Anel G

Recentemente a sonda Cassini passou próximo do plano de anéis que constituem a imagem de marca de Saturno.

Tirou uma foto curiosa ao anel G, mostrando um arco brilhante de material visto na imagem acima limitando o bordo do anel, ou seja, a sua ansa. A sonda também tirou fotos às luas Mimas e Calypso (vide abaixo).

Na primeira imagem, o brilho difuso mostrado à esquerda ilustra a natureza deste anel pálido. A vista da imagem encontra-se na direcção do lado iluminado dos anéis pelo Sol a menos de um grau abaixo do plano de anéis. O anel move-se contra as estrelas que estão no fundo da imagem durante a exposição da fotografia criando os rastos esterlares. Os cientistas da Cassini e engenheiros estão a preparar o próximo sobrevoo à lua Enceladus agendado para o dia 9 de Outubro de 2008. Constituirá o segundo de sete sobrevoos na missão Cassini a qual terá sofrido um alargamento do seu plano projectado inicialmente. A sonda passará através das plumas do tipo geiser numa tentativa de medir os campos magnéticos e partículas.

Os cientistas da sonda Cassini pensam que o arco brilhante no anel G contém partículas gélidas relativamente grandes e estabilizadas gravitacionalmente em ressonância orbital com a lua de Mimas. Os micrometeoróides colidem com grandes partículas criando, desta forma, partículas do tamanho de poeira e que provocam a criação do tal brilho no anel G. O plasma no enorme campo magnético de Saturno passa através deste arco de forma contínua, arrastando para fora do anel partículas pequenas, criando, assim, o anel G.

O anel G era o único anel de Saturno onde não havia uma lua.
Finalmente foi descoberta uma pequena lua nesse anel G.
Essa lua agora descoberta pela sonda Cassini, tem cerca de 500 metros.
anel g saturno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.