Super-ventos

Crédito: NASA/CXC/STScI/U.North Carolina/G.Cecil
Esta é a NGC 3079, uma galáxia espiral a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância.
No centro da galáxia existe muita atividade: ou serão muitas estrelas massivas a “explodirem” como supernovas, ou será um supermassivo buraco negro muito ativo.
Não se sabe a causa certa, mas vê-se o efeito: enormes filamentos muito quentes que estão a sair do centro da galáxia, formando quase que uma bolha ao redor do centro. Esta enorme “bolha” tem cerca de 3000 anos-luz, “nasceu” há cerca de 1 milhão de anos atrás, e deverá se extinguir formando novas “bolhas” (num ciclo contínuo de formação de bolhas, cada uma formando-se a cada 10 milhões de anos).
Esses filamentos podem formar estrelas, mas porventura o seu efeito mais relevante é que espalham pelo espaço elementos pesados (carbono, oxigénio, azoto, etc) que são necessários à vida tal como a conhecemos.
Leiam em inglês, aqui, aqui, e aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários