Shenzhou-8 a caminho de um encontro histórico em órbita

A China levou a cabo com sucesso o lançamento da cápsula espacial não tripulada SZ-8 Shenzhou-8 às 2158:10UTC do dia 31 de Outubro de 2011. O lançamento foi levado a cabo pelo foguetão Chang Zheng-2F a partir do Complexo de Lançamento 921 (SLS-1) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

A Shenzhou-8 irá agora iniciar uma perseguição de dois dias ao módulo espacial TianGong-1 com o qual deverá realizar uma acoplagem automática no próximo dia 3 de Novembro. Os dois veículos deverão permanecer acoplados durante 12 dias, separando-se de seguida para realizar uma nova manobra de aproximação e acoplagem. Após um novo período de actividades conjuntas, a Shenzhou-8 irá separar-se de novo do TianGong-1 e regressará à Terra.

Esta é uma missão importante para o futuro do programa espacial tripulado da China que prevê a construção de uma estação espacial modular a partir de 2020.

Em 2012 a China prevê lançar pelo menos uma missão tripulada, a Shenzhou-10, para além de uma outra não tripulada, a Shenzhou-9.

A tripulação para estas missões ainda não foi definida mas é quase certo que a primeira taikonauta chinesa fará parte da tripulação.

1 comentário

  1. É interessante começarmos a ver com mais regularidade, língua e caracteres ligados à exploração espacial fora do padrão que nos costumamos. E funcionando!!!
    A velocidade com que vão imprimir na conquista espacial (deles) vão fazer os demais abrirem os olhos. Vá que eles resolvam tomar conta da Lua?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.