Lua (16/12/2010) e primeira observação astronómica

Após um longo período de céus muitos carregados de nuvens e muita chuva, foi possível fazer uma pequena sessão de observação astronómica.

Desta vez convidei o Mateus, o meu pequeno vizinho de 6 anos, para a sua primeira observação por um telescópio. A Lua ia alta e com 11 dias, contribuiu para um céu não muito escuro… Além disso, a atmosfera estava particularmente turbulenta, o que tornou a visão de Júpiter muito sofrível.

De qualquer forma, visitámos a Lua e as suas crateras, espreitámos Andrómeda (M31), passeámos pela Nebulosa do Esquimó (NGC2392), maravilhámo-nos no Enxame Duplo do Perseu (NGC884 & 869), regressando à Terra depois de passarmos pela maternidade de Orion (M42).

O Mateus deliciou-se com estas prendas do céu nocturno, apesar de não ter dado pulos de alegria, ou como dizem os americanos, não houve aquele efeito “wow!”. Foi tão engraçado vê-lo a descrever as “fumaças esbranquiçadas”, que correspondiam à M31 e M42, bem como a nebulosa planetária NGC2392, sem que eu tivesse que lhe dizer o que procurar… ele rapidamente dizia: “vejo ali uma nuvem de fumo…” apesar de ainda não saber o que é uma galáxia, uma nebulosa planetária, ou mesmo compreender a vastidão do Universo.

O Mateus equipado para o rigor da observação

O Mateus equipado a rigor para a sua 1ª observação!

Enquanto esperava por ele, ainda deu para fazer duas fotos da Lua, com 60% de HR e 3ºC. De modo a dar uma ideia do “seeing”,  estas fotos representam o resultado de um “stack” de apenas 30 imagens de um total de 1700 por avi, para uma percentagem de qualidade de 70% da melhor imagem (no Registax v5.0)…

Montes Jura

Copernicus

Notícia de Última Hora: Entretanto, em conversa com o pai do Mateus, fiquei a saber que adorou a experiência! Afinal era só vergonha…! 😉

2 comentários

  1. Que imagens da Lua!!!

    Agora percebo o Paulo Santos quando disse que tinhas um “canhão estelar”.
    http://www.astropt.org/2007/09/11/paulo-santos/

    Parecem imagens tiradas pela Apollo 8 quando orbitou a Lua…
    😀

  2. Que experiência fabulosa. O Mateus de certo que tem muito para sonhar daqui em diante…

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.