
    (e não me venhas com livros filosófico-religiosos)

    20 – Ainda mais curioso é falares de Pandora!
    É curioso, porque ANTES do filme, se vires AULAS DE ASTRONOMIA PARA UNIVERSITÁRIOS NOS EUA, vês que já há alguns anos (à volta de 3), que já se andava a ensinar que provavelmente o melhor sítio para se encontrar vida lá fora será nas Luas Gigantes dos Júpiteres Quentes.
    Isso chegou agora às notícias de astronomia, como até podes ler aqui pelo Blog, mas já tinha chegado às universidades MUITO ANTES do filme.
    Ou seja, tentaste ser engraçado, e deste MAIS UM TIRO NO PÉ!

    abraço!!!!

  15. Carlos

    Não sei em que mundo é que tu vives (Pandora????), mas vou-te falar do meu…Vamos passar a factos concretos…

    A Terra é um planeta cheio de vida como não há mais nenhum no sistema solar. Teve de facto condições excepcionais para isso, que passo a explicar.

    Água líquida em grandes quantidades – Existe água por todo no Cosmos, mas para termos água líquida é preciso condições especiais de temperatura e pressão. As dimensões da Terra e a distância que a separa do Sol fazem com que estas condições se verifiquem no nosso caso. A Terra tem a gravidade certa para segurar uma atmosfera adequada à existência de água no estado líquido e está à distância certa do Sol, na chamada zona de habitabilidade. Vénus também tem gravidade para segurar uma atmosfera, mas a distância provocou-lhe uma evolução completamente diferente. Marte, também está na zona de habitabilidade, mas a gravidade que tem não é suficiente no momento actual para segurar uma atmosfera densa que permita água no estado líquido…Portanto, além de estar na zona de habitabilidade, a Terra tem o tamanho certo….e a gravidade certa…para ter água no estado líquido…

    Actividade geológica – O tamanho da Terra tem uma influência decisiva na produção de calor interno e na sua manutenção até ao momento actual. A actividade vulcânica permitiu a formação de atmosfera e sua manutenção. O vapor de água emitido inicialmente pelos vulcões condensou-se em chuvas que pouco a pouco foram formando os oceanos. Além disso, a existência de calor interno permitiu a existência de um núcleo liquefeito e formação de um campo magnético essencial para proteger a vida do bombardeamento de partículas energéticas.

    Atmosfera primitiva – A composição da antiga atmosfera da Terra associada a factores já referidos permitiram condições especiais para a vida. Convém dizer que no começo o Sol fornecia 75% da energia actual e que se não fosse o efeito de estufa da atmosfera primitiva, a Terra tinha congelado. Em Vénus isso também aconteceu, mas a variação do factor distância ao Sol terá provocado uma evolução descontrolada no efeito de estufa na atmosfera…portanto, mais uma vez existem condições especiais na Terra para o surgimento de vida…

    Posso acrescentar a isto a existência de uma Lua como a nossa que permitiu uma maior estabilização da variação do eixo terrestre e impediu mudanças drásticas no clima…

    Em resumo, existem vários factores especiais ou excepcionais que permitiram a existência de vida na Terra e é isto que me refiro quando falo de condições excepcionais…

    O aparecimento de vida na Terra mostra que não basta apenas estar na zona de habitabilidade uma estrela, outros factores são importantes para que a vida apareça.

    Tu pelos vistos achas que não que a Terra não teve condições especiais para o aparecimento da vida…mas pronto é como te digo não vives neste planeta…

    Quanto ao domínio humano sobre a vida na Terra penso que é evidente a vários níveis que já referi, mas que posso concretizar em vários pontos…para que fiques esclarecido de vez…

    Capacidade de predação sobre qualquer outra espécie…

    Capacidade de modificar o habitat de espécies levando à sua extinção…

    Capacidade de manipulação de espécies criando novas espécies…

    Capacidade de extermínio selectivo de espécies consoante os seus interesses…

    E poder latente para provocar extinções maciças em caso de conflito nuclear generalizado…

    Agora diz-me lá outra espécie na Terra que faça a mesma coisa????

    Isto é antropocêntrico? Para mim é a realidade…mas espero pelo teu contra-exemplo…

    E regressa à Terra…..

    Um abraço

  16. 1 – Não consegues pensar em nada "invisível" aos teus olhos que podem provocar extinções em massa? Sinceramente, eu conheço-te, por isso sei que consegues. Daí que vou considerar esta tua argumentação somente uma forma de continuares a discussão, e não porque tens essa falta de conhecimento.

    2 – Isto foi o que EU disse e não tu.

    3 – Ou seja, o CO2 deixou de ser um exemplo vital, para afinal ser algo que pode ter importância ou não.

    4 – O quê? Tu sabes o que acontece às nossas estradas e casas se deixares a natureza à-vontade? E é rápido. Em poucos meses, lá vão as auto-estradas.

    E isso é feito por plantas!

    E sim, é modificar a paisagem!!!

    5 – "a vida ter surgido na Terra exigiu condições especiais que até podem ter acontecido noutros sítios do sistema solar (Marte e Vénus?), mas que depois desapareceram deixando a Terra como exemplo único."

    Sabes que existe vida na Terra que não respira oxigénio??

    Quem te disse que a Terra é exemplo único???

    Como raio defines tu VIDA? Ou até como raio defines "condições especiais"? Quais são essas? Ter internet???

    6 – Oh Zé. Essa não. TU é que andas a espalhar uma ideia geral sem qualquer consistência. Se queres ter consistência, então tens que saber explicar. Não sou eu que tenho que explicar.

    Tu falas que a Terra é que tem condições especiais. Define o que são condições especiais!

    Dizes que só os humanos têm condições para modificar a paisagem. Isso é MENTIRA.

    Dizes que os Humanos são especiais. Em quê??? Especifica, sem ser com frases gerais. E que não seja com mentiras (como serem os únicos que modificam a paisagem).

    Escreves, escreves, escreves, mas não dizes nada.

    7 – A palestra vai contra tudo o que tentaste justificar aqui e contra o que disseste no programa?

    Porque se vai, então tens mentido aqui e no programa. Se está de acordo com o que tens dito aqui e disseste no programa, então este ponto não faz sentido.

    Tu próprio já disseste ke fizeste a palestra com base no livro!

    E nota que é um livro do Paul Davies. De certeza que já leste outros livros dele, no mesmo sentido filosófico-religioso, sem qualquer evidência, e baseada numa fé que coloca o Homem como especial, tal como a religião que todos nós conhecemos!

    8 – Continuo sem perceber qual é a inovação que trazes.

    Continuo sem perceber como te diferencias de princípios antrópicos e de ideias puramente antropocentricas.

    Continuo sem perceber como é que te achas mais conhecedor da vida terrestre, e do papel do Homem no eco-sistema do que a Lynn Margulis.

    Continuo sem saber como trouxeste aqui a Rare Earth, sendo que não a soubeste defender, nem está de acordo com o que tu defendes. Tens falado com o Peter Ward, por exemplo?

    9 – Falar no ar é muito bonito… mas não leva a nada a não ser a passagem de uma data de misconceptions que não são nada inovadoras ou originais.

    E para mim, é isso que andas a fazer: comunicar uma série de misconceptions bastante conhecidas na área da astrobiologia, fruto de uma deficiência de conhecimento generalizado nessa área.

    Astrobiologia é a minha área. Espero que assumas que não só leio bastante sobre isso, como discuto bastante essas ideias com toda a gente.

    Daí que esperava que fosses muito mais específico, e que falasses verdadeiramente do lugar do Homem no Universo.

    Preferes falar no geral, sem qualquer evidência para o que dizes, e com argumentos sem qualquer sentido (seja o do Rare Earth, seja de modificar a paisagem).

    abraço!

  17. Olá Carlos

    1. Não consegues acabar com as bactérias dizes tu??? Mas quem é que falou em acabar com as bactérias??? Algumas até são boas para nós…. O que eu te digo é que nenhuma bactéria tem capacidade para provocar uma extinção maciça da vida na Terra como nós temos…e foi isso que eu quis dizer com o exemplo da guerra nuclear…Nós temos um poder que jamais outra espécie teve sobre a Terra que é o poder de exterminar grande parte da vida…

    2 – CO2? Então temos aqui textos teus contra os alarmismos, e agora vens dizer que a culpa do CO2 na atmosfera é dos humanos?? E que aumentou assim tanto no último século?

    Tens que ser consistente no que dizes. Parece-me que agora tás a dar o dito por não dito, e entrar nos alarmismos sem dados concretos.

    3- Andas a ler mal…. O C02 tem aumentado na atmosfera disso ninguém tem dúvidas nem nunca meti isso em causa, agora que impacto tem esse aumento na alteração do clima da Terra é algo que ninguém sabe…e portanto é controverso..agora que ele aumentou não há dúvidas e que a actividade humana contribui para isso também não há dúvidas.. Agora se isso é tão mau como dizem é polémico…

    4 – Nunca nenhuma espécie teve a capacidade, por exemplo, de modificar a paisagem como nós temos…queres pôr uma bactéria a fazer estradas ou a construir cidades??? O exemplo que dás da cyanobactérias é falacioso por uma razão muito simples..quantos milhões de anos demoraram as cyanobactérias a modificar a atmosfera??? Quer dizer a nossa civilização existe há milhares de anos, há milhares de anos que influencia o mundo e tu queres comparar um processo que demorou dezenas ou centenas de milhões de anos com o nosso?? Dá também uns milhões de anos a nossa civilização e depois vês como fica o trabalho das cyanobactérias….

    5 – Tens de facto uma argumentação muito gira…a vida evolui e o que é um veneno para uns pode ser bom para outros…ou não é?? Houve vida que se adaptou a respirar numa atmosfera com azoto e oxigénio, agora a vida ter surgido na Terra exigiu condições especiais que até podem ter acontecido noutros sítios do sistema solar (Marte e Vénus?), mas que depois desapareceram deixando a Terra como exemplo único. Sabes muito bem que a vida não aparece de qualquer forma ou vais agora dizer que a Terra não tinha condições excepcionais para isso???

    6- Eu também em ti só vejo frases gerais ou teorias baseadas na tua fé…., quanto aos planetas gostava de saber onde é que está a vida noutros sítios do sistema solar??? É que até agora nem uma amostra de vida noutro sítio??? Até pode haver??? Mas onde???? Se descobrirem um dia então estou errado, a Terra não teve condições excepcionais para a vida..

    7- Esta discussão faz-me lembrar uma coisa que já te disse, tu és muito precipitado nas tuas avaliações falas de palestras que nunca viste e comentas sempre os temas muito a quente, tens que ter mais calma contigo…eh, eh…

    Um abraço

  18. Zé,

    1 – As bactérias conseguem acabar contigo. Tu não consegues acabar com as bactérias.

    Como diz a Lynn Margulis (somente uma das maiores biólogas do mundo), tu andas a trabalhar para as bactérias. Ela até diz que TU és elas… e tu próprio "não existes".

    Por isso, se o teu "julgamento" é por "quem mata quem", sorry, mas mais uma vez estás enganado.

    Nós só existimos por causa delas. E podemos deixar de existir por causa delas também.

    Já nós somos indiferentes para elas.

    2 – CO2? Então temos aqui textos teus contra os alarmismos, e agora vens dizer que a culpa do CO2 na atmosfera é dos humanos?? E que aumentou assim tanto no último século?

    Tens que ser consistente no que dizes. Parece-me que agora tás a dar o dito por não dito, e entrar nos alarmismos sem dados concretos.

    3 – Capacidade de alteração que nenhuma espécie teve? Mas o que raio quer isso dizer?

    Isso são frases gerais, sem essência.

    Torno-te a falar dos 21% de oxigénio na atmosfera postos pelas cyanobactérias.

    Nós não temos esse poder de alteração. Elas têm. Chega?

    4 – A Terra tem excelentes características para ter vida? Mas que raio quer isso dizer, novamente?

    Para muita vida na Terra, o oxigénio é um veneno. Durante largo tempo na Terra, o oxigénio foi considerado um veneno para a maior parte da vida. Achas que um planeta cheio de veneno tem "excelentes características" para a vida?

    Tu pensas só em vida como os Humanos, estás limitado no pensamento, com uma mentalidade puramente antropocêntrica, e daí que escreves essas "frases gerais" sem qualquer essência.

    5 – Eu não vejo qualquer teoria. Eu vejo frases gerais, que analisando ao pormenor, não fazem qualquer sentido.

    Mais um exemplo: "os planetas que actualmente conhecemos não parecem reunir condições para a vida". Mas qual vida??? Para ti vida, são gajos que andam de pé ou de 4, e que respiram oxigénio??? Tu estás a confudir vida, com essa vida que vês todos os dias na rua. E essa vida que vês na rua, é uma minoria.

    6 – Tu foste a França, viste as pessoas a falar Francês, não te apercebes que existem mais países, e pensas que toda gente no Universo fala Francês.

    Esse é o teu grande problema tanto na palestra, como nesta linha de pensamento antropocêntrico/geocêntrico que acabaste de escrever como comentário.

    7 – Ou, para usar ainda outra analogia, estão agora 2 marcianos na net marciana a discutir a possibilidade de vida extra-marciana, quando um deles expressa o seu pensamento e que passa por limitar o que conhece em Marte às possibilidade de vida no Universo, e daí que diz para o outro que não é possível haver vida na Terra, porque a Terra não tem as condições excepcionais (sem oxigénio) para a vida que ele conhece.

    Enfim…

  19. Olá Carlos

    Que diabo de teoria a tua???? Alterar o planeta todos os seres vivos alteram, mas o homem tem um poder alteração superior a qualquer espécie…queres um exemplo, basta fazeres uma guerrinha com as armas nucleares disponíveis no planeta e adeus vida….agora diz-me lá qual é a bactéria que tem capacidade de extreminar toda a vida da Terra??? Portanto, não é uma ideia antropocêntrica é a realidade, queres outro exemplo, quantidade de CO2 na atmosfera….conheces alguma bactéria que tenha capacidade de aumentar a quantidade de CO2 na atmosfera de forma tão significativa como aconteceu nos últimos 100 anos???

    Agora eu não tenho nenhum foco no homem até porque acho que o homem um dia vai desaparecer definitavamente e ninguém vai dar pela nossa falta…o homem é apenas mais um ser na Terra, mas com uma capacidade de alteração que nunca nenhuma espécie teve…

    Mas a minha palestra nem sequer é focada no homem, mas sim na vida na Terra, a Terra tem excelentes características para ter vida…e só a conhecemos aqui…é possível que também exista noutros planetas que também terão características excepcionais para isso…

    Portanto, a minha teoria é muito simples, os planetas que actualmente conhecemos não parecem reunir condições para a vida, o que significa, que grande parte dos planetas da galáxia não possuem as tais condições excepcionais para a vida..outros terão essas condições…e concerteza que são muitos, mas grande parte não tem….

  20. Zé,

    Tu já não fizeste uma palestra no passado sobre as características da Terra e as condicionantes para a vida? Ou seja, uma palestra antropocêntrica, similar a esta?

    Nós somos capazes de alterar o planeta e os outros não?

    Diz-me lá: quem colocou 21% de oxigénio na atmosfera? Fomos nós? Ou as cyanobactérias? Hint: nós não o conseguimos fazer.

    Ninguém te fala em número de indivíduos. Simplesmente há novamente uma ideia antropocêntrica sobre o que se passa na Terra.

    O que diz a "malta do Rare Earth"?

    A "malta do Rare Earth" diz-te que a inteligência é rara. Mas não te diz que somos especiais na Terra. E a prova é que eles consideram que grande parte dos planetas deverá ter vida simples.

    Ou seja, novamente tiram o foco do Homem. Ao contrário de ti 😉

    Não é uma questão de fé. É uma questão de probabilidades. Tal como toda a ciência, seja carros na rua, seja a mecânica quântica.

    Conclusão: continuo-te a dizer que a ideia não é inovadora, e, no meu entender, a ideia antropocêntrica que andas a divulgar é totalmente errada

    😉

  21. Olá Carlos

    Por acaso, a palestra que fiz no TED é nova, nunca a tinha feito no passado…portanto não conheces mesmo, eh, eh…

    Agora está relacionada com a corrente de pensamento que o Paul Davies aborda no livro Jackpot cósmico, embora o livro do Paul se concentre mais no Universo e não propriamente na Terra…

    O que eu disse na minha intervenção foi que nunca nenhuma espécie teve um domínio tão grande sobre a Terra como nós. E quando falo de domínio não falo em nº de indivíduos, nem nada disso, falo em domínio sobre o planeta e capacidade de alterá-lo. O Nuno ainda chegou a dizer que são as bactérias que dominam a Terra…, mas eu não me referia ao número, mas sim ao domínio como espécie capaz de alterar o planeta…Por isso, estamos mesmo no topo…agora isso não quer dizer que sejamos especiais, daqui a 1000 anos podemos não estar cá e a Terra continua…

    Quando falo da Terra como planeta especial é para a vida…e de facto para a vida é especial..não quer dizer que não existam outros na galáxia com características semelhantes, mas o nosso para já é o único conhecido…agora acredito que na galáxia existam muitos outros em situação semelhante e com vida..mas isto já é a minha fé.., pois como sabes também há a malta do

    Rare Earth….mas pronto eu não sou dessa corrente…

  22. Zé,

    Eu sei que não a fizeste no programa, mas sei que já a fizeste no passado.

    Assim como se percebeu claramente o tema da palestra, e se dúvidas houvesse, o livro que apresentaste no final conseguia limpar as dúvidas.

    Para mim, todas essas ideias são erradas. Considero-as geocêntricas.

    Nota que não tou a dizer mal de ti. Simplesmente temos opiniões discordantes. Sabes bem que, por exemplo, o Martin Rees segue a tua filosofia. Daí também ter discutido com ele o ano passado. Não é por isso que não acho o máximo. Simplesmente não acho que ele esteja correcto nessa parte.

    Mas na tua própria intervenção disseste coisas que discordo, como o facto de "estarmos no topo". Acho novamente uma ideia demasiado antropocentrica.

    Ou o facto de este ser um planeta especial. Todos os planetas são especiais, únicos, e sendo assim nenhum é especial.

    Ou o facto deste ser um planeta especial para a vida. Novamente, segues uma definição de vida demasiado geocêntrica.

    Estas 3 coisas foram coisas que disseste no programa e que discordo totalmente. Quanto à palestra não a fizeste no programa, mas já a fizeste no passado, e dá pra perceber o teor da palestra pelo programa.

    Sim, foste o último a falar. E depois demoraste a "entrar" de novo. A tua segunda intervenção demorou mais, na minha opinião, porque a tua 1ª intervenção foi quase a "pedires desculpa por estares ali, porque até nem tens nada a contribuir para a discussão".

    Foi essa a ideia que me deu a tua 1ª intervenção. Posso estar errado na minha percepção.

    E o que te digo é que sim, tu tinhas bastante para contribuir, e até contribuíste positivamente para a discussão por diversas vezes.

    Por fim, digo-te novamente que adorei o programa!

    abraço!

  23. Olá Carlos

    Tu não podes ter gostado ou não da palestra, porque eu no programa não a fiz, eh, eh…dei apenas uma ideia…

    Quanto à minha intervenção inicial se reparares a Fernanda Freitas é que conduz a ronda e eu na primeira rodada foi o último falar é só isso…

    abraço

  24. Olá Zé,

    Gostei bastante deste programa. Achei-o excelente.

    Não gosto muito da tua palestra :P.

    Não a acho inovadora: penso que anda demasiado ligada a princípios antrópicos e geocentrismos psicológicos… Sobretudo, penso que lhe falta uma imaginação daquilo que é vida, e de perceber o lugar do Homem na Terra – não, para mim o Homem não está no topo.

    Ou seja, sobretudo não concordo em nada com a tua "filosofia" de base.

    Não gostei da tua primeira intervenção, porque me pareceu que te "colocaste àparte". Aliás, os próximos minutos, nem sequer se viraram para ti, precisamente, penso eu, pela mesma razão – devem ter achado que não tinhas nada para contribuir.

    Gostei depois do resto das tuas intervenções. Penso que o resto das tuas intervenções, felizmente, contradisseram a tua primeira intervenção.

    Achei assim que contribuíste muito positivamente.

    O Wellington Nogueira penso que também não tem uma ideia inovadora. Afinal, o Patch Adams já nasceu há 65 anos.

    Mas é sempre uma ideia salutar e que deveria ser aplicada.

    O Nuno Oliveira penso que teve boas informações. Foi pena não ter feito mais comparações entre a cultura europeia e americana.

    Por exemplo, quando falam no arriscar, não é só nas escolas. Nas próprias famílias (a maneira como se lida com o falhanço ou vitórias dos filhos) se vê isso.

    A Helena Marujo teve, na minha opinião, as informações mais relevantes. Talvez porque trouxe informações que eu não sabia.

    O programa foi sobretudo sobre aspectos culturais. Sobre diferenças culturais entre Portugal e os outros povos.

    Falaram e ainda bem nas ideias do Ken Robinson, mas esqueceram-se da Eleanor Duckworth, por exemplo, que dá uma visão mais "terrena" das coisas, penso eu de que.

    Ou seja, não me parece que o programa tenha sido sobre inovação ou empreendorismo português, mas sim sobre aspectos culturais em geral, muito centrado na psicologia e na educação. E sendo assim faltou necessariamente alguém que fosse especialista em educação.

    Penso que nesse aspecto, foi um bocado desconexo, entre o que se pretendia, e o que se conseguiu.

    Mas no geral, achei o programa excelente.

    Gostei bastante, até precisamente pelo tema que foi (das diferenças culturais).

    abraço e parabéns Zé!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights