Homeopatia não funciona

100-agua-homeopatia

Um enorme estudo realizado pela Associação Australiana de Saúde e Medicina (National Health and Medical Research Council) conclui sem sombra de dúvidas que a homeopatia não é mais eficiente que um simples placebo. É dessa forma que a homeopatia “funciona”, somente como placebo. Nada mais.

O estudo avaliou o efeito da homeopatia em 68 diagnósticos de saúde (em que a pessoa se sentia mal ou estava mesmo doente) e em que os homeopatas diziam que tinham um remédio que iria melhorar as pessoas. A conclusão é a mesma para todas as doenças: a homeopatia não é eficaz em nenhuma doença. É somente água (com açúcar, por vezes, para saber melhor) que se dá às pessoas de modo a enganá-las com um simples placebo.

Não existiu qualquer impacto dos remédios homeopáticos (vulgarmente conhecidos como “copos de água”) em doenças como asma, artrite reumática, distúrbios de sono, constipações, gripes, borbulhas, queimaduras, cólera, malária, tuberculose, HIV/SIDA, etc. Nada.

John Dwyer, médico-imunologista e professor de medicina na Universidade de New South Wales, disse que as conclusões deste estudo eram já esperadas, porque qualquer pessoa que saiba um mínimo de medicina já conhece o efeito psicológico do placebo e sabe que as chamadas técnicas alternativas utilizam este mecanismo para enganar as pessoas de modo a que estas pensem erradamente que estão a ser curadas. Não existe qualquer princípio ativo nos remédios homeopáticos que permita curar ou fazer as pessoas melhorarem, mas sabe-se que algumas doenças são de curta duração e por vezes curam-se sem precisarem de nada exterior. As pessoas, infelizmente, veem correlações e causalidades onde elas não existem. Daí que os testemunhos pessoais, anedóticos, não são aceites em ciência.
Dwyer considera uma vigarice as práticas homeopáticas, porque enganam as pessoas. Os homeopatas não são éticos.
Para Dwyer, o maior perigo são as vacinas homeopáticas, em que se insere água nas pessoas, e as pessoas assumem que estão protegidas das doenças, quando não estão. As pessoas colocam-se em risco de vida, devido a acreditarem em charlatães.

Leiam no Universo Racionalista, The Guardian, Popular Science, e o estudo.

1 ping

  1. […] de um processo revolucionário e patenteado de imprinting à escala nanoscópica que garante toda a eficácia da homeopatia clássica. Postalmente […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights