LHC estabelece novo recorde : 3,5 Tev!

O LHC acaba de pulverizar esta sexta-feira o antigo recorde de energia por feixe (1,18 Tev) que tinha estabelecido em Dezembro de 2009!

Ao circular dois feixes de protões a uma energia 3 vezes superiorao anterior recorde, cerca de 3,5 Tev por feixe, o LHC caminha a passos largos para iniciar já as primeiras colisões no final deste mês de Março.

Os cientistas do CERN conseguiram obter estas elevadas energias logo à primeira tentativa, o que demonstra o sucesso da preparação efectuada nos últimos meses e a robustez do acelerador de partículas. Recorde-se quea energia de 3,5 Tev por feixe (energia de 7 Tev de colisão) será a energia de operação do LHC durante 2010 e 2011, sendo no entanto ainda metade do valor de energia que os cientistas do CERN pretendem atingir que será de 7 Tev por feixe ou sejauma energia de colisãototal de 14 Tev. Por comparação, o actual segundo maior acelerador de partículas, o Fermilab, consegue obter “apenas” uma energia de 0,98 Tev por feixe (1,96 Tev de colisão). Apesar do sucesso obtido, os cientistas do CERN vão cumprindo o programa estabelecido com o necessário cuidado dada a complexidade do LHC e os ajustes que vão sendo necessários fazer até que este instrumento esteja devidamente preparado para iniciar o programa científico.

Espera-se que o LHC possa trazer respostas a múltiplas questões científicas fundamentais e com certeza levantar muitas outras. A procura do bosão de Higgs, da Supersimetria, da matéria negra e a existênciade dimensões extra são apenas alguns dos problemas científicos para os quais o LHC poderá dar um contributo importante.

A notícia no site do CERN poderá ser vista aqui.

Mais informações sobre o LHC aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights