Plantas Negras


(crédito: Jason Major)

Na Terra, a maior parte da vegetação é verde, devido ao nosso Sol.
No entanto, a maior parte das estrelas no Universo são anãs vermelhas e estarão em sistemas binários (2 estrelas a orbitarem-se mutuamente). Planetas nesses sistemas poderão ter vegetação cinzenta ou negra.

Jack O’Malley-James: “Our simulations suggest that planets in multi-star systems may host exotic forms of the more familiar plants we see on Earth. Plants with dim red dwarf suns for example, may appear black to our eyes, absorbing across the entire visible wavelength range in order to use as much of the available light as possible.”

Leiam em inglês, aqui, aqui, e aqui.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Tendo em conta que as plantas, segundo a maior parte da radiação enviada pelo sol, deveriam ser vermelhas. No entanto como se formaram num período em que a radiação verde era a mais intensa, acabaram por ficar com coloração verde (na altura era muito mais rentável). Teríamos de analisar a história de uma estrela para extrapolar que tipo de radiação receberia o planeta na altura em que as “plantas” extraterrestres se formassem.

  2. Já li algo semelhante na Scientific American.

  3. Não sei se cheguei a perceber a tua pergunta…

    Mas a única coisa que eles fizeram foram simulações, em que perceberam que anãs vermelhas dão pouca luz, logo para luz visível (que vemos) as plantas seriam negras, já que usariam sobretudo IR e UV.

    Isto é o que ele diz:
    “Plants with dim red dwarf suns for example, may appear black to our eyes, absorbing across the entire visible wavelength range in order to use as much of the available light as possible. They may also be able to use infrared or ultraviolet radiation to drive photosynthesis.”

    • Ana Guerreiro Pereira on 29/04/2011 at 14:47
    • Responder

    Bem, só é verde devido à interacção que os pigmentos de clorofila têm com a radiação solar :p 😀 Se interagissem de outra forma, não seriam verdes. Portanto, a extrapolação da ideia teria de levar em conta o tipo e comportamento de eventuais pigmentos fotossintéticos. Deduzo que neste caso se refiram a se esses pigmentos hipotéticos fossem clorofila?…

    1. Clorofila, não, mas algo semelhante adaptado ao seu ambiente…
      Nós podemos dividir o espectro visível em 3 cores básicas, vermelho, verde e azul(podes verificar numa televisão ou outro ecrã). A plantas absorvem vermelho e azul mas reflectem o verde, ou seja aproveitam 2/3 do espectro visível. Em ambientes com pouca luz é de esperar que se evolua para capturar o máximo de luz possível…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.