DAWN mostra uma grande e incomum montanha no asteroide Ceres

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/CeresMountain_Dawn_1041.jpg

DAWN revela uma grande e incomum montanha em Ceres (a imagem original foi invertida para dar destaque ao relevo em questão). Créditos: NASA, JPL-Caltech, UCLA, MPS/DLR/IDA

O que criou esta enorme montanha no asteroide gigante Ceres?

Os cientistas ainda não sabem as causas…

Como uma antecipação do Dia do Asteroide aqui na Terra, a espaçonave robótica DAWN orbitando Ceres capturou uma nova imagem de uma elevada montanha incomum no maior asteroide do Cinturão de Asteroides.

Visível em destaque no topo da imagem acima, esta montanha excepcional se eleva por 5 quilômetros em uma área que se mostra bem nivelada.

imagem foi tomada cerca de duas semanas atrás, em meados de junho de 2015, a uma distância de cerca de 4.400 quilômetros.

Embora as hipóteses da origem da montanha incluam como opções o vulcanismo, um eventual impacto ou até a tectônica de placas, as evidências para embasar a teoria permanecem como lacunas.

Também visíveis através da superfície de Ceres estão as enigmáticas áreas claras, pontos brilhantes cuja origem permanece como um ativo tópico de investigação.

Embora a sonda robótica DAWN permanecerá orbitando o oficialmente classificado como planeta anão por milhões de anos a frente, o seu combustível de hidrazina usado para direcionar a antena de comunicação da DAWN irá se esgotar em algum momento, em 2016.

Fonte

APOD: An Unusual Mountain on Asteroid Ceres – Crédito da Imagem: NASAJPL-CaltechUCLA, MPS/DLR/IDA

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.