PHA 2009 BD81
Foi descoberto um asteróide potencialmente perigoso de nome 2009 BD81, que irá passar por aqui perto no dia 27 deste mês, mas que após 2042, por exemplo em 2044, poderá ter consequências nefastas.

No entanto, é preciso realçar que as probabilidades de ele bater cá são pequenas, e o seu tamanho é pequeno (pouco mais de 300 metros).
Supondo que bateria na Terra, e não é certo!, dizem que o impacto poderá levar a uma cratera de 7 kms, com total destruição num raio de 150 kms, e vidros partidos a 3000 kms de distância do local de impacto.
Ou seja, mata toda a gente na área ao redor do local de impacto (se fôr em cidades tipo Nova Iorque, isso quer dizer milhões de mortes), mas não acaba com a civilização.
Leiam mais sobre isto, aqui e aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários