A Via Láctea sobre o Vale da Lua – APOD

Milky-Way-over-Moon-Valley-600px-by-Rafael-Defavari

Créditos da imagem e Copyright: Rafael Defavari.

A nossa Via Láctea forma um arco sobre uma paisagem desolada nesta fantástica visão panorâmica do céu noturno. A cena, que parece de outro mundo, mostra todo o terreno árido e erodido do Valle de la Luna (Vale da Lua), no deserto chileno do Atacama. Bem ao longo do horizonte estão as luzes de San Pedro, Chile, bem como as pequenas vilas de Socaire e Toconao, e uma estrada tortuosa que liga Calama a San Pedro.

Tomado em 18 de outubro, o mosaico de cinco painéis também apresenta as quatro galáxias facilmente visíveis a partir de regiões onde o céu é escuro. Na extremidade esquerda, as galáxias satélites conhecidas como a Grande e Pequena Nuvens de Magalhães são emolduradas por suas homônimas terrestres. Muito mais fraca e à direita, além do bojo central da Via Láctea, está a Galáxia de Andrômeda. A mais distante visível, a Galáxia de Andrômeda fica a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância.

1 comentário

  1. M a r a v i l h o s o! Que foto maravilhosa! Infelizmente do céu de S. Romão do Coronado não se é capaz de ver o céu com esta estrondosa visão, demasiada poluição luminosa além da outra e restante poluição! Esta foto já cá esta no meu pc! Obrigado! Adorei! Fantástico! Único!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights