A Via Láctea sobre os Cogumelos do Arizona – APOD

ToadSky_Lane_2400

Créditos da imagem e Copyright: David Lane e R. Gendler.

O que é mais antigo: as rochas que você vê no solo ou a luz que você vê do céu? Geralmente, são as rochas que são mais antigas, com os seus sedimentos de origem depositados bem antes que a luz deixasse qualquer uma das estrelas ou nebulosas que você vê no céu. No entanto, se você pode ver, através de um telescópio, uma galáxia muito distante no Universo – além de Andrómeda ou da galáxia espiral NGC 7331 (num dos anexos) –, então você está vendo uma luz ainda mais antiga.

Destacado aqui, o disco central de nossa Via Láctea arqueia sobre as formações rochosas (chamadas de chaminés de fada ou pirâmides de terra) dos Cogumelos no norte do Arizona, EUA. As partes rochosas superiores dos Cogumelos incomuns são feitas de arenito relativamente duro que o vento erodiu mais lentamente que o arenito mais solto, em baixo.

As faixas verdes são da aeroluminescência, a luz emitida pelo ar estimulado na atmosfera da Terra. No canto inferior direito está uma câmera de time-lapse configurada para capturar o céu que gira atrás da cena pitoresca em primeiro plano.

Você pode conferir uma versão desta imagem que possui anexos identificando alguns objetos celestes aqui.

ToadSky_Lane_1080_annotated

2 comentários

  1. Os riscos na imagem são satélites ou aviões?

    1. Provavelmente satélites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.