Humanos e Minhocas

Eu farto-me de fazer esta comparação, de modo a explicar o quão limitados estamos em termos de imaginar outros seres inteligentes, mas normalmente utilizo as formigas para comparação.

worms

Neil deGrasse Tyson:
“Passas por uma minhoca na rua. A minhoca sabe que és inteligente? A minhoca não tem qualquer ideia da tua inteligência. Porque tu és muito mais inteligente que uma minhoca. Por isso, a minhoca não tem qualquer ideia de que algo inteligente passou por ela.
Da mesma forma, se alguma espécie muito inteligente passar por nós, nós também não nos damos conta disso. Talvez eles não se interessem por nós porque nós somos demasiado estúpidos para conseguir conversar com eles. Da mesma forma, nós não passamos perto de uma minhoca e pensamos: “hmmm que será que a minhoca está a pensar?” Isto é algo que nunca pensarias!
Por isso, uma das mais importantes razões para não termos sido contactados por extraterrestres é que eles nos observaram e concluíram que não há vida inteligente na Terra”.

worm

8 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. mas peraí… eu tenho feito contato com as minhocas aqui de casa… é claro que não dá para conversar com elas (ainda?), mas aquelas que já me conhecem reagem de forma menos defensiva quando eu as toco para passá-las para de um vaso para outro.
    as novas encolhem-se todas ou tentam fugir quando as toco, enquanto que outras já conhecidas deixam-se ser transplantadas calmamente.
    embora não acredite na existência real de visitantes extraterrestres, acho que, além da enorme utilidade das minhocas para uma agricultura natural, elas podem ser mais inteligentes do que imaginamos.

  2. Bom dia

    Tenho que discordar do Neil Tyson, foi de facto muito infeliz na sua analogia. Se fizermos uma crítica literal ao que ele disse:

    – Se uma espécie muito inteligente passar por nós, não damos conta disso? – teria que ser uma espécie de outro Universo (além de invisível aos nossos olhos), uma vez que, no nosso universo as Leis da física aplicam-se a todo ele e assim sendo, pese o facto da probabilidade de não serem “iguais” a nós, não acredito que sejam muito diferentes – implicações na própria génese da vida;
    – Eles estão a observar-nos e concluíram que não existe vida inteligente na terra?? – esta é de bradar aos céus! por favor! Basta que eles vejam o lado escuro do nosso planeta para verem luz artificial!! Podemos ser uma espécie pouco desenvolvida (que somos), mas nem tanto ao céu nem tanto à terra!
    – Porque nunca colocam a hipótese de existir vida extraterrestre menos evoluída do que nós? E assim sendo, será o mesmo que dizer, que nós ainda não conseguimos detetar vida extraterrestre por serem menos evoluídos do que nós – afinal ainda não descobrimos as minhocas extra-planetárias!!!!

    Pergunto-me como é possível esta Personalidade dizer tanta asneira junta!

    Alguém se convence que uma espécie mais evoluída não tem capacidade de analisar o que é menos evoluído? Claro que tem!! E isso no meu entender, quer dizer muita coisa (no caso de já terem percebido a nossa existência e não terem feito nenhum contacto – provado, pelo menos)!! Traz várias implicações!!!!! – supondo que efetivamente existem extraterrestres.

    Não duvido da capacidade racional do Neil, mas suponho que ninguém seja perfeito.

    Abraços e obrigado

    1. Não consegui perceber o seu argumento…

      O Nuno acha que as minhocas conseguem ter capacidade de raciocínio para perceberem que o Nuno é um ser humano?
      Eu acho que não…
      E no entanto, estamos muito mais próximos das formigas (um antepassado comum há relativamente pouco tempo) do que extraterrestres estão de nós.

      Caso eles sejam menos evoluídos que nós, então não há hipótese de contacto entre nós e eles.
      Caso eles sejam mais evoluídos que nós, então não há hipótese de contacto entre nós e eles.
      É tão simples quanto isso…

      E é óbvio que não há vida inteligente na Terra. Basta eles estarem mais evoluídos que nós cerca de 1 milhão de anos (uma ninharia no Universo) para poderem concluir isso.

      Lembro que há somente 600 milhões de anos, nem sequer existia biodiversidade na Terra… quanto mais Humanos ou sequer mamíferos…
      E 600 milhões de anos é um poeira (4%) no tempo…

      abraços

  3. N ao concordo ..primeiramente porque porque o ser humano tem sua capacidade sociologica e comunicativa ciencia e capacidade progressao bem diferente do que r ser vivo na Terra bem que difere da exemplo sugerido…nada haver amigo

    1. Não é uma questão de concordar. É a realidade 😉

      Você acha que o ser humano tem capacidade sociológica e comunicativa. Comparado com ETs, pode não ter. Se ler Micromegas talvez consiga especular a esse ponto 😉
      Já agora, todos os animais na Terra têm essas capacidades. Os Humanos são só mais uns aqui na Terra.

      Já temos vários artigos sobre este tema aqui.

      abraços

  4. Isso é meio sem noção, me desculpe o Sr. Tyson, mas comparar uma raça inteligente com uma minhoca, ser irracional? A questão aborda duas formas de CIVILIZAÇÃO que são os terráqueos e uma provável raça alienígena avançada. Nós temos a capacidade de fazer contato, seja ele de 1º ou 4º grau, temos inúmeros casos ao redor do mundo e através do tempo. Pessoas ricas ou pobres, mulheres, crianças, enfim.
    Quando alguns cientistas falam sobre vida extraterrestre eles pecam muito.
    Não sou dodo da verdade, mas isso é uma questão a ser analisada, e MUITO!

    1. Caro Anonimo,

      Como se percebe, o anonimo pensa que nós somos grande coisa…

      Quando afinal pode haver seres extraterrestres com milhares de sentidos (como no conto Micromegas) ou com uma inteligencia muito para lá do que para nós é compreensivel (como no conto The Black Cloud).
      Sugiro que leia mais sobre estes assuntos 😉

      abraços!

    • Graciete vVrgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 16/01/2013 at 11:36
    • Responder

    Será? Quase que acredito tendo em conta o que se vai passando neste mundo.
    Cumprimentos.

  1. […] solução, humanos crentes, Marcianos procuram vida na Terra, aquário, marcianos disfarçados). Humanos e Minhocas e Bactérias (citação). Equação de Drake. Equação de Flake. Academia Nacional de Ciências. […]

  2. […] não ser nos sonhos antropocêntricos dos seus arrogantes habitantes ditos inteligentes. Nós somos limitados, insignificantes e indiferentes “para […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.