Marte está cheio de água?

E depois do marketing lunar, viajemos para Marte.

A TVI24 divulga:
“E se o interior de Marte tivesse tanta água como a Terra?
Estudo geológico de meteoritos avança com hipótese sobre o Planeta Vermelho.
O interior de Marte pode armazenar vastos reservatórios de água, tanta como na Terra e em muito maior quantidade do que se acreditava até agora, conclui um estudo de cientistas norte-americanos publicado na revista «Geology».
Os cientistas observaram dois meteoritos marcianos que se formaram na camada logo abaixo da crosta do planeta, e que atingiram a Terra há 2,5 milhões de anos. Concluíram que tinham entre 70 a 300 partes por milhão (ppm) de água, contra 50 a 300 ppm do manto mais superficial da Terra.
«Os resultados sugerem que a água foi incorporada durante a formação de Marte e que o planeta conseguiu armazenar água no seu interior durante o seu processo de consolidação», afirma o autora das análises, Erik Hauri, do Carnegie Insitution of Washington, citado pela NBC. (…)”

O Ciência Hoje também publicou:
“Marte está cheio de água!
Percentagem do elemento líquido no manto do planeta é semelhante ao da Terra.
Existem enormes reservas subterrâneas de água em Marte (…) A descoberta reforça a ideia de que o planeta vermelho pode ou poderia, eventualmente, hospedar vida. E aumenta as hipóteses de estabelecer colónias humanas no futuro próximo.
Esta é a primeira vez que um grupo de investigadores (…) consegue fornecer fortes evidências de que há água no interior de Marte. E, por sinal, muita. Pelo menos a mesma que existe na Terra.
Ao analisar a composição de dois meteoritos marcianos (Shergotty, que caiu na Índia em 1865 e Queen Alexandria, encontrado em 1994 na Antártida), os investigadores chegaram à conclusão de que o manto de Marte (a camada de rocha entre a crosta e o núcleo) contém entre 70 e 300 partes por milhão de água, uma percentagem que é surpreendentemente semelhante ao manto da Terra.
Ambos meteoritos são de origem vulcânica e vêm do interior do planeta vermelho. Chegaram à Terra em momentos diferentes, mas saíram de Marte no mesmo período, 2,50 milhões de anos, em resultado do impacto de um meteorito que lançou um grande número de rochas marcianas. (…)”

Sugiro que leiam o artigo original em inglês, aqui.
E o artigo científico, aqui.

Sinceramente, não entendo a tremenda excitação na internet sobre isto.
Já era do conhecimento humano que Marte tinha água no passado. Provavelmente teve muita água.
Penso assim que será “normal” que alguma dessa água se tenha armazenado no seu interior, “dentro das rochas”, fazendo parte dos minerais que constituem o manto de Marte.
Ou seja, não é “água” como aquela que estamos habituados, está muito abaixo do que aquilo que conseguimos chegar (existem dificuldades mesmo na Terra), e é de há milhões de anos atrás (estará ainda agora? Provavelmente).

Penso assim que é uma investigação importante.
No entanto, parece-me (opinião) que foi divulgada com laivos de sensacionalismo: as pessoas pensam que é água, agora, na ou perto da superfície. Até se especula (sim, é totalmente especulação) para vida marciana e colónias humanas.

Um geólogo “marciano” português disse-me em tempos, e com razão, que Marte não precisa de vida para ser interessante.
Infelizmente, a sociedade da informação não parece concordar 🙁

1. Conheço os textos.. Na verdade queria mostrar prova de que nao é um UFO em outro local.
    Porém nao vi como um erro de imagem e já até tinha visto a outra imagem sem o “objeto”..
    A foto foi tirada pelo Spirit.. Da exploracao em Marte.
    De qq forma, apesar de nao ter pensado nisso, é uma opção sim.

Vc quer me dizer então que seria mesmo impossivel um satelite passando por ali né!? Nem mesmo algo em relação a missoes de Marte (tipo alguma sonda que estava a baixar por lá ou algo do nivel?)… Minha burrice me fez pensar que poderia ser algo assim…

Valeu Carlos pelo retorno.

1. Não é burrice nem é impossível. Existem sondas ao redor de Marte.

Só lhe coloquei aqui o que alguém que percebe disso mais do que eu, disse. 😉

• Mary on 23/07/2012 at 02:36

Obrigada Carlos…

Abços.

2. Olá Carlos, vc saberia me dizer que objeto é aquele nessa foto em site da NASA… http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/all/2/p/584/2P178208022EFFAE03P2264R7M1.JPG

Na imagem tem um objeto sobrevoando ai.. Poderia ser um satelite?
    Grata…

1. Mesmo num site conspirador…. a explicação dada é esta:

“If you are referring to the black scratch looking thing in the sky, I’m pretty certain it’s just an image processing error.
      We see these all the time on the SOHO cameras, and for whatever reason regardless how well documented there errors are, they always seem to find their way to a post here with claims of aliens, space ships, killer mystery planets or something else.
      This, of course, isn’t SOHO, but, due the extremely weak nature of Mars’s magnetic field, the bombardment of solar radiation on the surface is bound to glitch some photos every now and again.
      This isn’t to say that if someone really wants to believe the black mark is an alien spacecraft that they can’t go on continuing with that belief.
      Probability, however, is with the black mark attribution going to image processing error, or a few pixels corrupted during transmission back to Earth over the hundreds of millions of miles the data needs to be sent.”

Como é dito, as câmeras produzem isto. A SoHo produz estes glitches constantemente.
      Mesmo assim, as pessoas pensam que não existe explicação ou que é a primeira vez que estes erros nas imagens acontecem.

Cá está outra, sem o glitch:

2. Sugiro os textos sobre processamento de imagens no STEREO:
      Exemplo:

3. Deixei um comentário no Facebook que me parece importante para clarificar a coisa:

“Não há quaisquer evidências para vida em Marte.
    Há sim bastante evidências para relativamente bastante água na superfície Marciana há 3 mil milhões de anos atrás. Mas isso não quer dizer que existiu vida 😉
    Se bem percebi, a única coisa que foi agora encontrada foram evidências em 2 meteoritos que vieram de Marte. Não foi mesmo em Marte. E foi no mineral Apatite, através de uma análise química. Ou seja, viram a molécula de água e extrapolaram para o resto.”

4. A “sociedade da informação” quer notícias… Não conhecimento. O sensacionalismo sempre atrai muito mais gente. É preciso é que as pessoas aprendam a ser críticas relativamente ao mundo , e terem fome pela busca do conhecimento…

1. 100% correcto…

• Jonatas Almeida da Silva on 14/07/2012 at 14:00

Muito importante essa questão, isso realmente acontece nos meios de comunicação e é preocupante. Aqui mesmo no Brasil vejo acontecer um processo em consequência da mídia da notícia e não da informação.
      Aconteceu o seguinte: Ela voltou, a gripe suína, mas simples e isolada, matou mesmo, mas muito, muito menos que aquilo que o trânsito e a violência urbana já mata diariamente. Só isso bastou para os noticiários alarmassem a população de um jeito que a tenho visto agindo como se fosse uma epidemia apocalíptica!
      Voltando à astronomia, nem bem conclusiva foi a hipótese de um Planeta para além de Netuno e a mídia da notícia já atacou em peso. Não vou citar nomes, mas uma bem conceituada revista eletrônica daqui já venho com a conversa no título: “astronômo brasileiro encontra Nibiru”.
      Isso apenas exemplifica o porque de haver tantos nibirismos, trolls, apocalípticos, e pseudos poluindo os meios de divulgação científica. A mídia da notícia os chama como moscas, cada vez que vem com essas chamadas sensacionalistas. E porque? A mídia da notícia não quer passar informação, quer é público, e assim que o consegue.