Prémio IYA2009/Mani Bhaumik

A comissão internacional do AIA2009 instituiu o prémio “IYA2009/Mani Bhaumik” para a excelência no Ensino de Astronomia para o público em geral.
Este concurso tem como objectivo premiar uma pessoa, um projecto, uma organização ou uma instituição que em 2009 tenha dado um contributo importante no sentido de melhorar e sensibilizar o público para a Astronomia e estimular a utilização da astronomia para a promoção da educação científica e da cultura em geral.

Foram apresentadas sete propostas de outras tantas instituições:
Divulgation of astronomy da ATALAIA
Galileo in Centro CiênciaViva de Constância do Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia
Astroanime – Uma viagem, um desafio da ANIME
Dawn of IYA2009 do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
ReachOut da Fundação Navegar
“The Starry Sky is for All” (O Céu Estrelado é para Todos) do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra
Telescope for AIA2009 da ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

O júri de avaliação, das propostas nacionais, já fez a sua escolha tendo seleccionado o projecto “The Starry Sky is for All (O Céu Estrelado é para Todos)”, enviado pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra para ser o representante nacional. O vencedor é sem dúvida um projecto de enorme qualidade e que comprova o excelente trabalho executado no nosso país durante o Ano Internacional da Astronomia.
É importante, no entanto, distinguir duas das candidaturas apresentadas por instituições sem um orçamento que lhes possibilite ter recursos materiais e humanos que permitem ter profissionais a tempo inteiro ao serviço dos seus projectos. Assim, é de destacar o trabalho da ORION na pessoa de Benjamim Ribeiro, David Silva e João Vieira (autor da candidatura) que trabalharam neste projecto e noutras actividades de divulgação durante todo o ano de 2009 e do GRUPO ATALAIA na pessoa de Alberto Fernando e José Ribeiro (responsáveis pelo envio do projecto). Apesar de preteridos, em relação aos restantes apresentaram trabalhos que elevam sem dúvida o valor das candidaturas nacionais e provavelmente deixam no ar a importância de se criarem categorias de concurso diferenciadas que permitam a estas associações concorrer em igualdade de circunstâncias com outras entidades do mesmo tipo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.