Noite dos Investigadores 2012 – Planetário do Porto

Na próxima sexta-feira, 28 de Setembro realiza-se um pouco por toda a Europa a Noite Europeia dos Investigadores 2012 (NEI2012).

Na cidade do Porto o evento começa durante a tarde, na Reitoria da Universidade do Porto, e à noite passa também pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

No Planetário, o programa começa às 20h30, com a abertura ao público da exposição “Um Universo Deslumbrante“. Esta é uma exposição internacional, que celebra os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO), e que mostra o Cosmos captado nos seus diferentes observatórios, situados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra.

A galeria de 50 imagens visualmente deslumbrantes vai estar em exibição em vários países da Europa. Portugal, membro de pleno direito do ESO desde 2001, vai também receber o evento, associando-se ao ESO num importante marco na história da astronomia na Europa.

A exposição estará em exibição no Planetário do Porto entre 28 de setembro e 24 de novembro de 2012.

Além da exposição, o programa do Planetário para a NEI2012 inclui ainda a sessão infantil “O Vítor à descoberta do Sistema Solar”, uma tertúlia com o investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), Jean Michel Gomes, e (se o tempo o permitir) observação com telescópio.
Mais informações:
Facebook da exposição