Indiano de 179 anos mata gatinhos ou, como enganar jornalistas estagiários

A existência de pessoas que alegam possuir uma idade demasiado avançada pelos padrões humanos não é nada de novo. E apesar de não ser uma alegação tão extraordinária como dobrar colheres com o poder da mente, o mais comum é verificar-se que estas estavam simplesmente a mentir.

A notícia de um indiano de 179 anos de quem a morte se esqueceu e que teve direito a uma entrada relâmpago no Guiness World Records – uma entrada tão rápida que nem eles próprios ainda sabem – propagou-se hoje pelos media portugueses como herpes digital.

“Antigo sapateiro indiano afirma que é o homem mais velho do mundo com 179 anos”Quero Saber.
“Guiness: «A Morte esqueceu-se de mim», diz indiano de 179 anos”Diário Digital.
“Antigo sapateiro pode ser o homem mais velho do mundo com… 179 anos!”A Bola.
“Antigo sapateiro diz ser a pessoa mais velha do mundo com 179 anos”Notícias ao Minuto.
“Homem indiano é o mais velho do mundo e de toda a História, segundo o Guiness”Jornal i.
“Homem mais velho do mundo tem 179 anos “A morte esqueceu-se de mim”Flagra.

Notícia na revista Quero Saber.

Notícia na revista Quero Saber.

No entanto, bastava haver o mínimo de preocupação em investigar a fonte original da notícia para se chegar à conclusão de que é falsa.

A notícia foi inventada pelo World News Daily Report, um portal de notícias falsas ao género do conhecido Weekly World News. À excepção da própria absurdidade dos artigos e, ao contrário do que acontece com jornais satíricos como The Onion ou até o português O Inimigo Público, não existe nenhuma espécie de aviso, ainda que subtil, sobre a natureza do site. Mas mesmo que existisse, a experiência demonstra que não seria de grande utilidade para os mais distraídos ou crédulos.

Como exemplo de outras notícias altamente credíveis deste portal temos: “Ovo de dinossauro com 200 milhões de anos eclode num museu de Berlim”, “Vaca morta ressuscitada por um relâmpago”, “Ilha mítica de Lilliput finalmente redescoberta”, “Restos mortais de um espécimen de fada descobertos na Irlanda” e “Arqueólogo israelita descobre provas de que Judas fumava canábis”. E paro por aqui, não vá o vírus da herpes digital sofrer uma nova mutação…

Em menos de um minuto e com a ajuda do Google, consegui verificar que a notícia é falsa. Já os estagiários devem ter levado um tempo consideravelmente maior a traduzir e publicar uma peça de desinformação. Não seria mais produtivo verificar antes as fontes e ser um pouco mais crítico daquilo que se lê na Internet?

Só me resta perguntar, no seguimento do meu texto anterior sobre o problema da desinformação na Internet, quantos mais gatinhos terão de morrer?!

Parem a matança!

Parem a matança!

Adenda 09/04/2014: A revista Quero Saber apagou a notícia do site. Já o Notícias ao Minuto surpreendeu bastante pela positiva, pois em vez de apagar simplesmente a notícia, decidiu contribuir para um real esclarecimento dos leitores ao assumir publicamente o erro. Um exemplo a seguir!

Adenda 10/04/2014: O Flagra seguiu o bom exemplo do Notícias ao Minuto ao colocar um aviso na notícia original e, adicionalmente, publicou ainda um novo artigo para reforçar a chamada de atenção. Muito bom!

Adenda 11/04/2014: O Diário Digital publicou também uma correcção, mas talvez fosse melhor chamar a atenção na notícia original, caso contrário, esta pode continuar a circular como se fosse verdade…

Adenda 12/04/2014: Por incrível que pareça, o Correio da Manhã resolveu publicar a mesma peça de desinformação depois deste tempo todo. (15/04/2014: acabou por ser apagada dias mais tarde, mas tanto quanto sabemos, sem uma correcção)

14 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Antes d republicarmos informacoes veiculadas na internet,dvemos verificar a origem primeiro!

    1. Infelizmente, as parvoíces não têm nacionalidade. 🙁

      O Terra só mostra que não está interessado na verdade nem sequer é escrito por jornalistas.

      abraços

  2. Tudo muito bem, boa chamada de atenção. E ainda bem que o autor não cometeu o mesmo erro que critica no texto. É totalmente verdadeiro e factual que foram “jornalistas estagiários” a escrever esta notícia falsa. Também está correta a generalização que reduz “jornalistas estagiários” a um grupo de pessoas que faz traduções da imprensa internacional.

    1. Tem razão.
      O autor foi demasiado compreensivo.

      Já eu diria que estas parvoíces foram escritas por quem nem sequer é jornalista. Um jornalista verificava as fontes, porque aprendeu que isso é uma das características essenciais do jornalismo.
      Além disto, estamos a falar de dois tipos de “arte”. Temos a arte do jornalismo e a “arte” do copy-paste. A primeira requer um cérebro. A segunda não.
      Como claramente estas pessoas do jornal i, quero saber, diário digital, etc, não sabem fazer jornalismo, deviam assim ser despedidas na hora.

      abraços

  3. Já agora… em Belém (PT) há uma múmia que comunica com o país pelo facebook!

  4. O objectivo para esses site é gerar tráfego, captando a atenção com temas e supostas noticias fora do normal.
    Os menos críticos vão “comendo” o que lhes dão. Continuam a alienar as pessoas com desinformação como esta. A nossa TV pouco melhor está.

    1. Compreendo, mas em quê exactamente esta noticia “aliena” alguém? ou desinforma? acreditar que o homem pode durar 180 anos acho que não é nada que va prejudicar alguém, e existe muita gente a durar 120.

      1. Desinformar as pessoas é transmitir-lhes mentiras como se fossem verdade. É o caso desta notícia em jornais que supostamente se dizem credíveis.

  5. Jornalismo de baixa qualidade é isso. Que importa se ele afirma ser o mais velho do mundo? Sem provas, não é (ou não deveria ser) notícia.
    Ainda bem que existem sites inteligentes como este para refrear um pouco a imbecilidade da internet!

    1. Aqui até há uma questão mais premente. A mentira vê-se indo à página do Guiness World Records. Basta ir lá para perceber que eles afirmam que o homem mais velho é outro.
      Qualquer pessoa pode ir lá ver. O autor deste texto colocou o link. Os “jornalistas” nem isso verificaram.

      abraços

    2. A questão é: como é que se prova uma coisa dessas? ele tem supostamente e sendo a noticia verdadeira os documentos oficiais que o comprovam, e essa é a unica “prova” que pode existir….conheces outra? se conheceres algo que comprove a idade de alguém diz-me a ciência agradece, se fossemos pensar assim nunca nenhuma idade avançada seria noticia.

      A unica coisa que podes saber é genero “esta pessoa tem um organismo num estado e um metabolismo geralmente parecido a uma pessoa de 50 anos” mas neste caso se ele sobrevivesse tanto tempo não teria meio de comparação nem seria um caso normal, deverá ter o organismo de uma pessoa com metade da idade, porque mais deteriorado de que 90 anos é dificil.

      1. “A questão é: como é que se prova uma coisa dessas?”

        Prova-se que é mentira indo aos websites referidos: a fonte original é um um site satírico, e o Guiness World Records diz que isto é mentira.

        abraços

  1. […] pergunta essencial: se não há evidências, então qual é a fonte disto? A fonte da notícia é o nosso conhecido World News Daily Report, que é um portal de notícias falsas. É um website do mesmo género do […]

  2. […] – Pseudo-astronomia: Pulseiras Quânticas (fraude, falência). Indiano de 179 anos. Prahlad Jani (morte, Respiratorianismo). Boriska. Braco. Reiki (patetice). Terapias Alternativas. […]

  3. […] se coloca em prática a ética jornalística, não é única. Na recente notícia sobre o suposto indiano de 179 anos, o Notícias ao Minuto e o Diário Digital, por exemplo, tiveram uma atitude semelhante. E não é […]

Responder a RuiRodrigues Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.