Primeiro membro português na Academia Internacional de Astronáutica

Docente e investigadora do Centro de Ciências e Tecnologias Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI), na área de Astrodinâmica, Anna Guerman tornou-se o primeiro membro português da Academia Internacional de Astronáutica (International Academy of Astronautics – IAA), uma prestigiada organização não-governamental sedeada em Estocolmo, na Suíça. Fundada por Theodore von Karman, um engenheiro aeroespacial e físico que teve um papel preponderante nas Ciências Aeroespaciais e Aeronáuticas do século XX e no desenvolvimento dos foguetes super e hipersónicos, a IAA constitui actualmente uma comunidade internacional de peritos que trabalham em conjunto para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Espacial com vista à exploração pacífica e científica do Espaço e consequente aplicação ao progresso e bem estar humanos (de acordo com o jornal Acta Astronáutica, publicado mensalmente pela Instituição, e com a própria IAA).

Como membro correspondente da Academia, Anna Guerman vai, para já, integrar o grupo de trabalho da Comissão da Tecnologia e Desenvolvimento dos Sistemas Espaciais, colaborar em dois grupos de estudo e ainda presidir à comissão científica de uma conferência da IAA sobre Dinâmica e Controlo dos Sistemas Espaciais (que se realizará em Março de 2012, no Porto). Tendo noção de que, nas palavras da própria, “esta é uma oportunidade única para Portugal se afirmar na investigação da Astronáutica», Anna Guerman prentende fomentar “o envolvimento da comunidade científica portuguesa nas actividades da Academia e chamar atenção para o desenvolvimento da ciência portuguesa ao nível internacional”.

Esta honrosa nomeação tem sido destacada em diversas publicações portuguesas, como é o caso do Público, DN e JN. Para informações em primeira mão, o Astropt aconselha a consulta da notícia dada pelo próprio site da UBI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights