Sobre o astroPT

Bem-vindo ao astroPT.

O astroPT é um projecto de astronomia em Portugal.

Este projecto nasceu da necessidade de criar no mundo virtual um local onde se pudessem encontrar diversas sensibilidades de diferentes domínios astronómicos. O astroPT é o local onde profissionais, amadores, amantes, e curiosos de astronomia se reúnem, trocam opiniões, discutem ideias, e informam sobre temas relevantes no sector astronómico.

Este projecto congrega várias funcionalidades: blog, mailing list, astrowiki e RSS. O blog é a face desta comunidade; a mailing list é o sítio onde toda a gente pode partilhar ideias e discutir temas astronómicos relevantes; a astrowiki é uma enciclopédia em português sobre uma panóplia de assuntos de relevo na astronomia; e o RSS serve para quem quiser só receber as notícias e não pertencer à lista de discussão.

A ideia desta comunidade virtual nasceu em 2005 na mente do Daniel Bento, que em Janeiro de 2006 contactou o Carlos Oliveira. Depois de amadurecerem esta ideia durante cerca de um ano, contactaram o Jorge Almeida, o José Raeiro, a Vera Gomes, e o Nuno Coimbra, de modo a poderem ser os coordenadores do projecto nas suas diferentes funcionalidades.

Entretanto foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas possíveis ramificações.
Os temas que terão peritos exclusivos são: astronomia em geral, astrofísica, astrobiologia, astrogeologia, cosmologia, astronáutica, astropolítica, astronomia amadora, astrofotografia, observação astronómica, educação científica, divulgação de astronomia, história da astronomia, tradução de artigos astronómicos, planetas, meteoros, Ficção Científica, OVNIs, etc.

Com o crescimento que este projecto teve, teve-se que profissionalizar o astroPT.
Sendo assim, criou-se condições para a existência de coordenadores em diversas áreas.

Todas as pessoas que gostem de astronomia, estão desde já convidadas a inscreverem-se na nossa mailing list, a contribuírem activamente para a astrowiki, a receberem a RSS, ou simplesmente a visitarem o nosso blog.

Divulguem, participem, aprendam, divirtam-se, e tirem partido desta comunidade!

Cumprimentos espaciais!

181 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marconni on 22/09/2015 at 19:27

    Carlos, boa tarde.

    Você viu uma matéria publicada na revista Geology sobre rachaduras gigantes na lua, que estariam sendo causadas pelo campo gravitacional da terra? Fiquei espantado, pois, como pode ser isto se as duas (Terra e Lua) estão juntas a builhões de anos e desde que a humanidade começou a observar a lua com telescópios isto nunca tinha sido observado?

    Um abraço,

    1. Olá,

      Está a referir este estudo?
      http://geology.gsapubs.org/content/43/10/851.abstract?sid=24e78eee-13a9-42ba-91b4-095dfff63afd

      Em 2010, já se sabia que existiam rachaduras, e que a própria Lua tinha estado a encolher:
      http://www.nytimes.com/2010/08/20/science/space/20nasa.html

      Na altura só se tinham detectado algumas (praí uma dezena) de rachaduras. Agora, com 5 anos de estudo dos dados da LRO, descobriram-se muitas mais (alguns milhares).

      Basicamente, é isso. Não há uma mudança de paradigma.

      Note também que as rachaduras não é algo que se veja com telescópio: é uma análise geológica de dados enviados por uma sonda (LRO).
      E são normais. São esperadas, tendo em conta que a Terra tem mais gravidade e vai provocando forças de maré sobre a superfície lunar (devido à órbita lunar ser elíptica). É pouco, mas é o suficiente para ao longo de milhares de anos existirem algumas evidências disso 😉

      abraços!

    • Irapuan Lira Feitosa Filho on 06/09/2015 at 10:21

    Caríssimo Professor Carlos,

    Gostaria de usar este espaço para agradecer, em nome de todos os telespectadores, a sua sensacional palestra proferida ontem (05/09) no evento Conexão Cósmica II, realizado no IFPI- Teresina Central. Foram de grande valia todas as suas colocações e todo o material demonstrado no momento.

    Prestou um grande serviço a todos nós Teresinenses que, cada dia mais, somos motivados a adentrar no maravilhoso mundo do conhecimento científico.

    Deixo-me aqui à disposição para quaisquer colaborações e saiba que será sempre bem vindo (mesmo à distância) a todos os eventos de nossa Sociedade Científica.

    Atenciosamente,

    Irapuan Filho
    Professor IFMA e SEDUC-MA
    Membro da GSS (Graviton Scientific Society)

    1. Muito obrigado pelas suas palavras professor Irapuan.

      Infelizmente, por internet, eu reconheço que perco 70% das minhas competências que tenho ao vivo – porque me falta a interação com o público -, mas mesmo assim espero que a audiência tenha gostado 😉

      Grande abraço e obrigado pelo convite!
      Carlos

    • Marconni on 04/09/2015 at 18:59

    Carlos, desculpe-me, pois, não tive a intenção de ofendê-lo ou de postar qualquer link inconveniente. Apenas fiquei curioso sobre esta fotografia tirada pela Estação Espacial Internacional, sobre um corpo celeste sem explicação e foi, exatamente por isso, que perguntei á você, que é um cientista sério.
    De qualquer forma, obrigado.

    1. Marconni, não ofendeu nem tem que pedir desculpa! 😉

      Teve uma dúvida, perguntou. Fez o correto! 100% correto.

      A única coisa que eu critiquei foi o link dado, porque não gosto que aqui se dê publicidade a links pseudos. É só isso. Nada mais.

      Dito isso, tudo o resto foi puramente normal. Não pense sequer que fiquei chateado, melindrado ou o que seja. Pelo contrário. Continuo a pensar que o Marconni fez o correto. Logo, excelente! 😉

      abraços!

    • Marconni on 04/09/2015 at 15:51

    Carlos, bom dia.

    Gostaria de saber sua opinião, como astrônomo e estudioso. sobre a postagem de um astrônomo amador brasileiro sobre um misterioso corpo celeste fotografado pela ISS :
    http://projetoquartzoazul.blogspot.com.br/2015/09/um-cometa-misterioso-esta-perdido.html

    Um abraço e obrigado.

    1. Marconni,

      Este local é de ciência.
      Por favor não coloque links para websites pseudos e vigaristas. Obrigado.

      Quanto a cometas rasantes ao Sol, existem constantemente, semanalmente.

      Só a sonda SoHO já descobriu milhares de cometas.

      Esse em causa nesse website pseudo foi somente mais um, não tem nada de especial.

      Como informação adicional, há muitos cometas que passam perto do Sol e se desintegram. “Desaparecem”. É normal. Nós próprios já falamos de vários desses exemplos. Acontece o mesmo ao Marconni se passar por lá.

      abraços

    • Marconni on 25/08/2015 at 13:05

    Carlos, muito obrigado pela gentileza de sua resposta. Quando falei de Orion, me referia às estrelas do Cinturão de Orion e daquelas estrelas que sempre são mencionadas como representadas em diversos pontos na terra, como as pirâmides e etc, se não me engano, são três. Um grande abraço.

    1. As 3 Marias 😉
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Marias_%28astronomia%29

      Mas elas não estão relacionadas entre si… e estão muito longe da Terra…. a mais de 800 , 900 e até quase a 1400 anos-luz de distância… uma eternidade 😉

      abraços!

    • Marconni on 24/08/2015 at 20:12

    Carlos, boa tarde. Gosto muito deste espaço e aprecio as matérias. Gostaria que me dissesse o porquê de os astrônomos procurarem exoplanetas em estrelas tão longe e não procurarem nas estrela mais próximas e, porque eles não “miram” seus telescópios para Sirius e Órion? Outra coisa, porque nunca mostram imagens do lado oculto da lua?

    Um abraço,

    1. Estão a ser encontrados planetas – pelos astrónomos – em estrelas próximas. Nós próprios temos artigos sobre potenciais planetas no sistema de Centauro… que é onde existem as estrelas mais próximas.

      Orion não é um sistema estelar, mas sim uma constelação ou uma nebulosa (depende do que se estiver a referir). Existem inúmeros casulos estelares com sistemas planetários em Orion. Nós próprios colocamos essas notícias aqui.

      Existem imensas imagens do lado oculto da Lua. Nós aqui temos várias dessas imagens. Uma procura de alguns segundos aqui no blog, permitiu-me logo encontrar esta:
      http://www.astropt.org/2011/03/13/lro-completa-o-melhor-retrato-de-sempre-da-superficie-da-lua/

      abraços

    • Vergílio Frutuoso on 03/06/2015 at 22:18

    Meus caros,

    Esqueceram-se desta notícia?

    http://www.g17.com.br/noticia/ciencia/saturno-passara-raspando-na-terra-e-podera-ser-visto-de-todo-o-brasil.html

    Abraços.

    Vergílio

    1. G17 é um jornal humorístico. Diz na parte de baixo da primeira página: “G17 é um site de humor e as publicações são fictícias, piadas sem qualquer fundo de verdade, produzidas para fins de entretenimento dos leitores. ”
      http://www.g17.com.br/

      Toda e qualquer notícia nesse jornal serve somente para as pessoas se rirem, nada mais.

    • Gabriela on 01/04/2015 at 19:57

    Sou eternamente grata, assim poderei finalmente parar com a teimosia de minha mãe.

    • Gabriela on 30/03/2015 at 19:09

    Pessoal, alguém, de preferência um dos que participam do AstroPT, me informar com alguma prova que este site é de ciência e conhecimento? Minha mãe viu eu lendo um artigo, do rosto do Obama em Marte, e viu a palavra ufólogo, mal viu e já me encheu o saco que eu não devo ler essas “porcarias” da internet, que isso não é ciência, e que todo site com a palavra “ufólogo” só fala besteira, e blá blá blá, e eu tentei convence-la de que estavam falando MAU dos ufólogos, dizendo que eles falam besteira e etc, eu até disse uma hora, cheia de raiva, para ela, o seguinte, “Ah sim, claro, é óbvio que um site que fala de ufologia diz que ufólogos sempre falam besteira, como eu não pensei nisso?”, eu fiquei meia hora ouvindo a bronca sem noção dela, até que me cansei e disse “Cala a sua boca, que assim não sai besteira” e logo depois fechei e tranquei a porta do meu quarto, mas no meio da bronca, ela me disse que se era um site de conhecimentos onde cientistas escrevem, qual a universidade dela? Então eu queria saber se este site tem isso ou algo do tipo para eu esfregar na cara da minha mãe, vocês tem?

    1. Gabriela,

      Em praticamente todos os artigos sob a categoria “Literacia Científica”, pode comprovar que este site é de ciência e conhecimento.
      Aliás, a Gabriela tem lido e comentado vários artigos nossos, por isso sabe disso.

      Em todos os artigos tem no final dos artigos, uma pequena biografia do autor do respetivo artigo. Como pode ver, todos os autores estão ligados ao conhecimento, nomeadamente à ciência.
      No artigo que refere, o autor está ligado a uma das melhores universidades do mundo.

      Por fim, tem em cima o link para “parcerias”, onde se encontra também um logotipo de uma das melhores universidades do mundo.

      abraços

    • Flo on 07/12/2014 at 13:28

    Hello,
    I’m french and I’m doing searches about Julio Guerra sighting, 2/11/1982.
    I’m looking for detailled and reliable informations.
    The most important I would need is the exact location of the sighting (I’ve heard vertical of Montejunto, West zone of Montejunto, Vila Verde Dos Francos, Maxial, …), do you know it, or could you please ask somebody who knows the case?
    Thank you in advance for your help!
    Flo

    1. You have a program on Portuguese Television about that.
      The 10th episode, was about that sighting.

      https://www.youtube.com/watch?v=vzepq6fk1Q8
      https://www.youtube.com/watch?v=oNUodYQ9SQo
      https://www.youtube.com/watch?v=gp76HYXO5tk

        • Flo on 09/12/2014 at 02:16

        Thank you for your answer.
        😉

  1. Olá António novamente,

    Para que fique muito claro, o António (nem ninguém) está a ser alvo de ataque. O endereço é legitimo e essa mailing list é enviada de um serviço usado por milhões em todo o mundo, o MailCHimp. Quanto a isso fique descansado.

    O aviso, nós agradecemos, claro. 😉

    Quanto ao que deve indicar ao cliente que deve confiar não é na mensagem, porque há porções da mesma que se alteram. O endereço, ou seja, aquela parte que lhe indiquei (mail90.atl111.rsgsv.net) é que deve ser indicada ao cliente de mail como fidedigna, senão vai continuar a acontecer.

    No entanto, se trocar de serviço, terá o problema resolvido. 🙂

    Obrigado!

    1. Bom dia Nuno
      Pronto, problema resolvido,anulei a 1ª Newsletter e inscrevi-me outra vez e tudo ficou em ordem.
      Abraço

      1. Olá António, bom dia!

        Ainda bem, folgamos em saber. 🙂

        Abraço! 🙂

  2. Bom dia Nuno;
    Sim isso faço eu,ou seja, digo ao cliente email que confio nessa mensagem,mas parece não surtir efeito, porque continua a dizer para ter “cuidado”,ainda hoje assim continuou.Bom, e para terminar, vou optar pela 2ª hipotese.Para que este assunto fique esclarecido,só alertei por gostar do site e poderia este estar a ser alvo de algum ataque.
    Abraço

  3. Ora aí está, se também usa o GMAIL, é mesmo estranho. Sem mais informação das mensagens de aviso que menciona e que recebe, não consigo ver mais nada. Já agora, diga-me: que newsletter é que se refere? A subscrição dos posts? Se é a dos posts qual delas a “normal” ou a do mailchimp (se conseguir dar essa informação, claro) Dos comentários? Da mailing list?

    De qualquer forma, aguardo então por mais feedback.,

    1. Bom dia Nuno,
      ora aqui vão as informações possíveis,visto que não consigo colocar aqui a imagem de SPAM;

      Corpo do recebido:
      De: Marvin
      Assunto: Posts do AstroPT – Informação e Educação Científica para 12/03/2014
      Lista de correio: 5671bd0fdbef6eb35ab03230e.109785.list-id.mcsv.net
      Enviado e assinado por: mail90.atl111.rsgsv.net

      Mensagem de SPAM : “Tenha cuidado com esta mensagem. Apresenta conteúdo normalmente utilizado para roubar informações pessoais. “Saiba mais
      Denunciar esta mensagem suspeita Ignorar. Confio nesta mensagem

      Entretanto a Newsletter é respeitante aos posts,quanto ao que se refere ““normal” ou a do mailchimp” isso não consigo esclarecer,penso que seja a “normal”.

      Isto faz com que receba a Nesletter na caixa de spam e mesmo que diga que não é spam,a mesma volta para a cx de entrada e uma vez a visualizar não consigo clicar nos links,ou seja tenho de vir aqui pelo browser.

      Espero que estas informações esclareçam o assunto.
      Abraço

      1. Ol´António,

        O ideal é indicar ao cliente de email que utiliza para confiar no endereço do MailChimp (mail90.atl111.rsgsv.net). Com isso deverá deixar de ter problemas.

        Por outro lado, pode cancelar essa subscrição e subscrever de novo, na barra do lado direito do site, trocando o sistema de entregas, mantendo os conteúdos.

        De qualquer forma, fiz alguns ajustes à newsletter, eventualmente poderão ajudar também.

  4. Bom dia;
    Gostaria de informar a equipa do “AstroPT” que a Google suspeita das entregas via Newsletter. Recebo este site no meu e-mail e a google tem enviado para SPAM. Eu recebi uma notificação da empresa do mail a informar que o v/site está na lista de denúncias.

    Aconselho a verificarem o aviso da google,no caso contrario podem perder leitores.

    Cumprimentos

    1. Obrigado por avisar! 😉

    2. Bom Dia caro Asantix,

      Não temos conhecimento de qualquer tipo de bloqueio ou “lista negra” em termos de SPAM dos nossos leitores, relativamente à Newsletter.

      Quanto à lista de denúncias, qualquer pessoa poderá denunciar qualquer endereço como spam, cabe depois ao recipiente da denúncia avaliar se é ou não realmente SPAM.

      Eu pessoalmente uso uma conta GMAIL parta o meu email e nenhum dos mails enviados automaticamente pelo astroPT (site) vão para SPAM.

      Podemos ter acesso ao conteúdo do email que recebeu com essa informação? Já agora qual é a empresa de mail?

      Obrigado..

      1. Bom dia Nuno,
        Em resposta à tua,informo que hoje ao receber a v/Newsletter, voltou a acontecer.Disse que não era spam,contudo amanhã ou quando voltar a receber, as v/noticias,se voltar a acontecer colocarei aqui a informação em forma de imagem.

        Eu trabalho com o gmail!

        Mais informo que já recebo a v/Newsletter à bastante tempo,não posso precisar quanto,e nunca aconteceu.
        Abraço

    • ricardo on 20/07/2014 at 18:29

    Olá, gostaria de saber se para fazer astronomia a pessoa tem que falar muito? Pois eu sou muito tímido, tenho um pouco de perda auditiva também, mas consigo me comunicar de boa se a pessoa estiver de frente comigo.
    Será que os pesquisadores da área de astronomia ficam mais quietos em seu laboratório sem falar com ninguém por um longo tempo eu precisam de constantemente estar indo ao público?

    Obrigado!

    1. Se decidir ser investigador na área da astronomia, as únicas vezes em que terá que comunicar, será a colaborar com os seus colegas e em conferencias científicas.
      Muito provavelmente terá que ser também professor universitário, o que requer comunicação. Mas depende dos seus projetos.

      abraços

    • Toby Rene on 15/07/2014 at 09:31

    Excelente!!
    Bom para aprender português, língua difícil…
    É belga vivo à Alcobaca

    • Camila on 08/07/2014 at 15:18

    Carlos, bom dia!

    Onde posso conseguir uma imagem do alinhamento dos planetas ocorrido em 2011? Preciso do arquivo em alta resolução.

    Muito obrigada.

    Camila.

    1. Em que data em 2011?

      Tem vários aqui:
      http://www.astropt.org/tag/alinhamento-planetario/

      abraços

    • A Besta on 27/06/2014 at 18:12

    Fantástico clip de vídeo… Dos melhores que tenho visto na categoria de ficção científica. Não há dúvida nenhuma que o autor tem uma imaginação prodigiosa. 😉

    • Antonio Milhomem on 15/06/2014 at 21:51

    O site de vocês é muito estão de parabéns, serio mesmo gostei de cada matéria que li, mas admito que fui meio leigo e apesar de já estar vendo o site de vocês a mais ou menos 1 mês só agora percebi que são de Portugal e não do Brasil. Isso realmente me esclareceu muitas duvidas 😀

    Bom um abraço dos seus primos americanos.

    1. 🙂

    • Kevin on 02/05/2014 at 20:27

    É verdade o verdadeiro objetivo da ciência e o principal é buscar a verdade

    • Aamm on 01/05/2014 at 21:20

    Boa tarde, se fosse feita hoje um porcentagem, de quanto a ciência já comprovou a falsidade dos acontecimentos e histórias da bíblia, quanto seria esse valor? 80%?

    1. O objetivo da ciência não é avaliar as histórias da Bíblia…

    • Paulo on 28/04/2014 at 15:37

    Seria possível saber onde posso encontrar referências sobre o Prof. Eurico da Fonseca!
    Pesquisando pelo google, o que há é muito parco!
    Obrigado pelo vosso tempo e continuem com o vosso Bom trabalho, Bem hajam!

    Paulo Afonso.

    • Anderson on 25/04/2014 at 15:52

    O site é ótimo, parabéns a todos os responsáveis.

    1. Obrigado 🙂

        • Luis on 10/05/2015 at 15:41

        Confesso que tive contato com este site recentemente, e fiquei maravilhado com a quantidade de informações e material sobre astronomia e, em especial, artigos relativos à física quântica! uma linguagem simples, objetiva, que nos faz entender complexas idéias que seriam apenas interpretadas por especialistas do assunto. A ciência pode não ter uma resposta absoluta, uma única equação que possa de uma vez por todas trazer à luz as origens do universo ou tratar sobre universos paralelos, enfim, entretanto é o único caminho que guia e conscientiza o homem sobre si mesmo, sem necessidades de mitos, crendices, ou dogmas. Viva à ciência! viva ao conhecimento científico! um belo trabalho, parabenizo a todos aqueles que, com esforços e tempo disponível, divulgam o conhecimento para conscientizar e educar aqueles que almejam sair das trevas da ignorância para à luz. Um muito obrigado! e em especial ao Carlos Oliveira.

      1. Olá Luis,

        Muito Obrigado pela sua mensagem e pelas suas palavras.

        abraços!

        • lindo on 01/03/2016 at 23:46

        qual contribuiçoes cietifica do halley e do hooke sao citadas no episodio

      2. Qual episódio? está a falar de quê?

  1. […] recebemos comentários que muito nos orgulham e que nos dão alento para continuarmos. É o caso deste comentário do leitor […]

Os comentários foram desactivados.