A missão VA201 da Arianespace

Depois da espectacular abortagem registada a 30 de Março, o foguetão Ariane-5ECA (VA201/L558) colocou em órbita com sucesso dois satélites de comunicações, o YahSat-1A e o Intelsat New Dawn. O lançamento teve lugar às 2307UTC do dia 22 de Abril de 2011 a partir do Complexo de Lançamento ELA3 do CSG Kourou, Guiana Francesa.

A massa total colocada na órbita de transferência para a órbita geossíncrona foi de 10.050 kg, sendo 8.956 kg correspondentes aos dois satélites. O estágio superior criogénico ESC-A ficou colocado numa órbita com um apogeu a 35.976 km, perigeu a 249,8 km e inclinação orbital de 5,98º.

O YahSat-1A será operado pela empresa Al Yah Satellite Communications Co., de Abu Dhabi. Construído pela Astrium e pela Thales Alenia Space, o YahSat-1A tinha uma massa de 5.956 kg no lançamento. Está equipado com 25 repetidores em banda Ku e 14 repetidores em banda C. O satélite irá proporcionar serviços de telecomunicações para o Médio Oriente, África, Europa e Sudoeste asiático.

O Intelsat New Dawn será operado pela Intelsat e irá fornecer serviços de banda larga, televisão e outras aplicações, servindo como uma ligação entre a África, Europa Ocidental, Médio Oriente e Paquistão. Construído pela Orbital Sciences Communications, o satélite tinha uma massa de 3.000 kg no lançamento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.