Mercúrio sobre o horizonte por Juan Carlos Casado

http://apod.nasa.gov/apod/image/1607/mercurysky_casado_800.jpg

Mercúrio no Horizonte por Juan Carlos Casado

Uma vez que Mercúrio orbita tão perto do Sol, o menor planeta do Sistema Solar nunca navega longe do Astro-Rei quando observado por nós aqui da Terra.

Quando acompanha (está atrás) o Sol, Mercúrio somente é visível nas proximidades do horizonte por curtos períodos de tempo após o ocaso. Se Mercúrio está à frente do Sol então será visível apenas pouco antes do nascer do sol. Assim, em determinadas épocas do ano, observadores celestes bem informados e com alta dose de determinação conseguem capturar Mercúrio em lugares com um horizonte não obscurecido.

Acima, na imagem em destaque, muita força de vontade do astrofotógrafo Juan Carlos Casado foi combinada com um pouco de manipulação digital para mostrar posições sucessivas de Mercúrio durante o mês de Março do ano 2000.

Cada fotografia foi tirada a partir do mesmo local na Espanha quando o próprio Sol estava cerca de 10 graus abaixo do horizonte e sobreposta sobre um único fotogênico pôr-do-sol.

Atualmente, Mercúrio está subindo bem acima do horizonte a cada pôr do sol e está justamente agora angularmente bem perto do mais brilhante planeta Vênus.

Fontes

APOD: Mercury on the Horizon – crédito da imagem©: Juan Carlos Casado

Earth-Sky: Mercury-Venus conjunction on July 16

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights