Estilo Saudável = Bons Telómeros


Quando os cromossomas são replicados na preparação para a divisão celular, os telómeros encurtam. Este é um sinal de envelhecimento biológico. Estudos comparativos mostram haver correlações diferentes entre o tamanho dos telómeros e o estilo de vida: as pessoas que fazem exercício físico apresentam telómeros mais compridos; por outro lado, pessoas stressadas têm uns telómeros mais curtos.

Os telómeros permitem a replicação da extremidade de DNA, protegem as mesmas de fusões, protege a digestão da extremidade do cromossoma e ajudam na organização dos cromossomas na meiose. São formados por uma cadeia simples rica em nucleótidos de Guanina.

E porque encurtam os telómeros?

As extremidades são encurtadas por três motivos:

                1 – A telomerase remove a transcriptase reversa

                2 – Por retrotransposões

                3 – Por recombinação

A telomerase usa uma cadeia de RNA como molde para adicionar nucleótidos à extremidade 3’. Esta enzima prolonga a cadeia T/G. As sequências complementares a Timina e Guanina permite usar a extremidade da cadeia 3’ já formada como primer, expandindo o número de repetições. É formado um loop de 4 guaninas que não deixa a telomerase continuar a extensão. O primer de RNA é retirado e, em cada ciclo de replicação, os telómeros encurtam.

O loop formado promove o encurtamento mas também têm o papel de estabilizar dos cromossomas. Em suma, A extensão do cromossoma pela telomerase e o encurtamento provocado pela divisão celular é um processo de equilíbrio dinâmico.

Idade Biológica Idade Cronológica e Doença

De acordo com Nilesh Samani da University of Leicester, co-autor de um relatório publicado na Nature Genetics em 7 de fevereiro, a idade biológica está relacionada com o comprimento das extremidades cromossómicas.

As doenças cardiovasculares, a doença de Alzheimer e a obesidade estão relacionadas ao encurtamento dos telómeros. A líder do Grupo de Telómeros e Telomerase no Centro de Pesquisa Nacional do Cancro na Espanha, María A. Blasco, garante que se soubermos que os “nossos telómeros têm comprimento normal para a idade cronológica dar-nos-á indicação do nosso estado de saúde e da nossa “idade” psicológica antes das doenças aparecerem”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.