Oferta de 2 livros – Abril

astropt oferta

Continuando a nossa Campanha de Doação de Livros, iremos agora entrar no maravilhoso mundo da matemática!
Sim, essa ferramenta essencial na ciência, que tantas vezes nos atemoriza, também pode ser divertida.

O livro Isto não é (só) matemática, foi escrito por Alexandre Aibéo, sendo que a ilustração ficou a cargo de Pedro Aibéo.
Alexandre Aibéo é doutorado em Astronomia, e foi o vencedor da primeira edição do FameLab.
Pedro Aibéo é arquitecto, engenheiro civil, músico e produtor de peças de teatro.

O livro divulga a matemática de forma cativante e humorística.

Como é dito pelo comediante Nuno Markl na capa: “Os Aibéos são o elo perdido entre os meus professores de matemática e a Samantha Fox.”
Ainda nas palavras de Nuno Markl: “Os Aibéos conseguiram dar uma estranha espécie de sex-appeal à matemática mas, mais importante que isso, são pessoas inteligentes que perceberam que pelo humor é que vamos.”

9789895549368

Vamos agora às regras do concurso:

Como podem ganhar este livro?

Podem ganhar este livro de 2 formas!
Sim, temos 2 livros para dar! Ou seja, vocês têm 2 vezes mais hipóteses de ganharem o livro!

As 2 formas têm o mesmo prazo: a data limite para este sorteio é 1 de Maio.


1ª forma de participar no sorteio: nos comentários, devem responder a uma pergunta. O autor da resposta mais complexa, divertida, cientificamente correcta, consistente, criativa e clara – ou seja, a melhor resposta – receberá gratuitamente um livro.
A avaliação das respostas será feita pelo autor do livro, Alexandre Aibéo.

A pergunta é:

Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?


2ª forma de participar no sorteio: deverão obrigatoriamente tornarem-se amigos do AstroPT no Facebook, aqui, e preencher o seguinte formulário (o vencedor será escolhido de forma aleatória pelo site random.org):

14 comentários

9 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Sidney A Camargo on 13/06/2015 at 03:55
    • Responder

    Matematica é o principio do Caminhar com Liberdade.

  1. Pois a matemática salva vidas, assim como salvou a minha, hoje a mesma é minha companheira inseparável.

  2. Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Porque ainda há pessoas que percebem “puto” “zero à esquerda”, de matemática.

    Porque ainda há pessoas que aquando das suas insónias fazem contas de cabeça, ou resolvem problemas, ou pelo menos tentam.

    Porque ainda há pessoas que aquando das suas viagens para o trabalho ou vice-versa, tentam resolver o seguinte problema:

    – Se eu for pelo trajecto a: poupo nos pneus e nos amortecedores porque é uma estrada de asfalto mas gasto mais combustível porque é um trajecto mais longo.

    – Se eu for pelo trajecto b: pelas razões contrárias.

    E acabam por ir pelo caminho habitual, porque parece que o automóvel tem “gps” ou “piloto-automático” ou “inteligência”, ou qualquer coisa.

    Porque ainda há pessoas que tentam resolver o famoso problema “é só fazer as contas”.

    Porque ainda há pessoas que quando estão a tentar ganhar um livro num concurso questionam-se:

    – Qual será a probabilidade do meu patrão entrar , neste momento, no escritório e descobrir o que eu estou a fazer?

    E porque ainda há pessoas que, sabendo que o concurso terminou a 1 de Maio de 2015, tentam ganhar o concurso.

    E porque ainda há pessoas que não tem culpa de estarem atrasadas.

    • Ivan de Abreu Lima Junior on 30/04/2015 at 17:38
    • Responder

    Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Porque a matemática é a maneira que criamos para entender a natureza, é através do seu desenvolvimento que conseguimos traduzir o que mundo está nos falando, e caso um dia encontremos alguma forma vida inteligente diferente na nossa, a matemática será nossa primeira forma de comunicação.

    • Diego dos Santos on 14/04/2015 at 18:42
    • Responder

    Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    A matemática é uma das ferramentas mais importantes já desenvolvidas pelo homem, com ela conseguimos observar e compreender coisas que vão além de nossas capacidades humanas. A grandiosidade do universo, o número de partículas observáveis presentes no mesmo, a data cuja qual nossa galáxia está fadada a se chocar com a sua vizinha andrômeda, são exemplos de coisas que a nossa mente não consegue acompanhar com tanta exatidão quanto a matemática nos apresenta. Todas essas descobertas e resultados foram possíveis graças a observação de equipamentos altamente precisos, criados graças aos resultados incontestáveis que a matemática de suas estruturas básicas apresentou a seus criadores. A matemática demonstra a dinâmica de nossas vidas assim como as regras de um jogo demostram a dinâmica do mesmo. Nesse ponto da análise, acredito que a pergunta certa a se fazer seria: Porque ainda há pessoas que não gostam de matemática?

  3. Por que ainda há pessoas que gostam de matemática?
    Pois a matemática pode ser para algumas pessoas extremamente atraente, divertida e extraordinária.
    Pode ser muito fabuloso e recreativo para algumas pessoas resolver problemas bem simples de matemática, e com o tempo ir adquirindo mais conhecimento e técnica, para finalmente tentar solucionar problemas mais difíceis – problemas esses que requerem bastante conhecimento tanto da parte prática como teórica.
    E sejam estes problemas mais difíceis exercícios práticos, demonstração de teoremas ou ainda tentar demonstrar alguma conjectura.
    Também por a matemática ser frequentemente muito útil na física, química, biologia, astronomia, geologia, geografia, medicina, engenharias, informática, artes e em praticamente todas as disciplinas.

    • Nuno José Almeida on 10/04/2015 at 11:01
    • Responder

    Porque essas pessoas vibram, saltam, emocionam-se sempre que percebem que a linguagem universal da matemática pode ser usada em todo o conhecimento apreendido ou por si gerado.

    • António Filipe Mota on 09/04/2015 at 22:31
    • Responder

    Bem-haja:

    Os atores sociais gostam de Matemática por ser uma área social que está presente em todos os cenários que nos rodeiam dando reais respostas (os números também falam quando são convidados para um agradável diálogo) às mais variadas interrogações, sendo por isso essencial para a inclusão dos indivíduos nesta amálgama teatral. Para além das respostas várias que encontramos com o manuseamento cuidado deste precioso instrumento, a matemática não mente, mente quem faz mau uso dela. E encontrar nos dias que nos envolvem um astro instrumental tão verdadeiro e espontâneo, que exprime só o que sente e pensa e de uma forma natural traduz o que sente o consciente, por vez, até mais sentimental, não é nada fácil.

  4. Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Porque ainda existe muito a ser descoberto 🙂

    • André Luis Ferreira on 09/04/2015 at 01:53
    • Responder

    POR QUE AINDA HÁ PESSOAS QUE GOSTAM DE MATEMÁTICA?

    Penso que pelos mesmos motivos que fizeram com que outras pessoas começassem a fazer matemática desde o início dos tempos.
    A INTUIÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS GRANDEZAS AS QUAIS ESTAMOS SUBMERSOS.
    Todavia,o que tem ocorrido de lá para cá é uma razão inversa entre a satisfação e a compreensão sobre as ideias matemáticas desenvolvidas a partir das grandezas e a sistematização abstrusa utilizada para explicá-las. E nesse diapasão alguns livros como ISTO NÃO(É)SÓ MATEMÁTICA são muito bem vindos para nos sanar dessas dificuldades.
    Meus parabéns aos sr(s) Alexandre Aibéo e Pedro Aibéo por essa iniciativa.

    • Rodrigo Klering on 06/04/2015 at 22:00
    • Responder

    Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Com tantos altos e baixos na vida das pessoas, algumas delas ainda tem amor próprio. E nós mesmos, meu amigo, somos a mais pura e complexa matemática, tomando conta dela mesma.

    • Ana Rita Nunes on 04/04/2015 at 10:38
    • Responder

    Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Não deveria toda a gente gostar de matemática? Afinal, todos nós passamos a vida a equacionar, calcular, atribuir e definir limites. Todos temos certezas e incertezas, damos voltas de 180 graus, combinamos horas e encontros, passamos à tangente, amamos infinitamente. Nas nossas relações profissionais ou sociais estabelecemos funções, temos a capacidade de nos associarmos, tentamos sempre a integração, somamos experiências e queremos sempre ter sucesso em todos os quadrantes. Às vezes até temos de nos multiplicarmos para conseguirmos fazer tudo o que nos é exigido. Só sentimos mais dificuldades quando somos forçados a dividir, distribuir, subtrair e até não gostamos assim tanto de derivar…somos criaturas de hábitos!

    A razão é que a matemática dá muito trabalho! Que estafa! Todos a aplicamos, todos chegamos a soluções e resultados mas só alguns de nós conseguem apreciar a beleza do percurso. Aqueles que admiram o caminho, que racionam o esforço, que contemplam o trajeto e que a tomam como referencial têm a capacidade de gostar! A matemática entende-se e só quem a vê é que a pode adorar!

    • Lucas Alves da Silva Prudente on 04/04/2015 at 01:34
    • Responder

    Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Matemática é complexa, chata em alguns momentos. Mas em outros é bela, singular, que cria e descreve coisas incríveis, mas nem por isso de forma fácil. Sua simetria, cada demonstração, cada passo. Mostra o quanto dependemos dela e ela depende de nós pra se tornar realidade aos olhos de todos.
    Eu gosto da matemática … É uma relação complicada porém gostosa…

  5. Porque ainda há pessoas que gostam de matemática?

    Ainda há pessoas que gostam de matemática,
    porque não sabem fazer muito mais na vida
    do que dormir e acordar
    cada dia a sonhar
    que um dia poderão ser elas
    a resolver
    um dos muitos enigmas
    que ela tem ainda por desvendar…

  1. […] sabem, demos os livros aos vencedores do concurso referente ao livro “Isto Não É (Só) Matemática“. Leiam […]

  2. […] que abrimos um concurso para oferecer o fantástico livro Isto Não É (Só) […]

  3. […] Termina hoje o prazo para oferecermos o livro Isto Não é (Só) Matemática. Para receberem o livro, participem aqui. […]

  4. […] Como sabem, estamos a oferecer 2 livros. O prazo termina amanhã! Para receberem o livro, participem aqui. […]

  5. […] Como sabem, estamos a oferecer 2 livros. Para receberem o livro, participem aqui. […]

  6. […] Como sabem, estamos a oferecer 2 livros Isto não é (só) matemática. Participem aqui. […]

  7. […] Como sabem, estamos a oferecer 2 livros Isto não é (só) matemática. Participem aqui. […]

  8. […] Como sabem, estamos a oferecer 2 livros Isto não é (só) matemática. Participem aqui. […]

  9. […] Como sabem, estamos a oferecer 2 livros. Para receberem o livro, participem aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights