Porque o céu é azul?

ceu azul

A luz que vem do Sol parece branca, mas na verdade é uma combinação de cores.
Quando a luz do Sol entra na atmosfera terrestre, colide com átomos de oxigénio e de azoto (nitrogénio). Os mais longos comprimentos de onda (luz vermelha) passam sem ser afetados. Já os comprimentos de onda mais curtos (luz azul) colidem e espalham-se por todo o céu, criando a luz azul no céu (dispersão de Rayleigh). Os comprimentos de onda da luz azul (~450 nm) espalham-se 4 vezes mais que os comprimentos de onda em vermelho (~650 nm).
Durante o nascer e o pôr-do-Sol, a luz solar passa por uma maior quantidade de atmosfera, levando a que todos os comprimentos de onda (cores) se dispersem na atmosfera, excepto o mais comprido (luz vermelha) que chega à superfície terrestre para nós vermos.

Existe uma outra dispersão que também afecta este fenómeno: dispersão de Mie. Quando se olha para mais longe do Sol, o azul do céu parece mais saturado. Isto deve-se à dispersão de Mie, que não é muito dependente de comprimento de onda, mas que é realçada quando passa por pingos de água por exemplo, levando a uma dispersão em certos sentidos (ex: arco-íris).

De referir que o conhecido Albert Einstein trabalhou para tentar responder a esta pergunta. E finalmente, respondeu, chegando à fórmula que quantifica a quantidade de dispersão de luz na atmosfera.

por que o céu é azul I

9 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Aureo André Karolczak on 21/01/2016 at 12:47
    • Responder

    Interessante, a muitos anos me foi ensinado que o fenômeno do céu azul era causado pelo efeito Tyndall.. É a ciência em constante evolução.

  1. Então, eu quero saber por que, apos a dispersão, a luz azul não aparece no por-do-sol?

    1. Vinicius, está dito no texto 😉

  2. Olá Carlos,

    Venho lendo há bastante tempo sobre isso, mas nada conseguiu esclarecer minha duvida. No texto diz que, durante o dia, apenas a luz azul é espalhada pelo céu, enquanto as outras não são dispersadas e chegam até a superfície, por isso vemos o céu azul. Depois, durante o nascer/por do sol, todas são dispersadas e a única que atinge a superfície é o vermelho, por isso vemos a cor avermelhada. É aí que vem minha dúvida. Se vemos o nascer/por do sol avermelhado porque o único comprimento de onda que chega à superfície é o vermelho, o céu durante o dia não deveria ser a união das outras 6 cores exceto o azul, pois são elas que chegam a nossos olhos? E uma outra dúvida: se há esse espalhamento, como temos luz branca incidente na superfície? Por que durante o dia tudo não é azul, e durante o nascer/por do sol, vermelho?

    Ficarei muito grato se puder desfazer esse nó em meu cérebro.

    Obrigado.

    1. Sim, é, daí o Sol nos parecer branco amarelado 😉
      (branco é a junção de todas as cores)
      (amarelado deve-se à junção de vermelho e verde… sem azul que ficou no céu devido ao comprimento de onda menor)
      http://webinsider.uol.com.br/wp-content/uploads/image0032.png

      abraços

  3. “É por isso também que no pôr-do-sol o céu fica com uma cor avermelhada?”

    Sim 😉

    Nuvens aparentemente “vermelhas” ao pôr-do-Sol? Sim 😉

    abraços

  4. Olá, boa tarde!
    “Durante o nascer e o pôr-do-Sol, a luz solar passa por uma maior quantidade de atmosfera, levando a que todos os comprimentos de onda (cores) se dispersem na atmosfera, excepto o mais comprido (luz vermelha) que chega à superfície terrestre para nós vermos.”

    É por isso também que no pôr-do-sol o céu fica com uma cor avermelhada?

    E ao anoitecer o céu fica com uma cor meio azul, e á medida que vai anoitecendo mais, vai ficando mais escuro.

    Ás vezes também, á noite, ele fica claro e não totalmente escuro, mesmo quando não é lua cheia. Algumas nuvens avermelhadas. A que se deve isso?
    Obrigado

    • Samuel Junior on 16/04/2013 at 15:54
    • Responder

    Então posso concluir que, no início, quando a Terra estava em formação, onde havia uma grande quantidades de gases dos mais diversos tipos da atmosfera e quase nada de oxigênio, a cor do céu provavelmente era de outra cor. 😛

    1. Tudo na Terra era de diferentes cores 🙂

      A Terra na altura era um planeta diferente 🙂

  1. […] 7 Equações que governam o mundo (vídeo). Forças. Carácter dual da luz e da matéria. Porque o céu é azul. Meteorologia. Bússola. Balão de Ar Quente. Fogo. Gerar energia. Holograma (aqui). Criptografia. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.