Filhos de África

Children of Africa é o nome do novo vídeo musical do projecto Sinfonia da Ciência. Desta vez são focadas as origens da humanidade e o seu caminho desde o seu berço em África até à conquista do espaço. Emprestam as suas vozes a este tema Jacob Bronowski, Alice Roberts, Carolyn Porco, Jane Goodall, Robert Sapolsky, Neil deGrasse Tyson e o inconfundível David Attenborough.

Podem apreciar os restantes vídeos deste projecto aqui.

3 comentários

  1. WOW! 🙂 Muito bom 🙂

  2. Este projeto é excelente.
    Já conheço todos os seus vídeos, que realmente são ótimos para nos mostrar que a Humanidade não é apenas causadora de guerras, poluição e atos bárbaros, mas também uma grande comunidade que consegue cooperar e fazer coisas que roçam o surreal.

    • Ana Guerreiro Pereira on 08/07/2011 at 19:43
    • Responder

    Somos todos uma grande família. Com os problemas típicos das grandes famílias (bem, eu sei q estou a ser poética, quiçá demais), é certo, mas não deixamos de o ser. E por baixo das aparências, q nos iludem, partilhamos o mesmo berço, a concluir-se definitivamente que a Teoria Out of Africa, suportada por inúmeros e sólidos estudos de genética populacional e genealogia genética (basta seguir a pista dos haplogrupos para se seguir o rasto das primeiras migrações humanas; como dizem várias vezes os especialistas da área, a nossa história está gravada nos nossos genes). 😉 claro que há outras teorias e parece ter sido descoberto o q se pensa ter sido um Homo sapiens fora de África, datado de uma altura em que se pensava q o ser humano ainda não teria começado a migrar – mas com isso pode-se concluir também q pode ter começado a migrar mais cedo do que o que se tem apontado (e há outros estudos recentes a apoiar essa “tese”, de q talvez alguns grupos tivessem saído ainda mais cedo de África).

    Espectacular… somos mesmo uma grande família, e a ideia de que temos todos antepassados comuns e descendemos das linhagens de uma “Eva” mitocrondrial e de um “Adão” científico (note-se que são denominações dadas pelos investigadores e não têm conotação biblica!).

    Bem a propósito deste tema, temos um excelente livro de divulgação escrito por Portuguesas, uma jornalista e uma geneticista: “O Património Genético Português”, que aconselho vivamente, pois está escrito em linguagem muito acessível e, contudo, correcta e completa. Dá conta não só das primeiras migrações da humanidade, como também das estratégias utilizadas pelos geneticistas e outros investigadores para seguir o rasto dessas migrações ancestrais. Espectacular, mesmo! Por outro lado, descreve ainda, precisamente, o património genético do Povo português. O que é Nacional é bom, eheheh 😉

    http://www.wook.pt/ficha/o-patrimonio-genetico-portugues/a/id/2081023

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.