Hubble revela as camadas da galáxia elíptica em concha NGC 3923

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/hubble_friday_05152015.jpg

A galáxia elíptica NGC 3923 em formato de cebola. Crédito: NASA/ESA/Hubble

O objeto brilhante nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble é a galáxia elíptica NGC 3923. Ela reside a cerca de 90 milhões de anos-luz de distância na constelação de Hydra.

NGC 3923 é um exemplo de uma ‘galáxia em concha’ onde as estrelas em seu halo estão dispostas em camadas.

Encontrar camadas concêntricas de estrelas que envolvem uma galáxia é relativamente comum e tem sido observado em muitas galáxias elípticas. Na verdade, 10% das galáxias elípticas exibem esta estrutura tipo ‘cebola’, algo que nunca foi observado em galáxias espirais.

Os astrônomos julgam que as estruturas em forma de concha se desenvolveram como consequência de canibalismo galáctico, quando uma galáxia maior ingere uma companheira menor. Com a aproximação de dois centros, as galáxias inicialmente oscilam em torno de um centro de massa comum e essa oscilação gera ondulações formando para fora as conchas de estrelas, assim como ondas numa propagação em um lago quando sua superfície é perturbada.

NGC 3923 tem mais de vinte camadas, mas apenas algumas das conchas exteriores estão visíveis nesta imagem. Suas conchas são muito mais sutis do que em outras galáxias desse mesmo tipo. As conchas desta galáxia também são curiosamente simétricas, enquanto em outras galáxias em concha o formato é distorcido, como vemos abaixo na imagem da galáxia PGC 6240.

http://www.spacetelescope.org/images/heic1318a/

A galáxia elíptica PGC 6240 pelo Hubble

Fonte

NASA: Hubble Spots the Layers of NGC 3923

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights