Super-Interessante Astrobiologia

A Super-Interessante deste mês tem um artigo muito interessante sobre astrobiologia.
O artigo é inteiramente dedicado à excelente investigação da Zita Martins.

No entanto, o jornalista também me contactou, e incluiu algumas das minhas frases numa das páginas.
Infelizmente, trocou o meu nome.
Por exemplo, diz isto: “Tal como esclarece Miguel Oliveira, professor de astrobiologia na Universidade do Texas, “os constituintes básicos da vida vieram de certeza do espaço, como acontece com os aminoácidos; já temos a certeza de que eles são transportados em cometas e asteróides”. Agora, se a vida propriamente dita foi também transportada, “é possível que sim, mas não há provas disso”.
Chamou-me Miguel Oliveira algumas vezes pelo artigo 🙂

No entanto, no fim, o nome está corretamente colocado, assim como está a referência ao astroPT, já que eu também enviei vários links para posts aqui do blog 🙂

28 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    1. Química da vida?… chamaram? 😀

    • João Pedro Lobato on 26/06/2011 at 13:22
    • Responder

    Caro CARLOS Oliveira!

    Antes de mais faço o meu “mea culpa” pela troca do seu nome.
    Não me esqueci dele, mas quando escrevemos vários artigos ao mesmo tempo, acabamos inconscientemente por cometer “gaffes”. Ossos do ofício :/

    Na última edição da Super Interessante (Nº 159) surge mencionado o lapso e a devida correcção.

    Um bem haja para si e parabéns pelo vosso blogue, que é sem dúvidas… muito interessante 🙂

    1. Obrigado 🙂

  1. Aqui em casa temos a assinatura da Super. Mas pra ser sincero, preferia ter a da Scientific American…

    • ALEXANDRE KERMAN CEZAR on 02/06/2011 at 13:36
    • Responder

    Oi,

    Não tem a ver com essa matéria, eu sei, mas o blog poderia investigar o quê aconteceu com o satélite Corot? Eu lembro que no inicio as notícias do blog sobre ele eram bem animadas, mas agora ela sumiu…

    Atenciosamente,

    Alexandre

    1. Oi,

      O Alexandre já fez essa pergunta há uns meses atrás, e já lhe foi respondido:
      http://www.astropt.org/2011/02/02/kepler-11-e-familia-e-primeiros-candidatos-na-zona-habitavel/#comment-15755

      abraço

    • Manel Rosa Martins on 02/06/2011 at 05:40
    • Responder

    Massa da Terra: 1 M⊕ = 5.9722 × 10^24 kg
    Massa do Universo: obtém-se cerca de 8×10^79 átomos de hidrogénio

    Idade da vida na Terra: 4.6 mil milhões de anos
    Idade de vida deste Universo: 13.7 mil milhões de anos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_vida

    A Tabela periódica tem um elemento – o ferro – que marca um conjunto de propriedades antes do Fe e depois do Fe, Os aminoácidos, os blocos iniciais já existem antes do Fe mas os minerais argilosos (ferrosos) só existem depois do Fe. Marca todo o ciclo de vida das estrelas. Gosto de nestas coisas dar também a voz aos Químicos, aos estudantes que soldam carros eléctricos às linhas e às propriedades do ferro.

    A Terra do Sistema Solar parece-me ser um excelente, embora minúsculo, campo de experimentação para verificarmos a possibilidade de vida neste Universo.

    Numa extrapolação tão abusiva como divertida, então 1 zona biodiversa para cada massa dum sistema solar quantas zonas de vida dão neste Universo.

    E introduzo uma constante do desassossego (C^d’): quantos Oceanos de água líquida maiores que Sistemas Solares inteiros existem neste Universo?

    O Ferro, pelos Químicos (CC dá legendagem fonética)

    Obrigado pelos vossos desafiantes comentários. Não soldem carros eléctricos às linhas dos transportes públicos. Paralisa o sistema.

    http://www.youtube.com/watch?v=euQUgp5AY-Y&feature=youtube_gdata

      • Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 19:18
      • Responder

      Olá, Manel, pode explicar melhor o que quer dizer com “Os aminoácidos, os blocos iniciais já existem antes do Fe mas os minerais argilosos (ferrosos) só existem depois do Fe”? Que já existiam aminoácidos na Terra antes de existir ferro?…

    • Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:21
    • Responder

    Estava a comentar isto noutro post, mas tb se adequa a este: aqui há dois dias fui dar com o programa da Fátima Lopes na tvi, sob o belo tema de “fui vítima de bruxaria”. A senhora é lider de audiências, agora imaginem a quantidade de pessoas que se vão deixar levar por aquelas parvoíces 🙁 🙁 🙁

    o respeito q tinha por ela morreu de vez…

    1. Na linha do comboio que passa aqui junto a um pinhal vê-se constante grandes pratos de barro com velas, charutos e garrafas de vodka e outras “nanhas”. E montes de pessoas ainda vão à bruxa, e quando não vão à bruxa vão ao osteopata com a sua fenomenal máquina quântica. As pessoas tem telemóveis, computadores, carros, andam de avião, mas a mentalidade continua da idade média…

        • Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:45

        Bem, acredita que no programa da Fátinha estava uma bruxa e tudo… conheço médicos que têm de lidar com oh senhora doutora, sabe, no outro dia fui ao osteopata e saí dali fina… eh pah… sabes?… há pessoas que têm acesso à informação. Se querem escolher o placebo, olha, é com elas. Em mtos casos, qd ficam realmente aflitas, acredita q vão a correr para o médico do costume.

        O placebo é muito potente e, charlatanismos à parte, é uma componente essencial de um tratamento. De modo que qd há doentes q vão com a conversa das pulseiras, dos bruxos, do osteopara, do homeopata, etc, como não há mesmo maneira de os demover porque não ouvem a lógica, é aproveitar o efeito placebo que dali sai para complementar o tratamento. Na realidade, um bom médico não pode cortar o efeito placebo porque se arrisca a comprometer a eficácia de alguns tratamentos. Sendo médico, sabe ao que pode dizer sim e ao que pode dizer não e meter juízo na cabecita do doente. porque já apareceram alguns q andaram a tomar cenas manhosas e acabaram doentes. E aí, garanto-te, vão a correr para o médico e ouvem-no.

        • Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:46

        ahahaha, tenho de ir espreitar a de fevereiro, deixa ver se (amanha…) descubro onde a enfiei… nao costumo ler as cartas… 😀

  2. Estou para ver o correio de ódio que eles vão receber este mês lol. Quando fizeram o artigo sobre o Espiritismo foi a fritalhada total na zona da opinião do leitor.

      • Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:17
      • Responder

      Marco, whati?? não dei por essa, onde está? 😀 Por acaso a super deste mês vem bem recheada, sim senhora 😀

      1. Fizeram um artigo sobre as fraudes do paranormal e depois no número seguinte mostraram as cartas de crentes revoltados. Acho que as cartas vêm no Número 130, Fevereiro 2009. Não tenho aqui a revista comigo mas anotei aqui no PC 😛

  3. Eu comprei hj esta edição e apenas pela dica q aparecia ali “Na era do GPS e dos rovers em Marte, ainda há quem acredite em magia!”

    Gostei! 😀

  4. Uh! A revista deste mês é mesmo super interessante! 😀 Também vai falar da superstição e da paranóia anti-vacinação.
    Miguel é o nome do teu Ego superior, ou Espírito da guarda 😀

    • Conceição Monteiro on 01/06/2011 at 22:18
    • Responder

    Miguel e Carlos é quase a mesma coisa.

    Se vires bem os dois nomes tem o mesmo número de letras e ……….. pois, é isso, tem o mesmo número de letras.

    😀 😀 😀

    • Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 22:16
    • Responder

    “os constituintes básicos da vida vieram de certeza do espaço, como acontece com os aminoácidos”

    sabes q eu torci o nariz ao “de certeza”, não sabes? 😀 é possível formar aminoácidos sob determinadas condições. A hipótese de Oparin-Haldane é tão válida quanto a da origem extraterrestre dos blocos de construção da vida. E a resposta está algures no meio: uma mistura de evolução molecular com sementes veiculadas por meteoritos, asteróides e afins. Miller provou que os aminoácidos podem ser originados numa mistura de precursores moleculares simples. A análise mais recente da sopa de Miller detectou muitos mais aminoácidos do que os inicialmente detectados com o alcance dos aparelhos de Miller. É certo que as condições q este usou não serão tão similares assim às da atmosfera primitiva; mas em alguma altura terão sido. Ficou mais do que provado q em determinadas condições os aminoácidos são capazes de ser originados por tentativa e erro da evolução molecular. A evolução molecular na Terra, numa sopa primordial, por si só (isto é, pela natureza), é uma realidade verosímel, reprodutível em situações experimentais, e muito plausível. Tal como a das sementes deixadas por vectores vindos dos espaço. Porque, repare-se, se conseguiram originar-se noutro local, também conseguiam na Terra, um local onde existiram múltiplas variáveis e condições ao longo das eras e um local onde a evolução molecular foi uma realidade.

    Portanto, a resposta está algures no meio e o problema da origem dos blocos de construção da vida tem de levar em conta a contribuição das duas hipóteses. Os blocos de construção básicos das moléculas da vida podem ter vindo do espaço e podem-se ter formado na Terra. Não concordo, com “vieram de certeza do espaço”, nesta perspectiva da origem das moléculas precursoras. Temos, ou melhor, a Terra tem e teve condições para as formar por si.

    Logicamente que em última análise e visto de uma perspectiva mais alargada, TUDO vem do espaço… 😀 Afinal, somos pó de estrela (ou lixo estelar, conforme a perspectiva de cada um LOL).

    😛

    1. Sim, tens razão.

      Mas parece-me que na altura estava mesmo a pensar nessa perspectiva alargada… tudo veio do espaço 😉

        • Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 22:28

        Nessa perspectiva, claro 😀 mas acho q o jornalista não percebeu isso, porque a mensagem q está a passar é que os aminoácidos vieram do espaço. 🙂 Lol, tinha de vir a bioquímica meter a colherada 😀

        pessoalmente até tenho a perspectiva de que alguns aminoácidos se terão originado na Terra e os nucleótidos terão vindo mesmo do espaço (e outros aminoácidos) . Mas isto com base nos dados actualmente disponíveis. Honestamente não percebo pq é q não se tenta recriar a experiência de Miller com os acertos e dados mais recentes e actuais….

      1. Acho que um dos alunos do Miller reanalisou uns frascos fechados e descobriu que na verdade foram produzidos muitos mais aminoácidos do que aqueles que foram detectados inicialmente devido às limitações técnicas das análises na altura, mas já não me lembro onde li isto…

      2. Talvez 😛

        • Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 23:51

        LOL, pois, eu tb li isso aqui no astro, já tinha lido anteriormente, e isso foi falado no documentário a Célula 😀 no mesmo episódio em que entra a Zita Martins 🙂

      3. “Nessa perspectiva, claro 😀 mas acho q o jornalista não percebeu isso, porque a mensagem q está a passar é que os aminoácidos vieram do espaço. ”

        Ou talvez tenha sido eu que não soube explicar 😉

        OU na altura talvez estivesse mesmo a pensar nos aminoácidos:
        http://www.astropt.org/2011/03/01/panspermia-ganha-forca/
        http://www.astropt.org/2010/12/23/2008-tc3-prova-panspermia/
        e muitos mais do mesmo género 🙂

        • Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 02:48

        Obviamente que é mais do que provável que a Terra tenha sido bombardeada com meteoritos com aminoácidos e nucleótidos. Mas tb é mais do que provável que eles se tenham formado na Terra por acção da evolução molecular. Temos duas hipóteses que são altamente viáveis e prováveis, de modo que a conclusão é óbvia, pelo menos a meu ver: alguns foram semeados (existem 20 aminoácidos essenciais, certo, fora os outros que são produzidos por derivação desses e de outras moléculas), outros formaram-se aqui. Algures na evolução molecular acabaram por formar um todo. Quiçá, um aminoácido caído dos céus terá servido de molde para a produção de outros. Ou não, isto é especulação. A questão é que eles tb se podem ter formado na Terra, sem dúvida nenhuma. Alguns dos constituintes da vida decerto terão sido espacialmente semeados. Sem dúvida. Mas daí a saltar para “os aminoácidos vieram do espaço de certeza” … 😛

        Outra coisa é termos sido polvilhados com amoníaco… amoniaco não são aminoácidos, ainda é preciso pegar nesse amoniaco, tirar-lhe o azoto, etc, etc, etc (ai, na pitece descrever o ciclo do azoto…lol, já estou a fanicar com o sono). E amoníaco não é um constituinte básico da vida. É um precursor de precursores 😀

        mas como afinal tudo veio do espaço… enfim. 😀 depende da perspectiva em que se está a analisar a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights